Hibisco: Como Cultivar, Benefícios e Cuidados

A flor de Hibisco também conhecida como mimo de Vênus, possui o nome científico Hibiscus que significa Ísis (Deusa Egípcia). No entanto, esse gênero agrupa cerca de 241 espécies que estão presentes em países subtropicais e tropicais, pois a planta não tolera regiões com frio constante.

Cada localidade do mundo, possui espécies diferentes da flor, como por exemplo:

  • Portugal – Hibiscus Palustris e Hibiscus Trionum;
  • Leste da África – Hibiscus schizopetalus;
  • Havaí – Hibiscus clayi;
  • China – Hibiscus syriacus;
  • América do Norte – Hibiscus moscheutos;
  • Leste do Mediterrâneo – Hibiscus trionum.

Hibisco: Como Cultivar, Benefícios e Cuidados

No Brasil, a espécie de Hibisco que mais se ouve falar é a Hibiscus sabdariffa originária da África Tropical, também chamada de flor da Jamaica. Estima-se que a planta tenha sido trazida ao país pelos escravos.

Nem todas as espécies de Hibisco são comestíveis, algumas servem somente para ornamentação. Não é o caso da Hibiscus sabdariffa, encontrada no Brasil, ela possui um cálice carnoso muito usado na produção de bebidas, geleias, chás e também em alguns pratos típicos na culinária na região nordeste do País.

Para que serve a flor de Hibisco?

Alguns estudos mostram que a flor de Hibisco era muito usada para enfeitar os jardins antigamente, especialmente na Ásia Tropical, por isso, a espécie Hibiscus rosa-sinensis pode ser a grande responsável pelo aparecimento das diferentes espécies devido sua hibridação com outras.

Estima-se que as pessoas que viajavam da Polinésia para a Índia através da China foram os responsáveis por levar a espécie até outros lugares, fator que resultou em uma floração diversificada com inúmeras cores e formas.

Hibisco: Como Cultivar, Benefícios e Cuidados

Na China, o Hibisco era muito utilizado pelas mulheres para cuidar dos cabelos e da pele, se mostrou um potente protetor solar, além disso,a espécie rosa -sinensis é comestível, portanto, vulgarmente usada em saladas e demais receitas culinárias em diversas Ilhas do Pacífico.

A fama do Hibisco na Índia é para lustrar sapatos, da mesma forma, na Indonésia, onde inclusive apelidaram a flor de Flor de sapato. Nos demais Países, as flores secas do Hibisco são muito utilizados para fazer bebidas e chás.

O uso do Hibisco no Brasil

Hibisco: Como Cultivar, Benefícios e Cuidados

A beleza da flor de hibisco pode ser aproveitada em diversos projetos de jardinagem, no entanto, a medicina natural atribui a espécie Hibiscus Sabdarriffa outras formas de uso que beneficiam a saúde. São elas:

  • Combate a pressão alta;
  • Propriedades diuréticas que combatem a retenção de líquido;
  • Laxante, pois regulariza o intestino;
  • Poder antioxidante que age contra os radicais livres;
  • Redutor de colesterol e triglicerídeos;
  • Inibe a oxidação do LDL (Colesterol ruim);
  • Protege o coração;
  • Ajuda em processos de emagrecimento;
  • Melhora a digestão.

Por essa razão, o Hibisco é mais conhecido no Brasil pelas propriedades medicinais do que ornamentais, especialmente por aqueles que estão em busca de melhorar a saúde e perder peso.

Como cultivar a flor de Hibisco?

Hibisco: Como Cultivar, Benefícios e Cuidados

A flor de Hibisco não nasce em qualquer lugar, pois ela não pode ser cultivada com exposição solar direta, mas também não suporta temperaturas baixas, ou seja, regiões frias não são apropriadas.

Como se trata de uma planta rústica, ela se dá muito bem em regiões áridas, pois não requer muita água e nem um solo rico em matéria orgânica, por isso, é muito comum encontrar essa flor no nordeste brasileiro.

Para plantar o hibisco, basta algumas estacas de galhos que devem ser enterradas na terra ou em um vaso. No período de chuvas, as estacas que não estiverem floridas, devem ser retiradas para que elas tenham mais capacidade de enraizamento.

Caso essas estacas sejam plantadas fora da época de chuva, é preciso manter a terra levemente úmida para garantir a floração. Todo o início de primavera, a poda das estacas é necessária para que dê belas flores e folhas o ano todo.

Se a opção for o plantio em vasos, é preciso colocar um bom adubo orgânico, pois o cultivo se difere do contato direto com a terra.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply