Início » Decoração » Iluminação Externa para sua casa – Dicas para Jardim, Muros e Escadas

Iluminação Externa para sua casa – Dicas para Jardim, Muros e Escadas

Quando o assunto é iluminação de casa, há quem não queira economizar dinheiro, principalmente pela diferença que isso faz no design da casa, além da segurança que pode trazer ter um ambiente bem iluminado.

Quer ter ideias diferenciadas sobre o paisagismo e iluminação externa de sua casa? Veja aqui algumas ideias simples do HomeIt para melhorar esse ambiente e muito mais, fique por dentro.

Ideias de iluminação para área externa

Quais luzes e tipo de iluminação usar nas áreas externas? Aqui de tamos boas ideias que você pode replicar na sua casa! Não se esqueça de conferir também o nosso conteúdo sobre tipos de lustres. 

Luminária externa para fachada

Iluminação Externa: Dicas Simples e Fáceis!

Nada melhor do que chegar em casa e conseguir visualizar tudo o que está acontecendo ao redor da entrada, certo? Ter uma luminária ou uma lâmpada bem na recepção, além de ser uma medida de segurança, deixa o ambiente muito mais charmoso e aconchegante.

Isso porque você pode visualizar com mais facilidade a fechadura, pode ter mais segurança ao abrir a porta e ter a certeza de que ninguém estará a sua espreita, além de deixar o local muito mais bonito do que seria. Procure colocar essa iluminação em um local estratégico de sua casa – arandelas e lamparinas são uma boa ideia, recomenda-se usar lâmpadas de LED para economizar energia – elas são potentes e têm alta durabilidade.

É possível deixar sua lâmpada de entrada automática, você pode definir um horário em que ela acenda sozinha, assim como com um sensor de movimento, por exemplo, após as 18h30 ligará automaticamente.

Luminária reflexão inferior

Iluminação externa na parede

Você com certeza já foi em algum restaurante ou local chique em que as lâmpadas refletem “para baixo”, dando aquela impressão de cascata de luz, não é mesmo? Não há nenhum segredo e esse tipo de lâmpada não é caro: basta investir em arandelas que tenham a sua parte superior fechadas. Ou caso queira o contrário – que iluminem para cima -, basta comprar arandelas que tenham a parte inferior fechadas. Recomendamos que também confira nossas ideias de luminárias para parede. 

Se quiser que fique mais diferente ainda, é possível colocar formas vazadas específicas nas lâmpadas, como flores, quadriculados ou outros modelos, assim a luz vai irá refletir essas formas.

Independente do lugar que for instalar estas, com certeza trará um charme a mais em sua casa. É possível também enfeitar ao seu redor para destacar melhor, seja com plantas específicas, com colorações nas paredes ou tantas outras maneiras.

Luminárias em escada

Iluminação externa para escadas

Se a sua casa possui escadas para a entrada, uma boa ideia é instalar algumas lâmpadas nos próprios degraus, assim um aspecto chique e inovador será instaurado no local. Você pode embutir as lâmpadas dentro dos degraus ou colocar pequenas lamparinas em pé no decorrer do caminho. Confira nossas ideias de lâmpadas de chão. 

Além de ficar mais fácil de visualizar, o ambiente fica bonito e muito bem iluminado.

Iluminação em árvores e arbustos

Iluminação Externa: Dicas Simples e Fáceis!

Caso o seu jardim na frente de casa seja grande e com várias plantas, árvores, arbustos e demais flores, uma boa ideia é colocar lâmpadas ou spots debaixo dessa diversidade, assim, o ambiente além de iluminado, dará destaque para as plantas tão bonitas e diferenciadas do seu jardim.

Vale a pena investir em plantas e flores bem coloridas, dessa maneira, uma iluminação quase que natural tomará conta do ambiente, usando apenas lâmpadas e iluminação.

Postes iluminadores

Postes para iluminação externa

Caso queira investir em um item de decoração e lampejo diferenciado, os postes de iluminação são uma boa ideia, basta comprar aqueles que melhor combinam com o estilo da sua casa, sejam eles os modelos clássicos, tochas do estilo havaianas, mais modernos e tantas outras que existem.

Caso tenha a disposição e dinheiro, fazer do seu jardim uma pequena praça é uma boa pedida, basta que trace o caminho por entre o portão de entrada até a porta de casa, utilizando pedrinhas brancas no chão, cimentando ou por meio de uma cerca viva, basta usar da criatividade.

Lâmpadas coloridas

Lâmpadas coloridas para iluminação externa

Quer inovar ainda mais no visual e ousar? Que tal colocar lâmpadas coloridas no ambiente? Independente de qual maneira você tenha escolhido enfeitar a sua casa, investir em lâmpadas cada uma com uma cor pode ser uma boa maneira de inovar, ainda mais se estiver perto do final do ano na época de Natal e Reveillon. A opção também é super recomendada como uma opção de luminária infantil. 

O ponto alto de escolher lâmpadas coloridas é de que elas podem ser utilizadas apenas para ocasiões especiais, ou seja, caso você queira, é possível tirar as coloridas e colocar a cor natural.

Agora que você já tem algumas das melhores dicas para deixar a iluminação da sua casa do jeito que você gosta, o que está esperando para começar a investir nessa mudança? Basta ir até o material de construção mais perto e pronto!

Comente