Grafiato – Como escolher? Onde comprar? Como fazer em casa?

Você deseja fazer uma nova decoração em sua casa, a técnica de grafiato em paredes pode ser uma solução!

O grafiato é uma técnica de pintura de paredes que pode ser usada em vários ambientes da casa. Veja algumas dicas de decoração.

Dicas de decoração

Sala

Você pode usar o grafiato na parede de fundo com a televisão ou então na parede que fica atrás do sofá. De qualquer forma, utilize a técnica do grafiato apenas em uma das paredes da sala. Ainda, utilize uma cor diferente das demais paredes, para dar destaque.

Na sala você pode fazer o grafiato na parede que fica por trás da televisão. Todavia, muitos gostam de usar a parede que fica por trás do sofá para destacar o ambiente.

Ambientes externos

O grafiato pode ser utilizado em ambientes externos para dar aquele toque mais moderno em sua casa. Você pode usar o grafiato na fachada da sua casa ou mesmo na varanda/garagem. Ainda, aplicar o grafito em ambientes externos exige maior manutenção e um acabamento diferenciado, por isso, converse com o profissional antes de optar por essa técnica.

Além disso, por ser uma área maior do que alguma parede de algum cômodo, o valor do grafiato em ambientes externos pode ser mais caro.

Quarto

O grafiato pode ser usado no quarto também, porém, aqui, sugerimos que você use um modelo de grafiato mais simples, sem muito riscos ou riscos mais suaves.

Você pode usar o grafito na parede que fica atrás da cama, opte por usar uma cor diferente, mas não tão contrastante, das outras paredes do quarto.

Cozinha

Por que não usar grafiato na cozinha? Você pode sim usar grafiato na cozinha.   Geralmente, as cozinhas recebem revestimento de azulejo até o teto. Porém, hoje em dia, está se usando muito revestimento até a metade da parede só.

Por isso, você muito bem pintar uma das paredes, de preferência as que não estejam perto de fogão, geladeira e pia, com grafiato. Ainda, se a sua cozinha for junto com a sala de jantar, prefira usar o grafiato nesse ambiente.

Dessa forma, o grafiato é uma técnica de pintura que pode ser utilizada na maioria dos ambientes. Ele traz sofisticação e modernidade para a sua casa.

Como fazer o seu grafiato em casa?

O grafiato é uma técnica de pintura que você mesmo pode fazer. Assim, para embarcar nessa aventura, é necessário conhecer os materias e as formas de aplicação. Siga nossas dicas e faça você mesmo e aplique o grafiato em sua casa.

Quais materiais comprar?

Para fazer o grafiato em sua casa, tome nota de alguns materiais indispensaiveis:

massa para o grafiato; primer acrílico; fita crepe; lixa; balde; espátula; materiais para a proteção do piso; utensílio para mexer, como jornais e lonas;  desempenadeira plástica; rolo ou pincel de pintura e ferramenta risca fácil.

Preparando a parede que receberá o grafiato

Antes de fazer a massa de grafiato, proteja o piso com lona e jornal, além de proteger também os moveis e objetos presentes no cômodo. Passe fita crepe nos rodapés das paredes e gesso do teto.

Para preparar a parede que receberá a massa de grafiato, tire todas as imperfeiçoes da parede com lixa e espátula. Além disso, em caso de rachaduras, cubra-as com gesso ou massa corrida.

Parede preparada, aplique com um pincel ou rolo o primer acrílico. Para isso, misture o primer com água em um balde. Depois aguarde o primer secar por até seis horas.

Como fazer e aplicar a massa de grafiato

Parede seca, vamos aplicar a massa de grafiato. Para preparar a massa, basta diluir em água a massa de grafiato, utilize um balde para isso.

Depois pegue a desempenadeira de plástico e coloque uma camada generosa de massa em cima e passe na parede. Aplique de modo uniforme, afim de manter uma mesma espessura.

Com a massa ainda fresca na parede, aplique o risca- fácil em movimentos de cima para baixo, sempre na mesma direção. Depois use a desempenadeira para retirar possíveis excessos de massa de grafiato. E depois, é só deixar secar por 48 horas.

Quando a parede estiver bem seca, aplique a tinta da cor de sua escolha, espere secar e, pronto, sua parede com grafiato está pronta.

Grafiato4

Grafiato profissional

A massa de grafiato é composta por argamassa e grafitina, mas se você deseja baratear o custo do grafiato, utilize areia na composição do grafiato.

Você também pode inserir pigmentos à massa, dessa forma, você não precisa pintar a parede só depois que o grafiato estiver seco.

Onde comprar?

A massa de grafiato é facilmente encontrada em lojas de materiais de construção e lojas de tintas, com certeza tem uma perto de você.

Uso comum do grafiato

O grafiato vem sendo muito utilizado para resolver problemas de umidade e infiltração.

Se na sua casa, existem paredes com umidade, experiente passar grafiato ao invés de uma pintura normal. O grafiato ajuda a resolver esse problema por um período.

Esperamos que você tenha aprendido um pouco sobre grafiato.

Não se esqueça de compartilhar esse texto. Até a próxima!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply