Ideias MARAVILHOSAS para você organizar sua cozinha! Surpreenda-se com as dicas

Uma cozinha desorganizada é sinônimo de estresse! Não é para menos, afinal, o ambiente perde sua funcionalidade e não é possível encontrar utensílios e produtos facilmente.

Como resultado, é comum que passem da data de validade ou que compre mais produtos idênticos para reposição, quando na realidade você já os tinha, eles só estavam perdidos na bagunça.

Mas, não é só isso: uma cozinha bagunçada compromete a decoração da área, tirando sua beleza. É justamente por isso que o ambiente não fica tão agradável como gostaria.

Quer reverter essas situações? Então, confira aqui ideias maravilhosas para organizar sua cozinha, deixar o ambiente funcional e muito mais agradável!

dicas para organizar cozinha

Ideias para organizar sua cozinha

Há diferentes formas de organizar sua cozinha e dar praticidade para a área. A seguir, listamos o que fazer para conseguir esses resultados de forma simples:

Livre-se de excesso

Uma das principais causas da desorganização é o excesso! Faça uma triagem em tudo o que possui na cozinha e jogue fora o que não tem mais utilidade. Sabe aquele pote de plástico quebrado? Coloque-o no lixo. A mesma ideia vale para os alimentos com prazo de validade vencidos.

Caso tenha algo que esteja em bom estado, mas não utiliza mais, dá para doar ou vender em sites especializados em itens usados.

Ao fazer isso, você conseguirá abrir espaço para organizar melhor os utensílios que realmente utiliza no dia a dia, bem como para organizar produtos alimentícios.

Separe itens por tipo

Antes de começar a colocar itens nos armários e prateleiras, separe-os por tipo, com copos, taças, pratos, alimentos, temperos, panelas, potes, entre outros. Dessa forma, dá para se ter uma ideia de quantidade de coisas que possui e onde é possível colocá-las de forma agrupada, o que facilita encontrá-las posteriormente.

Invista em organizadores

Ótimos exemplos são os organizadores de gaveta, geladeira, entre outros. Eles possibilitam separar itens por tipo dentro dos próprios móveis e eletrodomésticos, sendo possível encontrá-los rapidamente sempre que precisar.

É o caso dos organizadores de tampas de panelas, talheres, gêneros alimentícios e produtos de limpeza. Inclusive, há organizadores que podem ser instalados em portas ou paredes de armários, possibilitando aproveitar o espaço vertical dos móveis. Se possível, invista nesses organizadores!

Está com a grana curta para comprar organizador e quer soluções econômicas para manter sua cozinha livre de bagunças? Uma dica infalível é reaproveitar potes e embalagens!

Utilize, por exemplo, potes para organizar talheres por tipo, gêneros alimentícios ou produtos de limpeza usados na cozinha. Dá, inclusive, para reaproveitar potes de sorvete!

Outra dica é usar o escorredor de pratos para organizar tampas de panelas, evitando que ocupem muito espaço no armário.

Coloque potes em prateleiras

Há quem mantenha potes de plástico e vidro em gavetas, mas esse é um grande problema porque há uma tendência de empilhá-los. Assim, não é possível ver o que está embaixo e esses potes ficam esquecidos.

Para evitar isso, coloque todos os potes em prateleiras. Se possível, mantenha os potes com suas tampas, para evitar perdê-las e a inutilização dos recipientes.

Organize temperos

Possui vários saquinhos de temperos dispersos em seu armário? Então, saiba que há uma forma rápida e simples de organizá-los, basta colocá-los em porta-temperos, seja de vidro ou plástico.

Para saber exatamente o que está em cada porta-tempero, etiquete o recipiente mencionando o nome do condimento e a data de validade. A data, especificamente, pode ser obtida na embalagem do produto.

Instale prateleiras e ganchos

As prateleiras oferecem um espaço extra para organização de itens da cozinha. Se preferir algo mais discreto, que não deixe utensílios e alimentos visíveis, dá para substituir a prateleira por nichos fechados.

Procure instalar esses móveis em uma altura acessível, para conseguir alcançar utensílios e demais itens facilmente no dia a dia. Se quiser ter ainda mais praticidade, use ganchos para pendurar pano de prato, canecas e xícaras.

Mantenha panos de prato em gavetas

Deixar os panos de prato soltos pela área não é uma boa ideia. O recomendado para se ter mais organização e encontrá-los facilmente é deixá-los dobrados em uma gaveta.

Para facilitar a identificação, não empilhe os panos, deixe-os em efeito cascata. Esta mesma dica é válida para toalhas de mesa, caminhos de mesa, enfim, quaisquer outros materiais de tecido que utilize na cozinha.

Deixe seu comentário