Como acertar na decoração com espelhos; ideias que podem enaltecer o seu lar

Confira, aqui, dicas para acertar na decoração com espelhos e veja ideias de uso da peça para valorizar seu lar!

A decoração com espelhos ajuda a enaltecer seu lar, transformando ambientes de maneira simples e rápida. No entanto, para ter esses resultados é importante saber usar esse item.

Não sabe como usar espelhos na decoração? Sem problemas! Aqui, você confere dicas e entende por que compensa utilizá-los em seu lar. Continue a leitura e descubra!

Por que usar decoração com espelhos?

Como acertar na decoração com espelhos; ideias que podem enaltecer o seu lar

Os espelhos são aliados da decoração porque eles proporcionam benefícios especiais de maneira simples, rápida e sem muito esforço.

Essas peças refletem imagens, portanto, dão a impressão de que a área é visualmente mais ampla. Por isso, são itens de decoração perfeitos para salas e quartos pequenos, por exemplo.

Outro benefício é que ele reflete a luz natural ou artificial. Como resultado, tem-se a impressão de que a área é mais clara e iluminada, fazendo a diferença em ambientes com poucas janelas.

Como se não bastassem esses diferenciais, os espelhos também dão charme e elegância para a decoração! Isso é ainda mais reforçado pela moldura da peça, que lhe dá um toque extra de sofisticação.

Dicas para acertar na decoração com espelhos

espelho em quarto

Mas afinal, como acertar na decoração com espelhos em seu lar? Há dicas que lhe ajudam nessa tarefa, simplificando o uso dessas peças.

Confira, a seguir, quais são:

espelho redondo sobre aparador

Escolha o formato perfeito

espelhos redondos, ovais, quadrados e retangulares. Para acertar na escolha do formato, o ideal é considerar o tipo de característica que quer imprimir à sua decoração.

Os espelhos redondos e ovais, por exemplo, conferem dinamismo para a decoração, além de um ar mais contemporâneo. Já os espelhos quadrados e retangulares são atemporais e sofisticados, combinando perfeitamente com quaisquer tipos de decoração.

espelho em mesa de cabeceira de quarto

Dê uma atenção especial à moldura

A moldura é um detalhe que dá acabamento ao espelho. Existe uma grande variedade de moldura, desde as minimalistas até as vintages e maximalistas.

E qual a melhor escolha? Depende do estilo decorativo do espaço. Se optar por uma decoração mais clean, a moldura minimalista é a melhor escolha. Caso queira algo diferente e criativo, escolha uma moldura vintage.

A dica para acertar é sempre considerar o estilo decorativo do cômodo. Assim, fica mais fácil reduzir suas opções, além de diminuir expressivamente a possibilidade de erro.

espelho com moldura

Defina a cor da moldura

Não há regras quanto a cor da moldura, mas ter algumas informações lhe ajudará a garantir a melhor opção, considerando a decoração do espaço. Uma dessas informações é que cores atemporais são à prova de erros.

Nessa lista de cores atemporais estão todas as tonalidades neutras, como o branco, bege, tons terrosos e preto. Esses tons combinam facilmente com quaisquer tipos de decoração e podem ser utilizados por muito tempo, pois não saem de moda.

Outra informação é sobre dar toques de cor na decoração. Por exemplo, suponha que a decoração de sua sala seja predominantemente branca. Neste caso, escolher um espelho com moldura colorida ajudará a quebrar um pouco o monocromático da decoração, trabalhando com contrastes.

Caso tenha uma decoração colorida no ambiente e queira usar um espelho com moldura numa cor mais vibrante, a dica é apostar em tons semelhantes. Escolha a moldura numa tonalidade parecida a outra da decoração.

espelho grande encostado na parede

Estabeleça o tamanho do espelho

Peças grandes são imponentes e valorizam a decoração do cômodo. Se possível, dê preferência a elas. Além de complementar a decoração, também são perfeitas para conferir seu look antes de sair de casa!

Dá para instalar o espelho grande na parede. Se ele for muito pesado, considere apoiá-lo no piso e encostá-lo na parede, garantindo um visual moderno e atual para a decoração.

Não consegue investir em um espelho grande? Então, compre os modelos médios, que são perfeitos para pendurar na parede ou acima de móveis.

Caso queira usar os espelhos somente como elementos decorativos, uma dica interessante é montar uma composição com vários espelhos na parede de seu lar. Neste caso, dê preferência para modelos com molduras especiais e diferentes, o que ajudará a montar uma composição criativa.

espelhos redondos na decoração

Faça uma composição de espelhos e itens de decoração

Além da composição que leva somente espelhos, também dá para fazer uma com outros itens de decoração, como quadros, relógios, pôsteres e luminárias.

O resultado é criativo, dando muita personalidade para a decoração.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário