Início » Organizando » 8 erros que você NÃO PODE cometer ao montar um quarto infantil; fique atento com essas dicas

8 erros que você NÃO PODE cometer ao montar um quarto infantil; fique atento com essas dicas

É normal se empolgar na hora de decorar um novo ambiente, mas na hora de montar um quarto infantil, é importante evitar alguns erros. Muitas mamães e papais acabam focando na parte decorativa, deixando a segurança de lado. 

Com nossas dicas você verá que é possível unir boas dicas e criar um ambiente seguro e acolhedor para seu filho.

Pensando nisso, trouxemos 8 erros que você não pode cometer ao montar um quarto infantil.

8 erros que você NÃO PODE cometer ao montar um quarto infantil; fique atento com essas dicas

1. Decoração errada

Um dos principais erros é decorar o quarto sem pensar no que a criança gosta, decorando como se fosse seu. Você pode decorar o quarto como desejar enquanto ele for um bebê, mas conforme a criança cresce, o ideal é deixá-lo escolher as coisas que gosta. 

Se seu filho ou filha já tem idade para dizer sobre o que gosta, considere perguntar sua cor favorita, os desenhos que mais gosta, e decore pensando em como deixar o ambiente agradável para eles. Leve em conta seus gostos pessoais, colocando objetos que estimulem a criatividade e imaginação.

2. Esquecer da segurança

Como estamos falando de crianças, a segurança vem em primeiro lugar. Utilize móveis específicos para crianças, proteja bem as tomadas e instale fechos de segurança em armários, portas, gavetas e janelas do cômodo. 

3. Organizar errado

Antes de começar a comprar os móveis e decoração, pense bem no espaço disponível e em como será feita a distribuição dos movéis. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

É importante deixar um espaço para que a criança possa brincar e se mexer sem esbarrar nos móveis.

4. Abusar das cores e temas

Ao mesmo tempo que o ideal é pensar nos gostos da criança, é bom evitar abusar de cores e temas específicos. Afinal, estão sempre sendo lançadas coisas novas e as crianças podem querer mudar tudo, o que não é sempre possível, não é mesmo? Se desejar fazer algo temático, aposte em brinquedos e bichinhos de pelúcia, que podem ser facilmente substituídos.

Evite cores fortes e aposte nos tons neutros, pois as cores chamativas cansam. Mesmo que seja para uma criança, o ambiente não precisa ser todo colorido.

5. Errar na iluminação

A ideia aqui é não focar apenas em uma iluminação central, como os cômodos costumam ter. Para iluminação de quarto infantil o ideal é utilizar pontos de iluminação pelo quarto. Podem ser utilizados pontos estratégicos para colocar a luz onde a criança vai descansar, por exemplo.

6. Limpeza

Esse é um cômodo que sempre vai demandar limpeza, pois está sujeito à bagunça e sujeiras. Facilite ao máximo a limpeza trabalhando na organização do espaço. Caixas organizadoras com tampa são extremamente úteis, já que ficam fechadas, evitando pó.

7. Altura inacessível para crianças

Um erro comum é errar na altura da organização de itens e deixá-los inacessíveis para as crianças. Isso não deve acontecer na decoração infantil, já que tudo deve ser adaptado para os pequenos.

Coloque nichos e prateleiras em uma altura que seus filhos consigam alcançar os objetos, dessa forma, isso vai trabalhar o desenvolvimento e autonomia das crianças.

8. Gastar demais

Apesar de ser tentador comprar várias coisas para montar um quarto infantil, não é necessário. Quando se trata de decoração, o céu é o limite. Não esqueça que crianças crescem rápido e que seus gostos e necessidades mudam, assim, algo que era importante e funcional em um instante, logo vai deixar de ser. Por isso, invista em mobiliário e peças de decoração que sejam úteis por vários anos, trocando apenas brinquedos conforme as crianças crescem.

Na hora de pensar sobre a decoração do seu pequeno ou pequena, leia algumas dicas de decoração e pense até em investir nos tutoriais de faça você mesmo, algumas dicas podem ser úteis e vão ajudar aqueles que querem economizar e gostam de trabalhos manuais. 

Essas são algumas dicas valiosas para colocar em prática na hora de montar um quarto infantil. Esperamos que o artigo ajude a evitar alguns erros e se você já cometeu algum deles e tem alguma dica para dar, é só deixar nos comentários! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário