Início » Pets » Dicas de Cuidado e Comportamento dos Gatos » Guia completo para adotar gatos: o que eu preciso saber?

Guia completo para adotar gatos: o que eu preciso saber?

Gatos são animais calmos, companheiros e independentes. Mas, isso não significa que não precisem de cuidados! Eles comem, fazem sujeira e precisam brincar! Se você será pai/mãe de primeira viagem de um gatinho, precisa ler esse guia completo para adotar gatos! Aqui tem tudo o que você precisa saber!

A primeira coisa que precisa saber, é que além da companhia, adotar um gato é uma atitude que precisa de muita responsabilidade. Para te guiar nessa jornada, prossiga com a leitura deste guia!

Acessórios básicos para quem tem um gato

Guia completo para adotar gatos: o que eu preciso saber?

Os cuidados com o gato vão muito além de apenas comprar a ração. Eles precisam de alguns acessórios e, não por luxo, mas por necessidade mesmo! São eles:

Sim, todos esses itens são necessários e importantes para os cuidados com o seu futuro gato. Você entenderá o motivo nos próximos tópicos!

Higiene e limpeza

A caixa de areia é o local onde o gato fará suas necessidades. E, se sua casa for grande pode ser necessário ter mais de uma caixa de areia em casa. Esse será o banheiro do animal e, assim como o seu banheiro precisa de limpeza diária, a caixa de areia também. Não deixe acumular sujeira por muito tempo, limpe todos os dias e, se possível até 2x ao dia.

A areia é o maior custo que você terá com seu amigo, mas é um investimento necessário! Ela precisa ser trocada com frequência e, conforme você limpa a caixa, precisará repor. No entanto, há uma receitinha que poderá ajudar a economizar, além de facilitar a limpeza e aliviar o cheiro. Anote aí:

  • 2kg de areia de gato + 1kg de farinha de mandioca.

Essa mistura irá transformar a sujeira do gato em um tipo de torrão, que facilitará a limpeza e também irá amenizar o forte odor da urina.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Lembrando: é melhor ter mais de uma caixa de areia em casa do que ter xixi de gato no sofá! Não exite em comprar mais de uma, se for necessário!

Alimentação dos gatos

Guia completo para adotar gatos: o que eu preciso saber?

Os gastos com comida para os felinos são bem menores do que os gastos com comida de cachorro! Em média, os bichanos comem cerca de 1kg de ração por mês. Existem vários tipos e marcas, úmida ou seca, escolha de acordo com os nutrientes de cada uma. Para ajudar, questione o veterinário.

Dica: se quer mesmo economizar, procure comprar um saco de ração de 10 ou 15kg. Irá durar por um bom tempo e, o preço do kg será bem menor do que comprar mensalmente. Se optar pelo pacote grande, certifique-se de ter um local bem fechado para guardar.

Outro detalhe importante sobre os gatos, é em relação a água. Eles não gostam de água parada, portanto dificilmente irão beber em um potinho. O ideal é comprar uma fonte falsa de água própria para o animal. Você também poderá fazê-la e diminuir os custos iniciais. Caso contrário, terá que trocar a água várias vezes ao dia.

Veja como fazer uma fonte falsa de água:

Brinquedos e arranhadores

É na natureza dos gatos arranhar para afiar as unhas. Se você não oferecer nada para arranhar, ele fará isso como seu sofá, tapete, carpete ou o que encontrar e achar interessante. Portanto, não economize nesse sentido e compre um arranhador bem bacana!

Os brinquedos são para ele se divertir e passar o tempo. Afinal, gatos são calmos e tranquilos, mas também curtem uma brincadeirinha!

Saúde dos gatos

Guia completo para adotar gatos: o que eu preciso saber?

Levá-lo periodicamente ao veterinário é a melhor forma de tratar o seu bichinho. Nas consultas, o profissional irá avaliar sua saúde, o peso, o pelo e se necessário, pedir exames para um diagnóstico mais aprofundado. Eles também precisam de vacinas e, é importante não perder nenhuma. Além das vacinas, é importante vermifugar os gatinhos seguindo a recomendação profissional para evitar problemas graves de saúde.

Outro ponto importante é a castração. Se quer evitar as saidinhas e escapadinhas, o melhor é castrar o bichano para acalmá-lo.

Dê amor ao seu gato!

Gatos são conhecidos por sua independência, no entanto, eles são extremamente carinhosos e precisam de atenção. Algumas raças precisam de mais que outras, mas no geral todos os felinos gostam de um aconchego e principalmente de amor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário