Início » Pets » Dicas de Cuidado e Comportamento dos Gatos » Gato Sphynx – Origem, cuidados e características

Gato Sphynx – Origem, cuidados e características

 

Um gatinho fofo, de olhos grandes, amoroso, brincalhão e pelado…espera, pelado? Sim! Estamos falando da raça de gato Sphynx que tem como característica principal a falta de pelos. 

Apesar de não ser peludo como a maioria dos gatos, essa é uma característica que não interfere em nada no comportamento desse bichinho, se comparado com seus primos da mesma espécie. O Sphynx gosta de brincar, ronronar e dormir como qualquer outro gato. Nos próximos tópicos a gente vai te contar tudo sobre essa curiosa raça.

Origem do gato Sphynx

O gato Sphynx é uma raça curiosa que nasce sem pelos.

O Sphynx surgiu no Canadá em 1966 quando uma gata deu à luz a uma ninhada de gatinhos sem pêlos. No início acreditava-se que se tratava de uma doença, mas com o tempo foi descoberto que a falta de pelos se dá por conta de uma mutação genética, onde um gene é responsável por causar alopecia hereditária nessa raça de felinos.

Em 1998, depois de vários exemplares desses gatos já serem relativamente comuns, eles foram. finalmente, reconhecidos como raça e receberam o nome Sphynx em homenagem a Esfinge egípcia.

Características e Temperamento do Sphynx

Os Sphynx são gatinho de porte médio, olhos e orelhas grandes com dobrinhas aparentes espalhadas por todo o corpo. Eles têm uma fina penugem, que parece uma camurça, cobrindo e protegendo a sua pele. Por não serem peludos, costumam dar a impressão de magreza, o que lhes rende uma aparência muito elegante.

Apesar da característica mais marcante do Sphynx ser a falta de pelos longos, outro atributo curioso dessa raça é a falta de bigodes. Os bigodes dos felinos lhes permite um melhor senso de espaço e equilíbrio, e por conta dessa falta, os Sphynx costumam ser gatinhos um tanto desastrados, o que só os torna mais engraçados.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Gatos Sphyxs nascem sem pelo devido a uma mutação de genes.

Essa falta de equilíbrio não os impede de ser extremamente ativos. Os gatos Sphynxs amam correr e pular pela casa, e se ensinados conseguem até mesmo realizar algumas acrobacias. São felinos muito brincalhões e qualquer tombo que possa ocorrer durante sua diversão não costumam ser empecilho para que eles continuem brincando.

Com um temperamento dócil e amável, esse não é o tipo de gato independente e alheio aos humanos com quem convive. Esses felinos não gostam de ficar sozinhos e costumam fazer manha para receber carinho constantemente. São extremamente apegados a seus donos, com quem amam compartilhar os cochilos e momentos de descanso. Por tanto, essa pode não ser a melhor raça a se adotar se você não costuma ficar muito em casa ou não pode dar a atenção necessária. Se isso acontecer, as chances de ter um bichinho triste e infeliz são muito grandes. Você com certeza não deseja isso, não é mesmo?

Cuidados

Por conta da pele exposta, os cuidados que esse gatinho exige precisam ser levados muito a sério pelo seu dono, do contrário muitos problemas de saúde podem surgir. 

Eles são muito afetados pelo frio, então é imprescindível que ao menos no inverno, o corpo seja coberto por roupinhas quentes e lugar onde dormem também deve ser aquecido e confortável.

 

É importante manter o seu Gato Sphynx aquecido durante o inverno.

Outro detalhe pra ficar de olho, é com a exposição ao sol. Ela deve ser feita com moderação, afinal eles podem sofrer queimaduras graves. O ideal é que os banhos de sol aconteçam nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, ainda assim, por pouco tempo e se possível com o uso de protetor solar específico para gatos.

As dobrinhas espalhadas pelo corpo do gato precisam ser limpas semanalmente assim como suas grandes orelhas, para isso pode-se usar lenços umedecidos ou um pano úmido. Os banhos devem acontecer quinzenal ou mensalmente, dependendo se a pele do gato for mais ou menos oleosa.

Outro cuidado importante é com as unhas, elas precisam ser frequentemente cortadas para que o Sphynx não se machuque ao se coçar e também para que as brincadeiras com seu dono sejam mais seguras.

Alimentação

Apesar da aparência muito diferente das outras raças de gato, o Sphynx não exige uma alimentação diferente de outros felinos, mas rações de boa qualidade e com equilíbrio em suas composições são o ideal.

Apenas no inverno aconselha-se alimentar esses gatinhos com uma ração com um valor energético maior, para que engordem um pouco mais, e essa camada de gordura maior possa ajudá-los a sentir menos frio.

 

Quer saber mais sobre a alimentação ideal para o seu Sphynx? Então, dá uma olhada nessas matérias sobre alimentação que nós separamos para você e não tenha mais dúvidas.

Como escolher a ração ideal para o seu gato

Alimentação natural para gatos .

Conteúdos sobre gatos Sphynx no Instagram

Você leu toda essa matéria e se apaixonou pelos gatinhos pelados? Então, fique sabendo que não é só você! No Instagram, esses gatinhos tem milhares de seguidores e amantes da raça. Nós separamos algumas contas para você se divertir acompanhando o dia-a-dia desses Sphynx estilosos.

https://www.instagram.com/p/B-m_UC5njvq/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

@savasphynx

@nudacris_the_sphynx

E então, gostou de conhecer a raça de gato Sphynx? Como você pode perceber, a falta de pelos é só uma das características fascinantes desse bichano e assim como qualquer outro animal de estimação, ele só precisa de alimentação saudável, cuidado e muito amor para ser perfeitamente feliz.

Agora, que tal deixar um comentário sobre qual foi a sua percepção sobre esse gatinho e se você já tem um espécime desses em casa. Conta que a gente quer saber 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário