5 estilos de decoração de sala QUE POUCOS FALAM, mas que fazem a diferença (na beleza e no bolso)

Descubra, aqui, cinco estilos de decoração para sala pouco conhecidos, mas que garantem um resultado incrível!

Escolher um estilo de decoração é uma dica preciosa para quem deseja montar ambientes incríveis em casa. Não é para menos, afinal, ele guia a escolha de móveis, objetos decorativos e cores, facilitando o trabalho.

Existem vários tipos de estilos de decoração que podem ser usados na sala, como o rústico, industrial e minimalista, que são os mais conhecidos. No entanto, há outros que poucos falam sobre e que garantem resultados belos e cheios de estilo.

Aqui, você conhece cinco estilos de decoração que não são tão conhecidos, mas que fazem toda a diferença, contribuindo para montar uma sala bonita. O melhor? Sem estourar seu orçamento!

1. Boho

estilos-de-decoracao-de-sala-boho

O estilo de decoração boho é ideal para quem não se identifica com padrões tradicionais. Ele consiste numa mistura de cores, estampas e estilos, com total liberdade de criação.

E o que colocar na sala se adotar esse estilo? Há várias opções, como objetos com estampas étnicas (almofadas e tapetes, por exemplo). Os móveis usados também são ótimas dicas, principalmente os de madeira clara e que são mais baixos.

No que se refere à paleta de cores, as neutras são as mais presentes na decoração boho, principalmente os tons terrosos (bege e marrom). Também há destaque para o verde-oliva, normalmente combinado com estampas coloridas.

O artesanato é outra característica marcante da decoração boho, sobretudo mantas, capas de almofada e tapetes. O natural aparece de forma recorrente, especialmente no uso de materiais como o algodão.

2. Retrô

O estilo de decoração retrô busca inspiração entre as décadas de 1950 e 1970. Mas vale a pena esclarecer um detalhe: retrô não é o mesmo que vintage!

No estilo decorativo retrô, os móveis têm design moderno, mas algumas características de peças antigas, como um puxador ou os pés da peça. Já no estilo vintage, há o uso de objetos antigos na decoração.

Além dessa característica, no estilo retrô há um trabalho forte com cores vibrantes e tons pastel. Normalmente, utiliza-se em destaque tonalidades como o vermelho, amarelo, laranja, azul, verde claro, entre outros.

Para quem quer investir nesse estilo, mas está com a grana curta, a dica é apostar em objetos decorativos com toque retrô. Ótimos exemplos são tapetes e almofadas com estampas geométricas.

3. Romântico

decoração romântica sala de estar

O estilo de decoração romântico se caracteriza trabalhar com elementos delicados, sem necessariamente estarem ligados ao universo feminino. Portanto, é um estilo democrático, que também pode ser utilizado em ambientes como a sala.

Nesse tipo de decoração, o branco e os tons pastel são predominantes, aparecendo em detalhes como paredes, pisos, móveis e objetos de decoração (almofadas, tapetes, cortinas, entre outros).

Há uma preferência por estampas florais, sobretudo em tons claros, o que ajuda dar cor para o ambiente. No piso, a madeira clara é a favorita, contribuindo para ter uma área aconchegante, que passa sensação de conforto e acolhimento.

Especificamente sobre os móveis, no estilo decorativo romântico predominam os de madeira e os que possuem pintura em tons pastel ou branco. Os ambientes são bem iluminados e os acessórios são delicados. Um bom exemplo é a cortina, que normalmente é a versão confeccionada com tecido leve, como a seda ou voil.

4. Pop art

decoração pop art sala de estar

No estilo decorativo pop art predomina o uso de cores e estampas vibrantes, seja em móveis ou objetos de decoração. Outra marca registrada desse tipo de estilo é o uso de quadros com estampas de estrelas de Hollywood e prints divertidos.

A decoração também conta com objetos retrô, inserido itens como vitrola, máquina de escrever e placas de automóveis antigos, colocando-os em locais estratégicos da sala.

Sobre os móveis, eles normalmente são confeccionados em madeira no estilo pop art, mas costumam ser pintados em cores vibrantes. É por isso que é comum encontrar uma mesa de centro ou lateral vermelha, bem como sofá com revestimento azul ou amarelo.

Para apostar nesse estilo, a dica é se inspirar na pop art, não se preocupar em seguir tendências e não ter medo de usar cores na decoração na sala!

5. Étnico

decoração étnica sala de estar

O estilo de decoração étnico é uma mistura de cores pontuais, de texturas e de elementos decorativos que fogem do óbvio. Sua ideia é resgatar a identidade de um determinado povo, utilizando elementos que remetam a uma cultura.

Um ótimo exemplo é a decoração africana, que trabalha com tons terrosos na ambientação, madeira de diferentes tonalidades, elementos tribais, grafismos, entre outros.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário