Início » Jardinagem » Gérbera – Como plantar? Dicas, Características e Significado da flor

Gérbera – Como plantar? Dicas, Características e Significado da flor

Conhecida por suas várias colorações que vão desde o amarelo, rosa, vermelho e tantas outras, a gérbera é uma flor que pode servir de decoração para vários ambientes.

Ela também é muito escolhida devido a sua facilidade de ser cultivada por entre as demais flores, isso porque aguenta climas mais secos e não precisa de tantos cuidados. Quer saber mais sobre essa flor tão bonita e peculiar? Veja aqui no HomeIt demais informações e fique por dentro.

Origem da Gérbera

Gérbera - Como cultivar essa flor? Dicas, Características e Significado!

A flor é encontrada em seu cultivo nativo em regiões da América do Sul, Madagascar, Ásia e também na África, isso acontece porque ela se adapta muito bem aos climas temperados.

A primeira espécie dessa planta documentada no mundo é a Gerbera jamesonii no ano de 1889 na região sul-africana, conhecida comumente como Margarida do Transvaal.

Ela possui esse nome quando em 1737, Jan Frederik Gronovius a batizou assim em homenagem a Traugott Gerber, que foi quem a descobriu na África do Sul. O nome gérbera é aplicado para todas do ramo, sendo colocada uma indicação específica posteriormente para cada variação da planta.

Características da Gérbera

As flores gérberas possui um núcleo grande com várias partículas, além de uma série de pétalas que lhe dão a característica de ser forte e farta, com cerca de 10cm de diâmetro.

Elas possuem cerca de 20 tonalidades, variando principalmente entre amarelo, laranja, branco, vermelho, roxo e cor de rosa. Essa flor é muito comercializada em paisagismo de ambientes, visto a quantidade de cores e disposição.

Uma curiosidade da gérbera é de que ela atua quimicamente purificando o ambiente e melhorando consideravelmente a qualidade do ar, ela altera os gases e diminui a emissão daqueles que são nocivos para à saúde.

Significado e cores da gérbera

Gérbera - Como cultivar essa flor? Dicas, Características e Significado!

Os significados da gérbera são de pureza, inocência, alegria da vida, energias positivas, sensibilidade, sensualidade, amor, alegria e simplicidade. Dessa forma, não seria nenhuma novidade que ela é associada à flor do sucesso.

Então, caso queira presentear alguém que alcançou um grande feito na vida, nada mais propício do que um buquê de gérberas. Veja abaixo quais são os significados da gérbera de acordo com sua cor:

  • Gérbera branca: significa pureza, paz e inocência. Desse modo, são as mais utilizadas em casamentos – principalmente no buquê da noiva -, ou dadas para pessoas como sinal de desculpas;
  • Gérbera amarela: nessa cor tem como significado alegria, sucesso, prosperidade e luz. É indicada caso queira iluminar o ambiente, para dar de presente para pessoas queridas e celebrar vitórias;
  • Gérbera rosa: feminilidade, delicadeza, sensualidade e amor. Podem ser dadas de presente em eventos como dia dos namorados, aniversário de namoro ou em casamentos.

Cultivo da Gérbera

Como já dito acima, ela é uma planta de fácil plantio e cultivo. Quer saber como começar esse procedimento? Veja abaixo e reproduza em casa.

As sementes de gérberas podem ser compradas em quaisquer lojas de produtos agropecuários, floriculturas, mercados e em outras lojas especializadas. O preço dos pacotinhos com 100 até 200 sementes pode variar de 1 até 2 reais.

Para plantar as suas gérberas, é preciso que o solo esteja bem drenado, visto que ela não se adapta bem em locais encharcados. Já o nível do solo deve ser médio a alto, assim como o pH um pouco ácido. Basta que você posicione as sementes no meio do vaso e cubra com terra.

A flor deve ser regada de uma até duas vezes por semana, procure colocar água durante os períodos de maior seca. É importante que as podas sejam realizadas com frequência para que novas brotações surjam constantemente.

A floração da gérbera acontece entre um a dois meses após ser plantada, ela pode ficar no mesmo vaso por até dois anos, o mesmo tempo do uso do substrato. Se for cultivar para corte, as hastes costumam atingir até 0,4 metro, sendo que o preço da dúzia e do vaso fica em torno de R$10.

Comente