Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

A flor de Lótus é uma planta aquática muito venerada na Índia, pois ela floresce na sobre a água.

Geralmente, essa planta floresce na época da primavera. Sua principal característica é o caule e a raiz que permanecem embaixo da água. As flores ficam abertas por dois dias e têm espécie vegetal, que atinge uma altura média de cinquenta centímetros. Já as folhas possuem um diferencial por conseguirem se auto limparem.

Muito popular em tatuagens, mandalas e desenhos espirituais orientais, a flor de lótus possui significados interessantes e profundos.

Qual o significado da flor de lótus?

A flor de lótus, por crescer sobre a água, simboliza a pureza espiritual, mais especificamente a perfeição, sabedoria, paz, prosperidade e renascimento.

Essa flor é um dos símbolos mais ilustrativos do Budismo.

O significado mais importante é a pureza do corpo e da mente.

Reza a lenda, que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os sítios onde ele pisou, nasceram flores de lótus. Por conta disso, ela carrega como ideologia o segredo da beleza interior, viver o mundo sem se ligar àquilo que o rodeia.

Significado das Cores de Flor de Lótus

Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

Cada uma delas carrega consigo um significado único, remetendo à simbologia do Budismo.

  • Flor de Lótus Rosa: representação do próprio Buda, por isso é a que mais representa o Budismo;
  • Flor de Lótus Branca: a cor branca simboliza a pureza e a paz interior, bem como o espírito e a mente. Normalmente, é representada por 8 pétalas;
  • Flor de Lótus Azul: a cor azul na flor simboliza a sabedoria e o conhecimento. Essa flor nunca revela seu interior, porque está sempre fechada;
  • Flor de Lótus Vermelha: a flor de lótus vermelha representa o amor e a compaixão, mais especificamente, as qualidades do coração.

Benefícios da Flor de Lótus

Além de ser uma belíssima flor, ela possui algumas funções medicinais. O uso mais comum dela na medicina tradicional é para aliviar a diarreia, melhorar a inflamação, prevenir a acne, nutrir o corpo, aliviar a tosse e controlar o açúcar e o colesterol no sangue.

Frase sobre o Significado da Flor de Lótus

Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

“ (…) Muitas vezes, nós só conseguimos enxergar o lado ruim das coisas, sendo pessimistas e reclamando da vida, porém sem fazer nada para mudar o destino. O segredo é seguir o exemplo da Flor de Lótus, que mesmo em meio ao lodo no qual vive, não há nada que a impeça de florescer tão bela e formidável. Portanto, devemos deixar as mazelas de lado e preocupar-nos em produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lótus faz diariamente e com toda a tranquilidade. ”-  Silvia Kawanami

O que significa flor de lótus em tatuagem?

Quem escolhe uma flor de lótus para tatuar quer simbolizar a pureza, a expansão espiritual, o nascimento divino e a ressurreição.

Ela traz o sentido de evolução pessoal e espiritual, ou seja, representa uma mudança significativa.

Como a flor de lótus nasce?

Flor de Lótus: Significado, Benefícios e Como Cultivar

A flor de lótus prefere cursos de água lentos e água doce para se desenvolver.

Esta planta aquática nasce a partir da lama (fundo lodoso) por meio de um rizoma vigoroso – um caule que cresce de maneira horizontal -, que vai formando folhas grandes e arredondadas, com flores.

Sua raiz fica fincada na lama, seu caule permanece na água e as pétalas se abrem na superfície.

Onde tatuar a flor de lótus?

Se você quer tatuar a flor de lótus, porém, não sabe bem ao certo qual local é o mais legal, é interessante pensar bem.

Muitas pessoas gostam de tatuá-la nas costas, nos braços, nas pernas, no antebraço, na batata da perna ou até mesmo na costela, tudo depende do quanto você deseja deixá-la a mostra.

Quantas vezes a flor de lótus floresce?

A flor de lótus tem um ciclo perene, isto é, seu florescimento é interminável.

Tais flores florescem durante a primavera, pois suas raízes crescem durante o inverno, permitindo que seus brotos cresçam na estação seguinte. No verão é que a flor realmente desabrocha. Já no outono, a flor de lótus seca, porém não cai.

Como Cultivar uma Flor de Lótus

Quando a planta começa a crescer, praticamente não dá nenhum tipo de trabalho para quem cultiva, mas é necessário muito cuidado, porque ela é uma planta muito delicada.

Para realizar o seu plantio é necessário que sejam criadas condições parecidas com as do ambiente natural, por isso a espécie é facilmente cultivada em lagos, tanques e em espelhos de água que contêm grande exposição ao sol. Após a semente germinar, a flor não precisa de maiores cuidados, por permanecer na água e não precisar ser regada.

Para facilitar, siga esses passos e cultive sua flor de lótus:

  • As semente da flor são encontradas, geralmente, em sites de jardinagem. Elas são leves e possuem uma casca opaca, sendo que fazer um pequeno buraco com uma faca de ponta fina contribui para a germinação da planta;
  • Depois de abertas, coloque-as em um recipiente com água morna (é importante trocar o pote de água uma vez ao dia);
  • A planta deve ser deixada em um local que receba a luz solar por algumas horas, portanto, deixe-as em um lugar estratégico;
  • Após a germinação, coloque-as em um recipiente grande, com terra;
  • Quando perceber que ela atingiu 10 centímetros de comprimento, é necessário plantá-las em um lugar definitivo, de preferência um lago ou uma fonte que receba, ao menos, seis horas de sol por dia.

Onde a flor de lótus floresce?

Conhecida por ser uma flor que floresce de maneira diferenciada, ela não é encontrada comumente na terra ou em canteiros.

Na verdade, ela é um lírio da água, onde suas raízes são fundadas na lama e o lodo em lagoas. Sendo assim, o lótus sobre a superfície para florescer para fora.

Deixe seu comentário