Não ignore esses detalhes na sua ESCADA; alguns ajustes que TRANSFORMAM a casa

Conheça quais são os detalhes que você não pode ignorar na escada de seu lar e garanta um ambiente incrível e seguro!

A escada é um detalhe construtivo funcional do imóvel, possibilitando transitar entre diferentes pisos com maior facilidade. Mas não é só isso: ela também pode funcionar como complemento decorativo do ambiente.

Aqui, listamos todos os detalhes que você precisa saber sobre escadas para não errar na construção, bem como dicas para decorá-las. Acompanhe e coloque nossas recomendações em prática!

Projeto de escada: dê uma atenção especial a ele

Não ignore esses detalhes na sua ESCADA; alguns ajustes que TRANSFORMAM a casa

Projetar corretamente uma escada faz toda a diferença, pois garantirá que seja funcional, fácil e segura de ser utilizada no dia a dia. Além disso, possibilita garantir o melhor design de acordo com o tipo de construção.

Para acertar no projeto, é importante considerar detalhes como altura dos degraus, espaço para pisada e definição do guarda-corpo perfeito.

Como são pontos mais técnicos, recomenda-se que sejam discutidos com o profissional responsável pela construção da escada. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de erro, garantindo uma estrutura perfeita e que valorizará seu imóvel.

O formato de escada ideal

O formato ideal depende muito do espaço disponível para instalação da escada e do estilo da decoração do lar. Mas normalmente as escadas em formato reto, em L e em U são as mais utilizadas.

Em áreas muito pequenas, como nas que não há muito espaço para construir uma escada reta, em L ou U, o formato mais indicado é o caracol. O motivo disso é simples: trata-se de um modelo mais compacto, que ocupa menos espaço.

escada caracol

Medidas recomendadas para escada residencial

A indicação é que a escada tenha um uso confortável e seguro, afinal, ninguém aguenta uma subida íngreme e perigosa, com possibilidade de queda.

Para que seja confortável e segura, recomenda-se que cada degrau tenha uma altura padronizada de 17 centímetros, no máximo. Além disso, o espaço de pisada não deve ser estreito. Para evitar isso, basta usar uma medida de 30 centímetros para esse espaço.

escada de madeira

Guarda-corpo e corrimãos são obrigatórios?

Se tiver preocupação com a segurança, sim, eles são obrigatórios. Instale-os principalmente se o imóvel tiver crianças, idosos e animais de estimação. Nestes casos, os modelos mais indicados são os fechados, sem vãos entre guarda-corpos / corrimão e degraus.

Esses são detalhes construtivos que reduzem expressivamente a possibilidade de queda e de acidentes, portanto, valem muito a pena o investimento. Além disso, ajudam a valorizar o imóvel.

escada com corrimão

Qual o revestimento perfeito para escadas?

A decisão sobre o revestimento ideal deve ser feita considerando o estilo decorativo usado no ambiente. De maneira geral, a madeira e a pedra são os melhores investimentos, mas é possível usar outros.

escada de madeira na decoração

O único cuidado que se deve ter é escolher revestimentos duráveis e que não sejam escorregadios. A madeira e a pedra natural possuem essas características. Dê preferência para a madeira maciça ou pedras como mármore, granito e quartzo, por exemplo.

escada de mármore

Pense na escada como elemento decorativo

A escada deve fazer parte da decoração e não destoar dela. Portanto, pense nela como um elemento decorativo, procurando coordená-la com o restante da decoração.

Se for mais rústica, considere usar a madeira como revestimento. Caso seja industrial, a escada com detalhes de metal é perfeita. Para decorações modernas, considere construir uma escada com degraus flutuantes ou revestimentos em 3D.

Como decorar escada?

Existe diferentes formas de decorar escadas, garantindo um espaço muito mais bonito e charmoso. A seguir, listamos tudo o que você pode fazer para montar uma decoração incrível:

Personalize degraus

A dica de personalização funciona muito bem para quem deseja pintar os degraus ou revesti-los com algum material diferente. Dá para variar na cor e nas estampas, conquistando um resultado colorido e criativo.

Somente tenha o cuidado de seguir o estilo decorativo da sala, local onde a escada normalmente é instalada, para ter uma harmonia visual no ambiente.

decoração de degraus da escada

Decore a parede da escada

A decoração da parede da escada também é uma excelente opção para transformar a área.

Dá para pendurar quadros, fotos e pôsteres, procurando mantê-los alinhados com a inclinação da escada.

decoração de escadas com fotos na parede

Aproveite o canto debaixo da escada

Não despreze o canto debaixo da escada, dá para montar uma estante com livros nele, bem como um espaço de leitura.

cantinho de leitura embaixo da escada

Outra dica é montar um home office, um bar ou um pequeno jardim de inverno, conquistando um resultado incrível e criativo.

escritório embaixo da escada

Gostou das dicas? Você pode inclui-las conforme seu espaço e preferências!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário