Os detalhes que fazem DIFERENÇA na escolha da mesa IDEAL para sala de jantar; fique atento

Confira, aqui, detalhes que fazem a diferença na escolha da mesa para sala de jantar e garanta um modelo incrível!

A mesa é um dos móveis essenciais da sala de jantar! É nela que a família se reúne para fazer as refeições do dia, estimulando um maior contato entre os moradores.

Além disso, o móvel é ideal para quem costuma receber visitas com frequência, conseguindo reunir todos numa refeição ou lanche, de modo a tornar a ocasião ainda mais especial.

Quer comprar mesa de sala de jantar, mas não sabe como escolher o modelo ideal? Então, continue a leitura e descubra detalhes que lhe ajudarão a acertar na aquisição!

Defina o formato da mesa

Os detalhes que fazem DIFERENÇA na escolha da mesa IDEAL para sala de jantar; fique atento

Há quatro formatos principais de mesa de sala de jantar, que pode ser redonda, oval, quadrada ou retangular. Os modelos com formato arredondado deixam a decoração mais dinâmica e tendem a aproximar mais as pessoas durante as refeições.

Além disso, as mesas redondas e ovais permitem uma melhor circulação pela sala de jantar e conferem um toque mais atual e moderno para a decoração. Portanto, são investimentos ideais para quem deseja comprar mesa que saia um pouco do clássico e óbvio.

Já as mesas quadrada e retangular se diferenciam por ocupar menos espaço, sendo mais compactas. Por isso, são perfeitas para quem tem sala de jantar pequena, ajudando a montar um ambiente completo e otimizado.

As mesas com formato quadrado e retangular são mais tradicionais e combinam melhor com decorações clássicas. Também costumam oferecer mais espaço, o que é ideal para quem busca um móvel que abrigue um número maior de pessoas.

Conheça as medidas da área de instalação e da mesa

mesa redonda para sala de jantar

Um de seus principais passos antes de iniciar a busca pela mesa de sala de jantar perfeita é medir a área em que pretende instalar o móvel. Tenha as medidas consigo, para compará-las às da mesa.

Dessa forma, conseguirá saber previamente se o móvel cabe no local em que pretende deixá-lo, reduzindo o risco de precisar de trocas ou de ajustes na peça. É muito mais prático e com menor chance de erro quando se segue essa dica!

Estabeleça o número ideal de assentos

mesa de jantar quadrada

O móvel deve ter um número de assentos adequado para todos os moradores da casa. Dessa forma, é possível garantir espaço para todos, sem exceção.

A mesa de quatro lugares costuma ser suficiente para uma família pequena e que não recebe muitas visitas. Se for um grupo grande e que recebe mais visitas, considere comprar mesa a partir de seis lugares.

Escolha o material da mesa de sala de jantar

mesa de jantar vidro

Outro detalhe que interfere na decoração e na durabilidade do móvel é o material utilizado em sua confecção. A madeira é uma das melhores opções, principalmente se for maciça. Trata-se de um material perfeito para decorações clássicas, atemporais e rústicas, por exemplo.

Também há opções de mesa de metal. Em alguns casos, esse material aparece combinado com outros, como a madeira e o vidro. O interessante do metal é que ele dá um toque industrial e moderno para a decoração, ajudando a atualizá-la.

Defina se comprará conjunto de mesa e cadeiras

mesa de jantar sustentável

Uma das alternativas disponíveis no mercado é o conjunto de mesa com cadeiras. Neste caso, compra-se os móveis alinhados no design e na cor, garantindo um todo mais harmônico na decoração.

Além disso, tende a ser uma opção mais econômica do que comprar mesas e cadeiras separadamente. Também é mais prática, já que não há necessidade de pensar em como combinar ambos os móveis.

No entanto, comprar o conjunto de mesa com cadeiras não é uma regra ou obrigatoriedade, dá para adquirir os móveis separadamente. Inclusive, isso é uma alternativa se quiser ter uma sala de jantar personalizada, com combinação de móveis que não encontrará em outro lar.

Se for comprar os móveis avulsos, a dica é seguir o estilo decorativo da sala de jantar para escolhê-los. Dessa forma, é possível garantir móveis alinhados à decoração, tendo um visual mais harmônico e bonito.

Eleja a cor do móvel

formato mesa de jantar redondo

A cor do móvel deve ser neutra ou semelhante / igual a outra tonalidade utilizada na área. Tons neutros são atemporais e combinam com quaisquer outros. Por isso, são escolhas à prova de erros.

Caso não queira uma mesa em tom neutro, a dica é escolher uma com cor semelhante ou igual a outra que já é usada na sala de jantar, o que ajudará a conseguir uma unidade visual na decoração.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário