O que você PRECISA ENTENDER sobre TV digital de um jeito simples (e pouco divulgado)

A TV Digital tem se tornado cada vez mais popular, mas não é todo mundo que sabe o que é de fato uma TV Digital. Existe uma diferença entre sinal analógico e sinal digital, e o digital vem sendo mais aplicado nos modelos de televisão atuais! 

tv digital

É possível dizer que os sinais de TV analógica podem estar com seus dias contados, e para te ajudar a compreender ainda mais sobre a TV digital, acompanhe para entender como ela funciona e suas principais vantagens.

Entenda a TV Digital

A TV digital é a evolução do padrão de televisão aberta atual, é ela que irá substituir as transmissões analógicas para digitais. A nova tecnologia oferece diversas vantagens – para você entender de maneira mais fácil, a TV digital é um modo de recepção de sinal que pode evitar chuviscos e interferências na imagem. 

A qualidade de imagem e de som é uma das principais vantagens da TV digital, além de possibilitar a recepção móvel, isto é, você poderá assistir televisão em alta definição até mesmo fora de casa, seja viajando, dentro do ônibus, por meio de celulares ou tablets.

O formato de imagem da TV digital é diferente quando comparado a TV analógica – o modelo mais atual possui um formato com aspecto mais horizontal e cinematográfico.

A transmissão da TV digital permite até seis canais de som, podendo produzir sons que envolvem completamente o espectador! Além disso, ela também proporciona uma estabilidade de imagem ainda maior e muito mais canais.

Uma grande novidade é a interatividade que a TV digital irá presenciar, podendo interagir com a emissora por meio de aplicativos disponibilizados. É possível acessar informações sobre o programa atual, tabelas de campeonatos esportivos, responder a enquetes, entre outras interações que as emissoras podem disponibilizar. 

Como ter uma TV Digital

Hoje, diversos modelos de televisão possuem um conversor digital integrado, em especial os modelos de tela fina, como as TVs de LED ou LCD! Se você possui uma delas, basta conectar uma antena UHF e receber o sinal em alta definição.

Porém, se você não possui esse modelo de televisão, é possível adquirir um conversor digital, chamado de set-top-box. Esse conversor recebe o sinal através da antena UHF e converte em digital para a sua TV. 

É possível encontrar no mercado diversos modelos de conversores – que podem ser externos!

O que é um conversor digital

O conversor digital é um dispositivo que pode transformar o sinal da sua televisão de analógico para digital. O aparelho chegou no Brasil em 2007 e hoje está amplamente difundido. Sua função funciona assim: inicialmente divide o sinal enviado pela emissora em pacotes de dados, os quais são separados em áudio, vídeo e dados. 

conversor digital

Cada parte é convertida em códigos binários antes de serem enviadas para as saídas de áudio e vídeo. Por fim, o resultado na tela é imagem e áudio digital, com alta resolução, e informações que permitem a interação.

Como saber se a minha TV tem conversor digital 

Para descobrir se uma TV possui o conversor digital, é necessário ver se ela possui o selo “DTV”. Se ela possuir, a sua TV é digital. 

Os modelos de TV em LED, LCD, plasma, ou que foram fabricados após o ano de 2010, provavelmente são digitais. 

Onde encontrar o conversor digital

Se você deseja comprar o conversor digital, atualmente é super fácil de encontrar! Diversas lojas possuem o aparelho e ele pode ser encontrado também em lojas online – basta procurar por “conversor digital” e diversas opções irão aparecer.

Modelos de televisão

Existem diversos modelos de televisão atualmente, algumas mais modernas que as outras! Comumente, o conversor digital é encontrado nos modelos mais atuais, mas se você tiver alguma dúvida, pesquise pelo selo “DTV”. Entenda sobre os modelos de televisão:

LCD

A televisão LCD é um aparelho de tela de cristal líquido, ela funciona a partir de uma iluminação traseira fluorescente por trás da tela para formar a imagem. 

LED

O modelo de televisor LED possui sua iluminação traseira modificada, tornando a qualidade de imagem ainda maior. Esse modelo usa um painel de diodos emissores de luz – os quais são chamados de LED.

TV Smart

Esse modelo possui, de maneira simplificada, um sistema operacional que permite com que você possa se conectar a internet e executar aplicativos como Netflix, Spotify, entre outros. 

Plasma

Esse modelo já foi muito requisitado, mas hoje é mais difícil ver pessoas comprando ele. A TV de plasma é o modelo ideal para lugares que possuem mais luz – o que faz com que a imagem seja mais nítida. Sua tecnologia é de formação de imagens por gases neônio e xenônio que colocam a imagem na tela.

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário