Essas 5 dicas sobre bancadas de cozinha vão te surpreender e fazer analisar suas decisões

Confira, aqui, cinco dicas sobre bancadas de cozinha e aproveite para adotá-las para conseguir um resultado incrível nesse ambiente.

As bancadas de cozinha são soluções para quem quer ter mais espaço nesse ambiente, seja na hora de preparar alimentos, receber visitas ou organizar utensílios domésticos.

Além disso, as bancadas são aliadas em espaços abertos e integrados, como a sala e cozinha em um só lugar. Neste caso, elas funcionam como uma divisória de ambientes.

Quer investir nessa ideia e ter uma bancada de cozinha, mas não sabe como acertar na escolha desse item? Então, continue a leitura e confira 5 dicas que separamos para lhe ajudar!

1. Escolha o material da bancada de cozinha perfeito

Essas 5 dicas sobre bancadas de cozinha vão te surpreender e fazer analisar suas decisões

A escolha do material da bancada de cozinha é muito importante, pois influencia na sua durabilidade, manutenção e beleza. O ideal é que esse material tenha longa vida útil, facilidade de limpeza, que não manche com facilidade e que seja bonito.

Há diversos materiais para bancadas de cozinha, como as pedras naturais ou fabricadas com materiais sintéticos. Entre as principais opções, destaque para o granito, que é a alternativa mais comum e de baixo custo, sem deixar a beleza de lado.

O granito possui boa resistência a impactos e temperaturas altas, mas tem uma característica que precisa ser considerada: a pedra absorve líquidos com facilidade e pode ficar manchada. Para evitar esse problema, impermeabilize a bancada.

bancada de cozinha de granito claro

Além do granito, também há a alternativa de fazer uma bancada de mármore, de silestone, nanoglass ou porcelanato. A diferença entre esses materiais está no preço e no acabamento.

No que se refere ao porcelanato, este material que precisa de uma estrutura metálica para fixação, sem poder ser instalado direto no móvel. Portanto, sua instalação pode ser mais cara.

2. Atente-se ao tamanho, altura e formato da bancada

bancada de cozinha pretaO tamanho, a altura e o formato da bancada são detalhes essenciais para ter um espaço funcional. Ao escolher as medidas ideais conseguirá preparar alimentos com muito mais praticidade.

Sobre o tamanho, recomenda-se que considere o espaço disponível, sempre tomando o cuidado de deixar a estrutura proporcional, sem a impressão de que ocupa mais área do que deveria.

O segredo é medir a área e contar com um profissional especializado para desenvolver um projeto personalizado para sua cozinha. Assim, terá espaço suficiente para circular pela área e preparar alimentos e bebidas com maior comodidade.

Sobre a altura, recomenda-se que fique entre 86 e 93 centímetros, que é uma medida padrão considerando a estatura média de adultos. No entanto, nada impede a adaptação da altura para pessoas mais baixas ou mais altas.

O que deve predominar sempre é a facilidade de uso da bancada! Portanto, adapte a altura conforme o perfil dos moradores do imóvel. Dessa forma, conseguirá ter uma bancada não somente bonita, mas também funcional.

bancada de cozinha americana

Sobre a profundidade da bancada, recomenda-se que tenha de 50 a 65 centímetros para se ter uma área de trabalho confortável. Mais uma vez, essa medida é passível de personalização.

Em relação ao formato da bancada, o layout perfeito dependerá do espaço disponível e do tipo de ambiente que deseja montar. A bancada linear é perfeita para cozinhas pequenas, por exemplo.

Se sobrar um pouco mais de espaço nessa área, dá para montar bancadas grandes, como as que possuem formato em U ou L.

3. Saiba definir a cor ideal para a bancada

bancada de cozinha em mármore

A cor da bancada deve estar alinhada com o restante da decoração da cozinha. Dessa forma, conseguirá uma unidade e harmonia visual.

A indicação geral é escolher uma tonalidade neutra, igual ou semelhante a outra já utilizada na decoração.

4. Trabalhe com mais de uma bancada

bancada de cozinha em l

Sua cozinha é grande? Uma dica que ajudará a diferenciar a decoração é instalar duas bancadas no ambiente. Uma fica para preparação de alimentos e outra para recepcionar visitas ou servir refeições.

A de preparação de alimentos pode ficar no centro da cozinha, funcionando como uma ilha. A outra bancada pode ser linear, em U o L, sempre ao redor da ilha.

5. Cuidado com acabamentos

bancada de cozinha de granito

Quer ter uma cozinha e uma bancada muito mais bonita? Então, saiba que o segredo é escolher acabamentos de qualidade! Dê uma atenção especial à cuba e torneiras, alinhando-as com o estilo decorativo do ambiente.

Forno, fogão e demais eletrodomésticos embutidos devem ter cor e design que conversem com o restante da decoração. Assim, terá um resultado mais bonito e visualmente agradável.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário