Explosão de criatividade: 5 ideias de uso que farão você se APAIXONAR por retalhos

Conheça cinco ideias de uso de retalhos de tecido na decoração e aproveite para adotá-las no seu lar, transformando ambientes.

O uso de retalhos na decoração pode deixar ambientes muito mais criativos sem gastar muito. Com eles dá para montar uma decoração personalizada, colorida e cheio de estilo, principalmente se tiver habilidades manuais para artesanato e de costura.

Possui vários retalhos, mas não sabe como utilizá-los e inseri-los na decoração de seu lar? Então, confira aqui cinco ideias de uso desses pedaços de tecido e transforme ambientes!

Por que utilizar retalhos na decoração?

Explosão de criatividade: 5 ideias de uso que farão você se APAIXONAR por retalhos

O motivo é simples: dá para transformar a decoração de maneira econômica e sustentável. O retalho é um pedaço de tecido que tende a ser descartado. No meio ambiente, ele demora para se decompor, causando um impacto negativo na natureza.

Ao reaproveitar esse material dá para evitar o descarte inadequado, tendo uma atitude mais sustentável. Além disso, seu uso permite criar peças de decoração sem gastar muito, tudo personalizado e exclusivo.

5 ideias para usar retalhos na decoração

Afinal, como usar retalhos de tecido na decoração? Abaixo apresentamos cinco alternativas, todas fáceis de serem adotadas. Confira quais são:

1. Fuxicos

Os fuxicos são retalhos de tecidos alinhavados em suas extremidades, deixando o material com um formato arredondado. Eles podem ser utilizados para confeccionar diferentes materiais, como revestimentos para sofá e poltrona, bem como capas de almofada.

Eles podem surgir em toda a peça ou somente em detalhes, como em cantos de capas de almofadas e fronhas de travesseiro. A dica é abusar de sua criatividade, colocando fuxico em materiais que utiliza no dia a dia, usando-o como adorno.

artesanato com fuxico de retalhos

2. Capas de almofadas

Que tal juntar vários retalhos para fazer capas de almofada? Essa é a dica de uso mais simples e que causa maior impacto na decoração. Para adotá-la, basta juntar os retalhos, uni-los e costurá-los no tamanho de suas almofadas.

Dá para fazer uma capa repleta de retalhos, seja na frente ou verso. Se preferir, outra opção é costurar o retalho em somente um lado e usar um tecido plano e liso do outro lado da capa da almofada.

capa de almofada de retalhos

3. Revestimento de móveis

Está com móveis antigos e em estado não tão bom em casa? Dá para revesti-los com retalhos de tecidos! Essa ideia pode ser aplicada, por exemplo, em bancos, cômodas, armários e mesas. É uma alternativa à personalização com adesivos ou pinturas, por exemplo.

Um detalhe importante: o resultado é incrível, mas exige um pouco mais de trabalho. É preciso preparar o móvel, muitas vezes lixando sua superfície para aumentar a capacidade de adesão.

Também é necessário utilizar materiais específicos para adesão e acabamento, evitando que o tecido se solte com facilidade com o passar do tempo, tendo maior durabilidade.

Dá para investir nessa dica em móveis de quaisquer cômodos, mas o uso de retalhos como revestimento é mais especialmente indicado e combina mais com o quarto infantil, o quarto de casal e com a sala.

retalhos como revestimento de móveis

4. Quadros

Também dá para fazer quadros com retalhos de tecido, garantindo um resultado colorido e criativo incrível. Dá para criar imagens usando o retalho, bem como para colar o material lado a lado e fazer desenhos sobre o tecido usando tinta. Neste caso, o retalho é somente um fundo, uma espécie de tela colorida.

Quer algo ainda mais prático? A dica é utilizar retalhos médios e grandes para fazer quadros com medidas maiores, tendo um maior impacto na decoração de ambientes.

retalhos em quadros

5. Cortina

Se tiver uma quantidade maior de retalhos, dá para utilizá-los na confecção de cortinas para sala, quarto e cozinha, por exemplo. Mas atenção a um detalhe: o uso do material faz muito mais sentido em decorações alegres, divertidas e irreverentes.

Portanto, se fizer uma cortina de retalhos e instalá-la em um ambiente com decoração clássica, pode ser que a peça não combine com o restante da área. Neste caso, o resultado pode ficar comprometido.

As cortinas de retalhos normalmente combinam mais com decorações coloridas, sustentáveis e rústicas. Já decorações mais luxuosas pedem peças com outro tipo de tecido.

retalhos em cortina

Além da cortina tradicional com tecido plano, há a alternativa de fazer uma com fuxicos, unindo vários em fios. Depois, é só pendurar na porta da cozinha, da lavanderia ou mesmo no quarto infantil, dando um colorido extra para a área.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário