Jardim de Inverno: Como Funciona? Dicas!

Muitas pessoas amam modificar a casa em qualquer momento que podem, seja mudando os móveis, alterando o espaço existente ou criando novos cenários, como é conhecido o jardim de inverno.

Considerado muito chique por muitas pessoas, o jardim de inverno é geralmente acoplado em uma parte espaçosa da casa, mas que pode ser coberta e assim, várias plantas ali inseridas.

Você quer ter um jardim de inverno em sua casa, porém está com algumas dúvidas sobre o processo de criação? Veja aqui informações completas sobre esse cômodo, o que geralmente está inserido e muito mais. Fique por dentro.

Jardim de Inverno: Como Funciona?

Jardim de Inverno: Como Funciona?  Jardim de Inverno: Como Funciona?  Jardim de Inverno: Como Funciona? 

O jardim de inverno é uma criação de países em que a maioria das estações são muita frias, o que não facilita o crescimento de determinadas espécies de plantas em áreas fora de casa. Dessa forma, essa foi uma alternativa criada para que determinadas mudas e raízes possam ser criadas dentro de casa ou apartamentos, sendo assim protegidas de geadas, ventos e muitas das intempéries nocivas do tempo gélido.

Dessa forma, ele foi se tornando parte da casa, geralmente anexado a sala ou demais cômodos, assim, demais moradores ou visitantes da casa podem desfrutar da beleza e também das demais plantas ali inseridas, mesmo nas temperaturas mais geladas do ano.

Como montar um jardim de inverno?

Como montar um jardim de inverno? Como montar um jardim de inverno? Como montar um jardim de inverno?

O jardim de inverno pode ser uma parte da casa muito versátil e que pode ser inserido em várias partes diferentes do lar, basta ter criatividade e verificar onde melhor se encaixa, variando de acordo com os principais objetivos dos moradores em comum.

Mas, a dúvida sobre como montar um jardim de inverno costuma permear e muito a cabeça de quem a intenção de colocá-lo em casa, por isso, é importante saber mais sobre isso, quais são as plantas que melhor se encaixam no ambiente e muito mais.

Estrutura pergolada

Como montar um jardim de inverno? Como montar um jardim de inverno? Como montar um jardim de inverno?

Algo que pode variar de acordo com o projeto, há casos em que é possível fazer o jardim de inverno com o conceito pergolado, visto que essa estrutura além de fazer um acabamento único para o espaço ali presente, também pode ser utilizada para prender demais vasos ou tipos de plantas em específico.

Móveis que possuem aparadores, mesas de centro, bancos de madeira, espreguiçadeiras e demais possibilidades, também dão um charme único ao ambiente, mas, é preciso ter cuidado e parcimônia ao escolher os itens que vão compor o jardim, evitando excessos, que podem sobrecarregar o ambiente e deixá-lo feio.

Invista em vasos, flores e fontes

Como montar um jardim de inverno? Como montar um jardim de inverno? Como montar um jardim de inverno?

Muitos enfeites podem ser primordiais para que o jardim de inverno fique mais bonito do que o esperado. Com o conceito de trazer a mata à tona, colocar vasos bonitos, flores de determinado estilo ou até mesmo fontes – sejam elas grandes ou pequenas -, podem ser ótimas dicas para deixar o visual mais bonito do que o imaginável.

Alguns dos acessórios que podem combinar com o ambiente são:

  • Floreiras;
  • Jardins verticais;
  • Grades de ferro;
  • Lanternas;
  • Pedras.

Obviamente que a criatividade é uma das peças chave para que o jardim de inverno tenha mais a cara de seus moradores, por isso, ouse e abuse de suas ideias malucas.

Veja abaixo quais são as flores mais indicadas para enfeitar o seu jardim de inverno:

  • Espada de São Jorge;
  • Lírio da paz;
  • Begônia;
  • Orquídea;
  • Mini cacto;
  • Suculentas;
  • Violetas;
  • Bromélia;
  • Jiboia;
  • Costela de Adão.

Dicas para cuidar do seu jardim de inverno: veja aqui!

Jardim de Inverno Jardim de Inverno Jardim de Inverno

É importante saber cuidar do seu jardim de inverno, somente assim, o investimento será válido, visto que é preciso cuidar da manutenção e dar continuidade a tudo o que for plantado ou ali colocado.

Primeiro, é preciso saber como cada planta precisa ser regada e cuidada, dessa forma, você deve obedecer a necessidade de cada uma, visto que geralmente deve-se molhar as mesmas entre duas até três vezes por semana.

Outro fator primordial é o de observar a qualidade do solo ali presente, visto que somente dessa forma as plantas podem crescer de forma saudável, forte e com qualidade. Preste atenção no adubo utilizado, além de fazer a complementação dos nutrientes do solo quando necessário.

É interessante também realizar a poda das demais espécies, usar uma tesoura para extrair as folhas secas e assim, melhorar o crescimento das mesmas, aumentando a saúde do cultivo.

Agora que você já sabe como funciona o jardim de inverno, que tal utilizar essas dicas e começar a fazer um em sua casa? Não perca tempo!

Deixe seu comentário