Início » Decoração » Janela de madeira para sala ou quarto – Tipos e dicas de como usar

Janela de madeira para sala ou quarto – Tipos e dicas de como usar

Entre as etapas mais desafiadoras no momento de projetar e decorar uma residência ou espaço comercial é a escolher as portas e as janelas, ou seja, o modelo de esquadria perfeito para completar a sonhada arquitetura.

Também está com dificuldade para decidir esse detalhe? Acredita que as janelas de madeiras são as melhores opções para o seu projeto, mas não sabe se vale realmente a pena investir nesses modelos clássicos?

Então, continue a leitura deste texto e descubra agora quais os estilos dessas janelas de madeiras e os seus principais benefícios e malefícios:

Conheça os estilos de janelas produzidas com madeiras

Se você é fã do clássico, existe a opção de janela feita com madeira ideal para você. Se você prefere uma decoração mais moderna, existe a opção de janela feita com madeira ideal para você.

Isso mesmo! Atualmente, o que não faltam são opções dessas janelas capazes de agradar todos os gostos e estilos, entre as mais solicitadas nos últimos anos estão:

  • Janelas de madeira de correr;
  • Janela de madeira estilo veneziana;
  • Janela de madeira basculante;
  • Janela de madeira de abrir;
  • Janela de madeira de banheiro.
janela de madeira em casa

Principais benefícios dessas janelas

Além de toda versatilidade e sofisticação que as janelas produzidas com esse nobre material oferecem, outros benefícios são listados como fatores de escolha para incluir na esquadria, entre eles:

Beleza

tipo de janela de madeira

Que a madeira é um material nobre e de extrema sofisticação, ninguém duvida, não é mesmo? Outra característica que esse conhecido produto apresenta e ninguém pode contestar é a beleza, fator que deixa o local onde está instalada mais belo ainda.

Durabilidade

Janela de madeira

O que todo mundo sonha encontrar é um material que dure, concorda? Pois ao considerar esse requisito, a madeira continua como o material mais indicado para as esquadrias de projetos residenciais ou não, afinal, basta receber os devidos cuidados para que sua duração seja longa e inquestionável.

Resistência

tipo de janela de madeira

E como se já não bastasse o fato de ser durável, a madeira apresenta o máximo de resistência possível, o que torna a janela de madeira a escolha ideal para quem quer investir em um produto que resista aos mais variados fatores.

Principais desvantagens dessas janelas

Mas, longe dos principais benefícios listados acima, as janelas de madeira trazem algumas desvantagens quando são escolhidas, pois são extremamente sensíveis, como as seguintes:

Necessidade de manutenção

Quando o assunto é a manutenção e limpeza desses estilos de janelas, se você não faz parte do grupo de pessoas que têm paciência e disposição para cuidar, é melhor abandonar a ideia e escolher outro material, pois a madeira pode ser difícil de limpar.

Incompatibilidade com a umidade

Se tem um casamento que não dá certo é esse: madeira e umidade. Sendo assim, uma das desvantagens citadas entre os usuários é que a madeira não pode ser molhada, por isso, não é indicada sua colocação em espaços externos e expostos a água e/ou chuva.

Possível presença de cupins

Outro fator que deve ser descrito entre as desvantagens desse material é o possível ataque de cupins, insetos que são fortemente atraídos pela madeira e que, quando atacam as janelas de madeira, trazem prejuízos e podem deteriorar rapidamente esses itens.

Dicas de como conservar o bom estado da sua janela de madeira

E se mesmo após conhecer as desvantagens dessas peças, você ainda optar por inseri-las em seu projeto, precisa anotar as duas dicas abaixo, indispensáveis para a preservação e conservação desses materiais:

  1. Separe uma flanela limpa e seca para realizar a limpeza diária de sua janela de madeira – embora pareça simples, essa dica pode amenizar os danos consideravelmente;
  2. Invista em novas pinturas dessas peças, caso julgue necessário – no geral, as janelas de madeira que ficam expostas ao sol, vento e chuva por pouco tempo, demanda uma nova pintura a cada dois anos, porém, se a exposição for muita, o aconselhável é que a pintura seja refeita no prazo de, no mínimo, seis meses.

Anotou todas as informações compartilhadas acima? Se a resposta for sim, agora sua única tarefa é escolher qual o modelo de janela de madeira mais combina com você e aguardar a finalização da construção e/ou reforma para que os elogios sobre o seu bom gosto aplicado na decoração cheguem junto as visitas dos amigos e familiares mais próximos.

Comente