Início » Plantando » Iluminação da zamioculca: quanta luz ela precisa? Tire todas as dúvidas AGORA!

Iluminação da zamioculca: quanta luz ela precisa? Tire todas as dúvidas AGORA!

Dos cuidados que você precisa ter com suas plantinhas, a iluminação da zamioculca é uma das principais, afinal, você quer garantir que essa espécie permaneça sempre saudável, não é?

Nesse sentido, o objetivo é manter essa maravilha de planta verde e exuberante fornecendo as condições ideais de desenvolvimento.

Explore as informações sobre qual é a real necessidade de iluminação da zamioculca e outras dicas cruciais para a espécie prosperar!

Zamioculca pode sobreviver sem luz?

zamioculca em vaso branco em janela

Em primeiro lugar, é interessante entender se uma planta como a zamioculca consegue sobreviver sem luz natural.

Um fato indiscutível sobre essa plantinha é justamente que ela é uma das mais resilientes quando se trata de iluminação.

Ou seja, ela é conhecida por prosperar em condições de baixa luminosidade, o que a torna uma escolha perfeita para espaços internos com pouca luz natural.

Portanto, a zamioculca pode sobreviver e ficar bem com luz indireta ou sombra parcial, mas vamos explorar agora o quão intensa deve ser essa luz para garantir um crescimento saudável.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Iluminação da zamioculca: qual é a certa?

vaso de zamioculca em mesa perto de janela

Então, quanta luz a zamioculca precisa?

Mesmo que ela seja uma planta adaptável a pouca luz, é bom saber que a zamioculca cresce de forma mais saudável quando exposta à luz indireta brilhante.

Isso significa que você pode colocá-la em uma sala bem iluminada, mas evite a luz solar direta, pois isso pode causar danos às folhas da planta.

No entanto, você pode ainda notar que sua zamioculca crescerá bem em condições de luz média a baixa. Dessa forma, se a luz na sua casa não for muito intensa, não se preocupe: a zamioculca ainda pode se desenvolver graciosamente.

Contanto que a luz seja suficiente para que você consiga ler um livro sem precisar ligar uma lâmpada durante o dia, por exemplo, a planta ficará satisfeita.

E se a zamioculca estiver recebendo muita luz?

vaso de zamioculca perto de janela

Às vezes, os entusiastas de plantas podem ficar um pouco entusiasmados com a iluminação e acabar colocando suas plantas em locais muito ensolarados.

Quando se trata de zamioculca, o excesso de luz direta pode resultar em folhas queimadas ou amareladas.

Se você notar que as folhas da sua zamioculca estão desenvolvendo manchas amarronzadas ou apresentando um tom amarelado, é hora de realocá-la para uma área com luz indireta brilhante ou sombra parcial.

Lembre-se de que, embora ela possa tolerar condições de baixa luminosidade, a zamioculca também precisa de luz para realizar a fotossíntese e manter sua exuberante aparência.

E se a zamioculca não recebe luz suficiente?

gato deitado ao lado de vaso de zamioculca

Por outro lado, se sua Zamioculca não estiver recebendo luz suficiente, ela pode começar a mostrar sinais de estiolamento.

Basicamente, o estiolamento ocorre quando as plantas se esticam na direção da luz em busca de mais iluminação. Isso pode resultar em caules longos e finos, folhas pequenas e descoloridas, e uma aparência geral pouco saudável.

Por isso, para evitar que isso aconteça, tente encontrar um local com mais luz indireta brilhante e observe como a planta se adapta.

A zamioculca sobrevive com luz artificial?

luz artificial em zamioculca

Enfim, se você mora em um local onde a luz natural é escassa, você precisa analisar outras soluções de iluminação da zamioculca.

A espécie pode sobreviver (e prosperar), sim, com luz artificial adequada.

Além disso, a zamioculca não é exigente quando se trata de fontes de luz. Ela aceita facilmente luzes fluorescentes, de LED ou incandescentes.

Assim, sinta-se à vontade para colocá-la em seu escritório ou em um cantinho aconchegante da sala com iluminação artificial. Apenas não a coloque tão perto da luz para evitar que as folhas queimem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.