Fachada de casas simples: siga essas dicas e tenha estilo e charme sem gastar muito

Confira, aqui, dicas para montar fachada de casas simples sem ter muito trabalho ou gastar uma pequena fortuna!

Você já deve estar escutado o ditado “a primeira impressão é a que fica”. Curiosamente, ela também é válida para a fachada de casas! Ao visualizá-la dá para saber antecipadamente o estilo dos moradores e se há um cuidado maior com a preservação do imóvel.

Há quem pense que para ter uma fachada incrível é preciso gastar muito dinheiro, mas isso não é verdade! Dá para fazer fachada de casas simples, cheia de estilo e de charme, garantindo um resultado encantador sem estourar seu orçamento.

Confira, a seguir, dicas para fazer fachada de casas simples e aproveite para adotá-las e transformar seu imóvel de maneira descomplicada e econômica!

1. Mantenha a manutenção em dia

Fachada de casas simples: siga essas dicas e tenha estilo e charme sem gastar muito

Problemas como pintura descascada, marcas de mofo e infiltração acabam com a beleza de qualquer fachada. Por isso, a dica básica para ter um visual externo mais bonito é estar com a manutenção em dia.

Para isso, basta realizar vistorias anuais para identificar quaisquer sinais de problemas. Caso os encontre, contrate um profissional para realizar reparos. É melhor fazê-los logo no início, pois se evita que se desenvolvam e custe mais caro reformar a fachada do imóvel.

De maneira geral, a realização de reparos costuma ocorrer por volta de cinco anos, especialmente se utilizar produtos de qualidade na fachada.

2. Capriche na pintura da fachada de casas

Fachada de casas simples

Uma pintura bem-feita, com excelente cobertura, é perfeita para valorizar a fachada. Dá tanto para trabalhar com o tradicional branco como com tons coloridos. Se preferir, é possível mesclar diferentes tonalidades semelhantes, como branco e bege.

fachada de casa simples

Só se lembre de um detalhe importante: tons coloridos e escuros demandam manutenção em curto prazo, pois desbotam e mancham com maior facilidade. Portanto, se escolher essas tonalidades, tenha em mente que precisará pintar a fachada em curto prazo.

3. Use revestimentos nas paredes

Fachada de casas simples com revestimento

Uma das formas de transformar a fachada da casa e sem estourar seu orçamento é investir em revestimentos de paredes, como os que são feitos com pedras naturais.

Há alternativas de pedras naturais de baixo custo, como a ardósia e o granito. É possível usá-las em somente uma parede da fachada, o que ajuda a economizar ainda mais.

fachada de casa simples com revestimento

Ao investir nessa dica, tenha o cuidado de impermeabilizar as pedras, caso compre alternativas que não receberam esse tratamento. O motivo é simples: esses revestimentos costumam absorver mais água e em longo prazo podem apresentar problemas como mofo e manchas. A impermeabilização evita isso!

4. Aposte em plantas

Fachada de casa simples com plantas

Uma das principais formas de montar uma fachada de casas simples encantadora é trabalhar com plantas. Dá tanto para espalhá-las aleatoriamente pelo local como investir em um projeto de paisagismo, se seu orçamento permitir.

As plantas dão vida e um colorido especial para a fachada, ajudando a torná-la ainda mais bonita. A escolha dessas plantas deve ser feita de acordo com as características do local, se recebe luz durante o dia, se o cultivo é no solo ou no vaso, entre outras.

Essa dica é interessante porque há plantas que possuem preços acessíveis e provocam um impacto expressivo na decoração da fachada. Além disso, cuidar de cada uma delas pode funcionar como um momento para desconectar de trabalho e outras responsabilidades.

fachada com plantas

Ao investir nessa dica, é importante manter as plantas em perfeito estado, senão o resultado pode ser inverso, comprometendo a decoração a fachada. Portanto, regue as plantas e faça podas de acordo com a necessidade. Também mantenha a área limpa, sem várias folhas caídas.

5. Invista em uma iluminação especial

Fachada de casa simples iluminada

Uma iluminação especial faz toda a diferença na fachada do imóvel, ajudando a evidenciar plantas ou clarear pontos cegos da área externa, de modo a torná-la mais segura.

A dica é mesclar luz amarela e branca, deixando a primeira para evidenciar algo na decoração da fachada e a segunda para locais que precisam de uma iluminação maior.

fachada simples para casa com iluminação

Quer dar um charme especial para a área? Então, considere instalar arandelas, refletores e lâmpadas especiais em lugares estratégicos. Outra dica é utilizar cordão de luzes em objetos decorativos ou plantas!

6. Seja criativo na cobertura da garagem

Fachada de casas simples

Se sua garagem ainda não tiver cobertura e queira investir em uma, a dica é apostar em alternativas econômicas e cheias de estilo. Uma delas é o pergolado, que dá um toque de elegância extra para a decoração.

Feche essa estrutura com telas de policarbonato, que são mais baratas que vidro e transparentes, possibilitando aproveitar a luz natural.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário