Início » Jardinagem » Flor de Íris – Características, como plantar e cultivar

Flor de Íris – Características, como plantar e cultivar

Uma espécie delicada e muito confundida com as orquídeas, a Íris é uma flor com uma grande diversificação de cores e tipos. Não por acaso, é uma das queridinhas dos amantes de plantas e pode ser encontrada em uma infinidade de jardins.

De cuidados simples, a Íris se dá muito bem com o clima brasileiro e seu cultivo não exige grandes habilidades. A seguir nós te contamos mais sobre as características, cuidados e plantio para quem quer uma planta dessas em casa. 

Flor de Íris

Características da flor Íris 

A Iris possui mais de 200 variações da espécie, mas a maioria possui características muito semelhantes. As de cores azuladas e roxas são as mais comuns, porém isso não é uma regra. Então, podemos encontrá-las em tons de branco, amarelo, vermelho entre outras tonalidades.

As flores possuem a partir de 3 pétalas e suas folhas, em formato de espada, podem variar de 3 a 10 dependendo da espécie. O seu crescimento também depende muito de sua categoria, e vai de 15 cm até 1,20 m. E por falar em crescimento, nessa planta ele acontece através de seus bulbos e rizomas. Não sabe o que é isso? A gente te explica!FLor de Íris Azul

Bulbos e rizomas são caules adaptados para guardar os nutrientes e energia que as plantas necessitam para se desenvolver. No caso das Iris, em tempos mais úmidos elas tendem a se desenvolver através dos rizomas, com caule mais grosso e com folhagem extensa. Quando o clima fica mais seco, elas podem desenvolver os bulbos, que são como bolsas de nutrientes que as mantém principalmente no período de inverno.

A floração da Iris depende da sua variação, mas grande parte das espécies florescem o ano todo.

Como plantar?

Antes de tudo, identifique qual o clima predominante onde você mora. Isso porque dependendo das temperaturas a época de plantio das Iris varia.

Em lugares onde as temperaturas costumam ser mais amenas, como no sul do país, o melhor é efetuar o plantio até o fim de fevereiro. Em lugares onde o verão costuma se prolongar, as mudas podem ser plantadas até meados de abril. Isso ocorre, porque essa planta precisa de muita luz no período em que as raízes estão se estabelecendo no solo. 

E por falar em luz, se certifique de que o lugar onde a sua flor vai ficar, tem boa incidência de luz durante o dia. Elas não precisam ficar diretamente expostas ao sol, mas lugares iluminados durante 7 ou 8 horas do dia são os mais indicados.Como plantar Íris

Como na maioria das plantas, a terra deve estar bem preparada com adubo. Solos úmidos, porém com boa drenagem são os mais indicados para o desenvolvimento pleno das Iris. 

Agora falando diretamente sobre o plantio, ao colocar suas raízes na terra, tome cuidado para não enterrar seu rizoma por completo, isso impede que a planta cresça. E sempre que for plantar mais de uma muda, lembre-se de dar um espaço mínimo de 30 cm entre elas.

Para o plantio em vasos, valem as mesmas regras, o que muda é a certificação da drenagem no vaso. Para garantir, antes da terra, faça uma camada de areia ou pedras no fundo do vaso. Outra opção é investir em um recipiente de cerâmica. Em relação às mudas, assim como no solo o espaço entre deve ser respeitado, então procure colocar uma muda por vaso.

Cuidados com a Flor de Íris – Dicas de cultivo

A necessidade por água diminui quando essas espécies atingem a maturidade, então, uma boa rega de 5 a 7 dias é o suficiente. As plantas que ficam em jardim, no inverno quando o tempo costuma ser mais seco, elas contam com o auxílio de seus bulbos para se manterem nutridas, então não se preocupe tanto com a regagem, a não ser em casos extremos. As Iris são muito resistentes às mudanças climáticas, por isso são ideais para quem está iniciando agora na jardinagem. 

No inverno também é comum que apareçam algumas folhas amareladas ou amarronzadas na sua planta. Essas folhas devem ser retiradas, pois podem roubar os nutrientes da planta fazendo com que ela adoeça.

Como toda flor, a Iris também gosta de fertilizantes para ajudar no seu desenvolvimento. Os de uso comum são os indicados e devem ser aplicados na terra e nunca no caule da planta, logo após é indicado que a planta seja regada para melhor adesão.

Como a Iris é usada

Além de decorativas, as Iris também são usadas como base de alguns perfumes devido ao seu odor forte e agradável. No site da Ozmoz você pode dar uma olhada nas famosas fragrâncias que usam a íris como matéria-prima.

Apesar disso, é necessário ter muito cuidado na hora de manejar essa planta, pois a mesma tem algumas propriedades tóxicas. Sendo assim, aconselha-se o uso de luvas na hora de seu plantio. Um cuidado especial deve ser tomado para que sua seiva não entre em contato direto com a pele. Isso pode causar sérias irritações e até mesmo queimaduras, então, atenção!

Como usar Íris

Curiosidade sobre a Flor de Íris 

A Íris foi batizada assim em homenagem a deusa da mitologia, Íris, que era conhecida por ser uma mensageira que usava como transporte o arco-íris. Sendo assim, por conta das variadas cores que essa flor pode ter, foi batizada dessa forma.

Aline Resende
É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Comente