Início » Pets » Raças de Cachorro - Tipos e Características » Golden Retriever – Características, personalidade e cuidados

Golden Retriever – Características, personalidade e cuidados

Uma bola de pelos dourados cheia de amor pra dar! Se houvesse uma definição poética para o Golden Retriever no dicionário com certeza seria essa. Essa é sem dúvidas, uma das raças mais amadas do planeta e quando paramos para analisar, realmente sobram motivos para querer ter essa raça em casa.

 

Os Goldens são obedientes e dóceis, sem falar na beleza e no amor que nutrem por seus donos. A seguir nós te contamos tudo sobre as características, origem, temperamento e tudo mais sobre esse amorzinho em forma de cachorro.

Origem 

O Golden Retriever surgiu no século XIX por conta da necessidade que os moradores da grã-Bretanha tinham de uma raça que pudesse ajudar na caça. Afinal, naquela época, a atividade de caça ia além de um esporte e era uma das principais fontes de alimento das pessoas. Por conta disso, o Barão Tweedmouth da Escócia elaborou um plano para criar a raça perfeita para a atividade. Precisava ser um cão inteligente, de fácil aprendizado, porte médio e obediente.

Dessa forma, em 1868 surgiu a primeira ninhada da cruza de um Retriever e uma Tweed Water Spaniel (raça extinta) que são os primeiros da linhagem dos Golden Retriever que conhecemos hoje.

Por sua serventia não demorou para que a raça se espalhasse por toda a Grã-Bretanha e se tornasse popular. Na América, os primeiros registros da raça no Canadá e EUA datam dos anos 1881 e 1894. Atualmente, por todo o mundo existem vários clubes de entusiastas de Golden Retriever que se reúnem em convenções sobre a raça.

Características  do Golden Retriever

golden retriever

De pêlos longos e dourados, como já diz o nome, os Golden Retriever costumam ter porte de médio para grande. São cães robustos, de patas fortes, focinho alongado e orelhas de tamanho médio. Além disso, são cachorros extremamente inteligentes por isso são frequentemente escolhidos como cães-guia ou de auxílio a outras doenças e necessidades. Também são muito enérgicos e exigem manter atividades físicas frequentes.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

AMAM água, seja de piscina, rio ou chuva então o melhor é ensiná-lo desde pequeno para que só brinque nesses lugares se tiverem o comando de um humano. Do contrário manter o seu dog limpinho, e principalmente seco, pode ser uma tarefa não muito fácil.

Temperamento

É quase unanimidade quando nos referimos aos Golden como “cão perfeito”, porque eles são mesmo.

De temperamento dócil e gentil, se dão bem com todo mundo, sejam pessoas conhecidas ou estranhas. Ideais para conviver com crianças, são pacientes e amam a agitação dos pequenos que os ajudam a queimar energia. Aliás, por conta de todo esse amor, são muito apegados aos seus humanos e exigem um bom tanto de atenção.

O Goldens Retriever é aquele tipo de cãozinho que faz parte de verdade da família. São protetores, leais, obedientes e MUITO felizes.

Gostam muito de brincar, muito mesmo, por tanto tenha certeza que você terá tempo para usufruir com esse dog antes de pensar em adotar um. Outra coisa maravilhosa sobre essa raça é que eles se dão muito bem com outros animais. Então, claro que depois de um período de adaptação, não tenha receio de adotar essa raça se você possui outros cachorros ou outras espécies em casa. O Golden vai ficar feliz da vida por ter ainda mais companhia para brincar.

tenha consciência de que essa é uma raça de porte relativamente grande, então o ideal é ter um espaço grande para que o dog possa se exercitar. Se caso não for possível ter esse espaço em casa, garante ao menos um passeio por dia para que o seu cãozinho não fique deprimido, ok!?

Cuidados e Higiene do Golden Retriever

Escovação

Uma das características mais lindas dos Golden é o seu pelo dourado e longo. Contudo, para mantê-lo desembaraçado e brilhante é preciso escová-lo pelo menos uma vez por semana. Escovas de cerdas curtas ou uma Rasqueadeira macia são ideias para  para manter esse hábito.

Dica: Para não tornar esse momento da escovação do seu dog turbulenta o ideal é que desde filhote esse momento seja associado a diversão ou relaxamento. Então, procure intercalar as escovações com brincadeiras e muito carinho para que seu cãozinho entenda que esse é um momento agradável.

Banhos

Normalmente o Golden Retriever é uma raça que AMA água, sendo assim provavelmente você não vai encontrar muitos problemas para manter o seu cachorro limpinho.

O ideal é um banho a cada 15 dias, não sendo possível, pelo menos um banho por mês, sempre com produtos específicos para cães. Ah, e cuidando sempre para que os pêlos sequem muito bem e para que não entre água nos ouvidos.

Cuidados com a Saúde do seu Golden Retriever

É importante lembrar que todas as raças têm algumas predisposições à algumas doenças. Em relação aos Goldens os cuidados maiores deve ser com os olhos muito frequentemente atingidos pela catarata. Também com as ancas que com o passar dos anos podem ir enfraquecendo por conta do tamanho e peso do Golden. Apesar disso, todos esses problemas podem ser evitados ou remediados com o acompanhamento frequente de um veterinário de confiança. Consultas de tempos em tempos são necessárias para garantir que o seu melhor amigo te acompanhe pelo maior tempo possível 😉

Alimentação

Por ter um porte de médio a grande e pelos longos os Goldens precisam de uma alimentação bem balanceada que lhes garantam todos os nutrientes necessários. Por isso, procure dar sempre uma ração de boa qualidade ao seu cachorro e se possível, uma indicada pelo veterinário. Isso porque apenas ele vai saber de todas as necessidade do organismo do seu dog e o que é o melhor para ele.

Se não for possível seguir a indicação do seu veterinário, dê uma olhada nesse artigo sobre Como escolher a ração ideal para o seu cachorro. Com certeza ele irá te ajudar a decidir qual a melhor opção para a sua criança de quatro patas.

E então, está tão apaixonado pelo Golden Retriever quanto o resto do mundo? Ele é um amigo leal e amável, mas lembre-se que para ter um cachorro como esse, ou qualquer outro na verdade, é preciso ter muita responsabilidade. Pets, assim como nós humanos, precisam de cuidados, amor e respeito então lembre-se que no momento em que você decide adotar toda a responsabilidade pelo bem estar do seu amigo é sua. Por tanto, adoção apenas de forma responsável e consciente, ok!?

Tártaro em cachorros: o que fazer para evitar? Veja aqui!

Veja aqui como deve ser a tosa do cachorro!

Veja aqui como levar seu cachorro no Uber!

Seu cachorro late demais? Veja aqui o que fazer para evitar esse hábito!

Agora conta pra gente se você já teve essa raça em casa ou se está pensando em adotar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário