Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

A flor de Lótus é uma planta aquática muito venerada na Índia, pois ela floresce na sobre a água.

Geralmente, essa planta floresce na época da primavera. Sua principal característica é o caule e a raiz que permanecem embaixo da água. As flores ficam abertas por dois dias e têm espécie vegetal, que atinge uma altura média de cinquenta centímetros. Já as folhas possuem um diferencial por conseguirem se auto limparem.

Muito popular em tatuagens, mandalas e desenhos espirituais orientais, a flor de lótus possui significados interessantes e profundos.

Qual o significado da flor de lótus?

A flor de lótus, por crescer sobre a água, simboliza a pureza espiritual, mais especificamente a perfeição, sabedoria, paz, prosperidade e renascimento.

Essa flor é um dos símbolos mais ilustrativos do Budismo.

O significado mais importante é a pureza do corpo e da mente.

Reza a lenda, que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os sítios onde ele pisou, nasceram flores de lótus. Por conta disso, ela carrega como ideologia o segredo da beleza interior, viver o mundo sem se ligar àquilo que o rodeia.

Significado das Cores de Flor de Lótus

Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

Cada uma delas carrega consigo um significado único, remetendo à simbologia do Budismo.

  • Flor de Lótus Rosa: representação do próprio Buda, por isso é a que mais representa o Budismo;
  • Flor de Lótus Branca: a cor branca simboliza a pureza e a paz interior, bem como o espírito e a mente. Normalmente, é representada por 8 pétalas;
  • Flor de Lótus Azul: a cor azul na flor simboliza a sabedoria e o conhecimento. Essa flor nunca revela seu interior, porque está sempre fechada;
  • Flor de Lótus Vermelha: a flor de lótus vermelha representa o amor e a compaixão, mais especificamente, as qualidades do coração.

Benefícios da Flor de Lótus

Além de ser uma belíssima flor, ela possui algumas funções medicinais. O uso mais comum dela na medicina tradicional é para aliviar a diarreia, melhorar a inflamação, prevenir a acne, nutrir o corpo, aliviar a tosse e controlar o açúcar e o colesterol no sangue.

Frase sobre o Significado da Flor de Lótus

Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

“ (…) Muitas vezes, nós só conseguimos enxergar o lado ruim das coisas, sendo pessimistas e reclamando da vida, porém sem fazer nada para mudar o destino. O segredo é seguir o exemplo da Flor de Lótus, que mesmo em meio ao lodo no qual vive, não há nada que a impeça de florescer tão bela e formidável. Portanto, devemos deixar as mazelas de lado e preocupar-nos em produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lótus faz diariamente e com toda a tranquilidade. ”-  Silvia Kawanami

O que significa flor de lótus em tatuagem?

Quem escolhe uma flor de lótus para tatuar quer simbolizar a pureza, a expansão espiritual, o nascimento divino e a ressurreição.

Ela traz o sentido de evolução pessoal e espiritual, ou seja, representa uma mudança significativa.

Como a flor de lótus nasce?

Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

A flor de lótus prefere cursos de água lentos e água doce para se desenvolver.

Esta planta aquática nasce a partir da lama (fundo lodoso) por meio de um rizoma vigoroso – um caule que cresce de maneira horizontal -, que vai formando folhas grandes e arredondadas, com flores.

Sua raiz fica fincada na lama, seu caule permanece na água e as pétalas se abrem na superfície.

Onde tatuar a flor de lótus?

Se você quer tatuar a flor de lótus, porém, não sabe bem ao certo qual local é o mais legal, é interessante pensar bem.

Muitas pessoas gostam de tatuá-la nas costas, nos braços, nas pernas, no antebraço, na batata da perna ou até mesmo na costela, tudo depende do quanto você deseja deixá-la a mostra.

Quantas vezes a flor de lótus floresce?

A flor de lótus tem um ciclo perene, isto é, seu florescimento é interminável.

Tais flores florescem durante a primavera, pois suas raízes crescem durante o inverno, permitindo que seus brotos cresçam na estação seguinte. No verão é que a flor realmente desabrocha. Já no outono, a flor de lótus seca, porém não cai.

Como Cultivar uma Flor de Lótus

Quando a planta começa a crescer, praticamente não dá nenhum tipo de trabalho para quem cultiva, mas é necessário muito cuidado, porque ela é uma planta muito delicada.

Para realizar o seu plantio é necessário que sejam criadas condições parecidas com as do ambiente natural, por isso a espécie é facilmente cultivada em lagos, tanques e em espelhos de água que contêm grande exposição ao sol. Após a semente germinar, a flor não precisa de maiores cuidados, por permanecer na água e não precisar ser regada.

Para facilitar, siga esses passos e cultive sua flor de lótus:

  • As semente da flor são encontradas, geralmente, em sites de jardinagem. Elas são leves e possuem uma casca opaca, sendo que fazer um pequeno buraco com uma faca de ponta fina contribui para a germinação da planta;
  • Depois de abertas, coloque-as em um recipiente com água morna (é importante trocar o pote de água uma vez ao dia);
  • A planta deve ser deixada em um local que receba a luz solar por algumas horas, portanto, deixe-as em um lugar estratégico;
  • Após a germinação, coloque-as em um recipiente grande, com terra;
  • Quando perceber que ela atingiu 10 centímetros de comprimento, é necessário plantá-las em um lugar definitivo, de preferência um lago ou uma fonte que receba, ao menos, seis horas de sol por dia.

Onde a flor de lótus floresce?

Conhecida por ser uma flor que floresce de maneira diferenciada, ela não é encontrada comumente na terra ou em canteiros.

Na verdade, ela é um lírio da água, onde suas raízes são fundadas na lama e o lodo em lagoas. Sendo assim, o lótus sobre a superfície para florescer para fora.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário