Início » Jardinagem » Gerânio – Como plantar? Dicas, Características e Significado da flor

Gerânio – Como plantar? Dicas, Características e Significado da flor

Com cores marcantes e muito conhecido no Brasil, o gerânio também uma planta medicinal chamada de malva-cheirosa, malva-rosa ou de gerânio-cheiroso, utilizado para reduzir o estresse no organismo, assim como os efeitos da TPM no corpo feminino.

Quer saber mais sobre essa flor tão comum e famosa aqui em território brasileiro? Fique por dentro nesse texto do HomeIt, saiba qual sua origem, características e como realizar o cultivo da mesma. Acompanhe!

Origem do Gerânio

Gerânio - Como cultivar essa flor? Dicas, Características e Significado!

Originário da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, ele é da família Geraniaceae, dividido entre os gêneros Pelargonium e Erodium, porém existem mais de 200 espécies do mesmo.

Ele foi catalogada e subdividida todas as suas espécies pelo botânico Charles l’Héritier no ano de 1789.

Características do Gerânio

O gerânio é uma planta democrática, dessas que podem se adaptar entre temperaturas super baixas até altas, oscilando entre 5º até 25º, porém, não gosta de chuva, preferindo solos mais densos e que ajudam no acúmulo de água.

Conhecidos por serem rústicos, tem folhas firmes, caules fortes e que podem resistir tranquilamente ao vento. As suas flores possuem formatos diferentes e são coloridas. É lembrada pelo seu cheiro típico, ficando entre o doce, ácido e até mesmo amargo, porém, é possível encontrar gerânios com cheiro de hortelã.

Significado e Cores do Gerânio

O significado do nome da planta significa harmonia e carinho, ela também está associada à pessoas fortes e que venceram grandes adversidades na vida, principalmente porque consegue se adaptar a climas de neve até mesmo climas super quentes.

O seu significado pode variar de acordo com as cores:

  • Gerânio escuro: tristeza;
  • Gerânio rosa: superioridade;
  • Gerânio vermelho: conforto.

Ele geralmente é associado ao romantismo e sensualidade, sendo muito plantado com o propósito decorativo, porém também para a extração de tintura e tanino.

Cultivo do Gerânio

Gerânio - Como cultivar essa flor? Dicas, Características e Significado!

Essas plantas se adaptam bem a vasos, jardineiras ou jardins, porém é preciso que as condições de água possam ser controladas.

Caso a temperatura local passe dos 25º, é indicado que elas sejam colocadas na sombra, assim recebem a luminosidade necessária para sobreviverem sem desidratarem no sol.

Vale lembrar que regar em excesso a planta pode ocasionar sua morte, ela não morrerá de falta de água, mas do contrário sim. Quer saber como plantar o gerânio? Veja as instruções abaixo.

Plantando gerânios

Se você quer fazer novas mudas de gerânio, basta que quebre o galho do mesmo, do qual contenha gemas ou nós, assim coloque ele na terra, num local com sombra e com a terra úmida, então, o galho criará raízes.

Se quiser, é possível deixar com que ele crie as raízes em um copo de água e posteriormente, plantá-lo em um vaso. A flor costuma florescer durante o verão, principalmente pela maior incidência de sol, já o melhor mês para produzir mudas é em janeiro.

Para que os seus gerânios cresçam com muita força e destaque, uma dica que pode parecer brincadeira, porém funciona de verdade, é regá-los com urina. A ureia beneficia o crescimento da planta.

Caso você seja adepto de regá-los desse modo, já estará fazendo uma boa parte de fertilização, se quiser complementar, é indicado que adube de vez em quando com um pouco de: torta de mamona, casca de ovos moídos e também borra de café, misture tudo isso e coloque ao redor da planta, então cubra de terra. Assim as raízes aproveitam o adubo e não prejudicam as folhas da mesma.

É importante que sempre realize o corte das flores velhas, dessa forma, os botões de gerânio sairão com mais força e saudáveis. Após o inverno é indicado que invista em uma poda mais radical, assim ela criará galhos mais fortes e bonitos.

São plantas bem suscetíveis a bichos e fungos, por isso é preciso cuidado redobrado caso sejam tomadas por esses invasores, se isso acontecer, é preciso procurar produtos específicos que eliminem as pragas mas não prejudiquem a saúde das flores.

Comente