Início » Plantando » Plantas » Lavanda: Como Plantar e Dicas de Cultivo

Lavanda: Como Plantar e Dicas de Cultivo

O cheirinho de lavanda é sensacional, não é mesmo? Sua flor contém um dos óleos essenciais mais usados pelo mundo todo! Há vários produtos de diversos segmentos que usam o seu aroma, desde os produtos de beleza até de limpeza!

É mais comum encontrá-la na cor violeta e roxa, mas também existem lavandas das cores brancas e azuladas. Costumam preferir um clima frio, mas existem espécies adaptadas que podem viver em clima tropical. Veja como cuidar da lavanda:

Como plantar lavanda

Lavanda: Como Plantar e Dicas de Cultivo

O plantio pode ser feito a partir de sementes ou ainda mudas de lavanda. As sementes devem ser semeadas levemente na terra, podendo ser o local que ela ficará definitivamente ou preparar as mudas para plantio posterior.

Deve-se cobrir as sementes com terra solta peneirada. A germinação acontece em algum momento entre 2 e 6 semanas após. Esse tempo varia de acordo com o tipo de solo, nutrientes que ele possui e também o clima do local.

Outra maneira é por estacas, ou seja, com mudas. Esses devem ser ramos de cerca de 10cm, mas sem as folhas. A parte inferior deverá ser plantada na terra.

É preciso dar um espaço entre uma muda e outra, pois caso contrário conforme o crescimento acontece, uma acabará atrapalhando a outra. Esse espaço deve ser entre 30 a 90cm de distância. Se optar por plantar em um vaso, escolha um com pelo menos 30cm de profundidade e também de diâmetro.

Tanto a semente como a muda precisam que o solo fique levemente úmido para pegar e se desenvolver.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como cultivar lavanda

Lavanda: Como Plantar e Dicas de Cultivo

No Brasil, o tipo mais conhecido é a lavanda-francesa. Suas flores tem um tom de lilás acinzentado. Sua haste é um pouco mais curta e a folhagem é mais densa.

Para florescer, precisa que o solo seja mais arenoso. Para isso é necessário preparar uma mistura com areia, terra e compostos orgânicos.

Apesar de necessitar alguns cuidados, depois que ela florescer, ganhará resistência. Dessa forma é capaz de aguentar os picos climáticos, desde geadas até períodos de secas. Cresce como um arbusto e pode durar até 12 anos.

Mesmo com a resistência, para deixá-la bonita uma das etapas é aparar as folhas e flores secas. As flores, mesmo secas, podem ser colocadas em saquinhos para perfumar o ambiente e roupas. As folhas secas devem ser descartadas. Faça isso no início da primavera.

Atenção ao solo!

É uma planta que não gosta da umidade. Por isso o local perfeito para ser plantada são em solos drenados e arenosos. O pH da terra precisa ser ao menos um pouco fértil, cerca de 6,5 a 7,5.

O solo calcário é perfeito para o cultivo desse tipo de flor. Para tê-lo em sua casa você pode acrescentar cal e nutrientes à terra. Isso faz com o solo fique favorável ao enraizamento da lavanda. Recomenda-se fazer esse preparo uma semana antes de plantá-la.

Pouca água

Lavanda: Como Plantar e Dicas de Cultivo

Como já dito, essa é uma planta que prefere climas mais frios e secos. Portanto água em excesso pode encharcar e eliminar sua planta.

No entanto, atenção! Ao plantar a lavanda o solo deverá ficar umedecido até o enraizamento completo. Ou seja, até ela se desenvolver e fortalecer. Depois, as regas diminuem consideravelmente, já que é uma planta que não gosta da umidade.

Dicas para cultivar lavanda

Alguns cuidados e dicas extras ajudam a manter sua planta sempre bonita e cheirosa.

Se for plantada em vaso, é importante deixá-la sozinha. Ou seja, nunca plante outra flor no mesmo vaso que ela. O mesmo vale para o jardim. Evite ter outras plantas muito próximas da lavanda, pois dessa forma ela terá que dividir os nutrientes, atrapalhando o seu desenvolvimento.

Para que ela floresça mais, quando as primeiras flores saírem, corte-as antes de abrir. Isso faz com que a planta seja obrigada a produzir mais ramos verdes. Consequentemente a próxima florada será bem maior!

Colher as flores de lavanda também ajuda em seu desenvolvimento. Além de deixar sua casa muito mais perfumada! A partir do 2º ano de vida da sua plantinha, ela irá produzir muito mais! Você pode colhê-las em qualquer época do ano, mas para que seja feita uma poda completa e que auxilie as próximas, o ideal é podar no final de outono e começo da primavera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário