Início » Pets » Dicas de Cuidado e Comportamento dos Gatos » Gato Siberiano – Características, cuidados e origem

Gato Siberiano – Características, cuidados e origem

 

Lindos e muito peludos, o Gato Siberiano é uma raça de felinos Russa extremamente inteligente e que gosta muito da interação com humanos, principalmente crianças, o que faz dele um perfeito gato de estimação. 

Nos tópicos a seguir a gente te conta sobre a origem, as principais características e cuidados caso você esteja pensando em adotar um gato da raça siberiana.

Origem do Gato Siberiano

Como já dito antes, o gato siberiano é originário da Rússia e acredita-se que essa seja uma raça datada de mais de mil anos, ainda que não haja nada documentado. 

Acredita-se que essa raça se originou do cruzamento entre o gato selvagem da Sibéria e um gato europeu o que resultou em sua estatura imponente e forte. Quando se tornaram bichos de estimação, esses felinos trabalhavam caçando ratos, impedindo que eles chegassem até a comida dos armazéns e trouxessem doenças para a casa das pessoas.

Sua pelagem em grande quantidade se deu por conta de uma evolução necessária para sua sobrevivência, afinal de contas, a Sibéria é um dos lugares mais gelados do mundo.

Principais Características e temperamento do Gato Siberiano

A raça de gato Siberiana se caracteriza por animais de porte médio, com cores variadas e com uma saúde extremamente resistente. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como já dito anteriormente, é um gato de pelagem longa e farta que pode variar um pouco dependendo da estação. No inverno em maior quantidade e mais longa e no verão menor e um tanto mais curta. O mais curioso desses pelos é que eles formam praticamente um casaco que abraça o gato além de serem muito resistentes a água. Por causa dessa característica o Gato Siberiano é mais indicado para se ter em lugares frios, pois em lugares onde o calor é constante, seria necessário uma tosa constante desses felinos o que o faria perder sua característica principal.

Os gatos siberianos podem levar até 5 anos para atingir o amadurecimento completo.

Eles podem levar até 5 anos para atingir a maturidade total e seus corpos são compostos por ossos grandes e músculos bem desenvolvidos.

Esses gatos são muito carinhosos e convivem muito bem com outras espécies, até mesmo com cães com há uma familiarização anterior, mas a paixão deles é a interação com os humanos. Gostam muito de receber carinho e de brincar e convivem em perfeita harmonia com crianças.

São muito inteligentes e ágeis, então se o problema for ratos, ele é um caçador ideal, ao mesmo tempo é um felino muito calmo e gentil. Um companheiro perfeito para todos os momentos.

Cuidados

Os principais cuidados com o Siberiano é em relação ao seu pelo que por ser em grande quantidade, precisa ser frequentemente escovado para se manter brilhante e evitar nós e êmbolos.

o Gato Siberiano é de origem Russa e extremamente peludo

Em relação aos banhos, apesar dos gatos siberianos amarem água, essa pelagem é oleosa e a prova d’água, então os banhos devem ser espaçados. O ideal é procurar um bom petshop que ofereça banhos a seco fazendo com que a higiene desse felino seja mais garantida e evitando possíveis problemas respiratórios por excesso de banhos ou má secagem dos pelos.

Como com outros gatos, as unhas devem ser cortadas mensalmente, as orelhas devem ser limpas a cada 15 dias e a caixa de areia deve ser limpa com regularidade. As vacinas também precisam estar sempre em dia e idas ao veterinário são indicadas regularmente. 

Tem dúvidas sobre quais os cosméticos necessários para cuidar bem do seu felino? Então dê uma olhadinha na matéria sobre Cosméticos para Gatos disponível aqui no site.

Alimentação

A alimentação dessa raça de gato não difere de outras. Sendo assim, uma ração de qualidade com propriedades bem balanceadas são o ideal.

Até os 12 meses os gatos siberianos são considerados filhotes, sendo assim, indica-se que e eles sejam alimentados com ração específica para essa fase da vida.

Aqui no site nós temos duas matérias que falam um pouco sobre Alimentação Natural para gatos e Como escolher a ração ideal. Confira se você tem dúvidas.

Gatos como um todo preferem água corrente para beber, então uma opção pode ser investir em um uma pequena fonte elétrica de água que pode ser posta junto com o potinho de ração do seu gato evitando que ele fique pedindo pra você abrir a torneira sempre que quiser beber água.

Nós separamos alguns links com opções de bebedouros em várias lojas online.

Aqui você acessa a Petz  e aqui as opções disponíveis no Mercado Livre

Não está podendo gastar com acessórios para gatos agora? Sem problemas! Esse vídeo do Youtube ensina como fazer uma fonte de água para o seu gato em casa e economizar uma graninha. Enjoy!

E então, gostou de conhecer o gato siberiano? Uma fofura não é mesmo? Só é bom deixar claro que esse é aquele tipo de gato que gosta muito de se empoleirar nas coisas. Ele tem um apreço especial por seu “brinquedos”, então se você quiser ter um desses em casa é preciso ficar alerta para que ele não pegue objetos que não deveria, ok!? No mais é um dos melhores gatos para se ter em casa.

Ficou com vontade de adotar um Siberiano? Conta pra gente nos comentários 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário