Incríveis ideias para guardar sapatos de forma organizada. Você vai adorar!

Os sapatos costumam ocupar muito espaço no guarda-roupa ou sapateira e há quem tenha dificuldade para organizá-los. Este é o seu caso? Então, confira aqui ideias incríveis para guardar sapatos!

sapato

Como organizar sapatos gastando pouco?

Há ideias boas e baratas para organizar sapatos gastando pouco! Uma delas é utilizar cabides e pregadores! Isso mesmo, é só prender o pregador no cabide e pendurar o sapato.

organizar sapato em cabide

É importante ressaltar que essa é uma ideia que funciona melhor com sapatos sem salto, como sapatilhas, sandálias rasteiras, mocassins e tênis. Além disso, essa opção de organização é perfeita para quem não tem o costume de utilizar o suporte interno superior do guarda-roupa.

Não tem espaço disponível no guarda-roupa? Uma alternativa é organizar sapatos debaixo da cama. Para isso, utilize um suporte de madeira, coloque seus acessórios sobre ele e guarde todos debaixo da cama.

Para facilitar o manuseio desse suporte, é importante instalar rodinhas, o que possibilitará puxá-lo com maior facilidade e menor possibilidade de danos ao piso.

Outra ideia que funciona muito bem é colocar os sapatos em organizadores. Mas, esses itens podem ser caros e nem sempre há dinheiro sobrando para comprá-los.

Uma alternativa é utilizar potes transparentes que tenha em casa! Basta colocar os sapatos nos potes e empilhá-los, aproveitando melhor o espaço disponível no armário.

Mas, por que usar potes transparentes? Simples: assim, você consegue identificar rapidamente o conteúdo do recipiente, sem precisar passar horas procurando o sapato que deseja.

Quer comprar uma sapateira, mas a grana está curta? Dá para construir uma com canos de PVC! É só cortá-los no tamanho que precisa e grudá-los com cola quente. Um dos diferenciais dessa alternativa é que também dá para pintar e personalizar o material, deixando-o exatamente como deseja.

Como organizar sapatos no armário?

Organizar sapatos no armário é mais simples do que muitos pensam! O ideal é ter prateleiras internas para facilitar a disposição dos acessórios, aproveitando melhor o espaço disponível.

Também guarde os sapatos fora da embalagem original! Se utilizar potes ou demais organizadores, é importante que eles tenham uma abertura para garantir uma boa circulação do ar e minimizar a possibilidade de danos, como o mofo.

Ao dispor seus sapatos nas prateleiras, coloque-os de forma que consiga visualizá-los e identificá-los facilmente. O ideal é manter um pé para frente e outro para trás, porque possibilitará ocupar menos espaço, conseguindo manter mais pares na mesma prateleira.

Se os sapatos forem mais flexíveis e moles, o recomendado é guardá-los com algum enchimento para evitar a perda de sua forma. Desse modo, os acessórios permanecerão em perfeito está por muito mais tempo.

Quem tem bota de cano longo também precisa ter um cuidado especial ao guardá-la no armário! Evite deixá-la dobrada, pois isso pode danificar o acessório irreversivelmente.

No caso dessas botas, tente guardá-las em um organizador específico ou enchê-las de papel ou tecido para que mantenha sua forma. Outra sugestão é armazená-las com um espaguete de piscina dentro, mantendo-as eretas.

Como fazer suporte para guardar sapatos?

Há vários tipos de suporte para guardar sapatos e alguns são fáceis de serem confeccionados em casa. Uma ideia é utilizar caixotes de madeira e empilhá-los, montando uma sapateira criativa. Se o espaço interno for grande, é possível dividi-lo com prateleiras.

Também há a opção de instalar ganchos na parede ou dentro de seu armário para deixar os sapatos, mantendo-os suspensos e aproveitando o espaço vertical da área.

Se tiver habilidades de costura, é interessante fazer um suporte de tecido! Basta costurar “alças” nas quais colocará o sapato, prendendo-as a um tecido maior. Então, é só pendurá-lo dentro de seu armário.

Dicas extras de armazenamento de sapatos

  • Não guarde os sapatos imediatamente após o uso! É importante deixá-los em uma área com boa circulação de ar, para que sequem e não sejam armazenados úmidos de suor. Isto é essencial porque evita o desenvolvimento de mofo e preserva seus calçados;
  • Se guardar os sapatos em um armário, deixe-o aberto uma vez por semana, o que contribuirá para evitar mofo nos acessórios;
  • Caso não tenha planos de usar um determinado par de sapatos tão cedo, tente limpá-lo antes de guardar. Assim, evita-se que eventuais sujeiras manchem o sapato, mantendo-o em perfeito estado por muito mais tempo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário