/* */

Girassol: Como plantar, cuidados e cultivo

O girassol é uma das flores mais famosas do mundo, tanto que é amplamente utilizada em decorações internas e externas, além de aparecer retratada com frequência em obras de arte, como as de Vincent Van Gogh.

Curiosamente, ela pertence à família Asteraceae, que tem origem na América Central e do Norte, possuindo como características principais o caule piloso e altura que varia de 60 centímetros a 4 metros de altura.

Além disso, outra característica marcante é que o girassol tem comportamento heliotrópico, ou seja, sua flor segue a trajetória do sol (nascente ao poente), mudando sua posição durante o dia.

A flor está disponível em uma ampla cartela de cores, porém a mais famosa e fácil de ser encontrada é a tonalidade amarelo ouro. Tal planta é versátil e pode ser aplicada em jardins, de forma isolada ou em conjunto, bem como em arranjos florais.

A seguir, confira detalhes sobre o girassol, reprodução, cultivo, como cuidar da flor e qual seu tempo de vida, aprendendo assim a plantá-lo e mantê-lo em perfeito estado durante um longo período.

Como os girassóis se reproduzem

Girassol: Como plantar, cuidados e cultivo

A reprodução do girassol é alogâmica, ou seja, é por meio da polinização cruzada. Na prática, isso significa que a fertilização ocorre quando o pólen do girassol entra em contato com o estigma da flor. Por isso, insetos como as abelhas têm papel importante na reprodução e propagação da flor.

Como cultivar o girassol

O cultivo do girassol exige o cumprimento de algumas características especiais, para ter sucesso na plantação. Veja, a seguir, quais são elas e procure mantê-las para ter flores de qualidade:

1 – Condições do ambiente

Trata-se de um tipo de flor que prefere o solo argilo-arenoso, profundo e rico em matéria orgânica, inclusive com pH que varie de 6 a 7,5 e temperatura sempre maior que 10 graus Celsius.

É importante manter o solo drenado e úmido, assim, o girassol conseguirá se desenvolver bem. A planta sobrevive a breves períodos de seca, isso porque  tem sistema radicular profundo, atingindo dois metros, o que aumenta sua capacidade de absorver água e nutrientes.

2 – Fertilização do solo

É importante realizar uma fertilização do solo com estrume ou adubo verde, porque o girassol é uma planta esgotante do terreno. Na prática, isso significa que o solo precisa de nutrientes para que seja cultivado e o girassol cresça e floresça.

3 – Técnicas de cultivo empregadas

Girassol: Como plantar, cuidados e cultivo

A preparação do solo deve ser feita mantendo profundidade de 30 a 45 centímetros. O ideal é que o período de plantação seja na primavera. Caso opte por essa estação, em cerca de 70 dias o girassol floresce.

Se a plantação for em solo ou vaso, o correto é utilizar de 2 a 3 sementes de girassol. As regas devem ser feitas periodicamente, para manter o solo ligeiramente úmido, nunca encharcado.

4 – Colheita

A colheita do girassol deve ser realizada quando 50% da floração estiver aberta. O período de colheita ideal é de setembro a outubro e a flor pode ser utilizada largamente em decorações internas, inclusive na gastronomia, no consumo das pétalas e sementes.

Tempo de vida do girassol

O ciclo de vida do girassol não chega a ultrapassar um ano, considerando desde a plantação das sementes até o florescimento da planta. Quando é colhido, o girassol apresenta menor tempo de vida, cerca de 15 dias.

Por isso, se utilizado em arranjos, tende a morrer em duas semanas. Quando plantado no vaso, permanece em bom estado por mais tempo.

Como cuidar do girassol

Girassol: Como plantar, cuidados e cultivo

Girassol no vaso

Mantenha a terra sempre úmida e exposta ao sol e luminosidade natural. Sempre que notar folhas mortas, retire-as, o que ajudará a manter a qualidade e beleza do girassol.

Se a planta crescer muito em comparação ao vaso, coloque-a em um recipiente maior. Caso não tenha espaço suficiente para se desenvolver, o girassol pode morrer.

Flores cortadas

Existe uma forma simples de aumentar a durabilidade de girassóis cortados: basta utilizar conservante floral. Assim que colher a flor, dissolva um pouco de conservante em água morna.

Depois, tire todas as folhas do caule e coloque a flor nessa mistura. Em seguida, o girassol pode ser utilizado em arranjos, apresentando maior durabilidade. Se preferir, a flor pode ser mantida na água com conservante, apenas tome o cuidado de trocá-la assim que estiver turva.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply