Essas 5 dicas (simples) vão te ajudar a definir o melhor formato de mesa de jantar

A sala de jantar pode receber diferentes elementos, mas o principal deles é a mesa. Existem diferentes formatos de mesa de jantar e isso pode influenciar no ambiente, portanto, é necessário entender cada formato e ver qual se adaptaria melhor na sua casa e decoração. 

sala de jantar

A casa é o local que reflete a nossa personalidade, portanto, decorar cada cantinho é super importante! Existem diversas dicas que podem lhe ajudar na sua sala de jantar, acompanhe para ver nossas dicas!

Dicas para definir o formato da mesa de jantar

A mesa de jantar é o local onde realizamos refeições, reuniões familiares, conversamos e em alguns casos trabalhamos. A sala de jantar é super versátil, já que realizamos tantas tarefas em um só local. Graças a isso, é necessário escolher o melhor formato da mesa de jantar, para sempre ajudar e nunca atrapalhar. Confira as 5 dicas para lhe ajudar na tarefa!

Circulação da mesa de jantar

A sala de jantar que receberá a mesa de jantar deve ser medida cuidadosamente, já que assim fica mais fácil definir o tamanho da peça que você pode comprar sem atrapalhar a circulação do ambiente. 

Para ser ainda mais fácil de entender a necessidade disso, a medida entre a mesa e demais móveis ou da parede é de 100 cm, esse espaço é o suficiente para puxar as cadeiras e não fazer com que a mesma se esbarre nas peças da sala de jantar!

sala de jantar 2

Portanto, meça o tamanho do ambiente.

Estilo da Mesa de Jantar

Montar uma sala de jantar em que a decoração converse com as outras áreas da casa é super importante, dito isso, o estilo da mesa também influencia na escolha da mesma. Existem modelos minimalistas, com retas, linhas ou curvas e muitos outros. Uma coisa que pode influenciar no estilo da mesa pode ser o material da mesma. 

sala de jantar 3

Material da Mesa de Jantar

As mesas podem vir em diferentes materiais, e quem escolhe qual é o ideal é você, já que ele conversa com o estilo da casa e da sala de jantar, os materiais disponíveis no mercado podem ser:

  • Vidro: um material clássico e neutro, que combina com diferentes estilos de decoração, sendo uma ótima opção para cômodos pequenos. O vidro pode receber diferentes acabamentos como o jateado, colorido, esmaltado, entre outros. 
mesa de jantar vidro
  • Madeira: outro clássico super resistente e versátil. A madeira pode ter diferentes estilos – variando de acordo com seu acabamento. Se você deseja um toque rústico, a melhor opção é a madeira de demolição ou natural, para trazer modernidade opte por peças laqueadas.
mesa de jantar madeira
  • Pedra: a principal característica desse material é sua resistência e durabilidade. O material traz elegância ao ambiente. Pode ser optado por mármore, granito, quartzo, entre outras.
mesa de jantar pedra

Tamanho da mesa de jantar

Existem diversos tamanhos de mesa de jantar disponíveis no mercado, mas é necessário ter em mente o número de assentos disponíveis. É possível dizer que é necessário pelo menos dois assentos a mais do que os integrantes da família – portanto, escolha uma mesa com no mínimo dois lugares. 

Cada formato pode receber um tamanho diferente, então separamos assim:

  • Redonda

Esse formato pode ter sua medida assim:

2 lugares: 90 cm de circunferência;

4 lugares: 110 cm de circunferência;

6 lugares: 120 cm de circunferência;

8 lugares: 150 cm de circunferência.

  • Quadrada

Para a mesa quadrada, as medidas podem ser:

2 lugares: 90 cm x 90 cm;

4 lugares: 100 cm x 100 cm;

6 lugares: 140 cm x 140 cm;

8 lugares: 150 cm x 150 cm;

10 lugares: 200 cm x 200 cm.

  • Retangular

Esse modelo possui um lado mais comprido, então as medidas para cada quantidade de lugar, é:

4 lugares: 130 cm x 75 cm;

6 lugares: 160 cm x 75 cm;

8 lugares: 200 cm x 110;

10 lugares: 280 cm x 110 cm.

  • Oval

Para acomodar as pessoas de maneira confortável, e indicado medidas como:

4 lugares: 137 cm x 91 cm;

6 lugares: 198 cm x 122 cm;

8 lugares: 217 cm x 117 cm.

Cadeira para Mesa de Jantar

Como última dica, escolher as cadeiras é essencial para montar a composição na sala de jantar. No mercado é possível comprar já o conjunto das mesas e cadeiras que combinam entre si, mas se você preferir pode comprar separadamente as suas. 

mesa de jantar cadeiras

Escolha por modelos que combinem com o restante do ambiente, para as cadeiras, a principal escolha são as cadeiras acolchoadas, que trazem conforto e modernidade para o espaço.

mesa de jantar cadeiras

Formato de Mesa de Jantar

Agora que você já viu as 5 principais dicas para lhe ajudar na tarefa, vamos entender um pouco sobre cada uma!

Quadrada

Esse modelo de mesa de jantar fica melhor quando colocado em um ambiente maior, aproximando as pessoas se comparada a uma mesa retangular.

formato mesa de jantar quadrada

Retangular

O formato de mesa retangular é ótimo para pessoas que gostam de receber um número maior de convidados, acomodando todos em um só ambiente.

formato mesa de jantar retangular

Redondo

A mesa de jantar em formato redondo é a melhor opção quando falamos em um ambiente pequeno.

formato mesa de jantar redondo

Oval

Seguindo as características do formato de mesa retangular, ele traz flexibilidade pois pode acomodar assento extra ocupando menos espaço no cômodo.

formato mesa de jantar oval

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário