Lavanderia pequena – Melhores dicas de organização para espaços pequenos na lavanderia

Confira, aqui, as melhores dicas de organização para lavanderia pequena e torne esse espaço mais agradável e funcional.

Manter uma lavanderia pequena organizada nem sempre é tarefa fácil, mas é essencial que isso ocorra. Assim, a área se tornará muito mais funcional, conseguindo realizar atividades e encontrar itens rapidamente.

Mas, afinal, como organizar uma lavanderia pequena? Para lhe ajudar, listamos dicas preciosas de organização para espaços reduzidos. Continue a leitura e confira quais são!

Use cestos para roupas

Lavanderia pequena - Melhores dicas de organização para espaços pequenos na lavanderia

Os cestos são itens perfeitos para manter a organização na lavanderia! Não é para menos, já que possibilitam deixar peças em um só lugar, evitando que fiquem dispersas pela área, com risco de perda e de danos.

Dá para comprar mais de um cesto de roupa para manter peças sujas e outras limpas, separando-as de modo a facilitar a lavagem. Outra dica é garantir cestos para roupas escuras e claras, de maneira a fazer essa separação previamente, tendo maior agilidade no momento da lavagem.

Dobre as roupas imediatamente após a lavagem

As roupas já estão limpas e secas? Então, ao tirá-las do varal é essencial dobrá-las imediatamente. Dessa forma, é mais fácil levá-las ao armário. Se as mantiver na lavanderia, elas ocuparão menos espaço e não darão um ar de bagunça para o espaço.

Outro ponto muito importante é que dobrar as roupas facilita seu trabalho na hora de passá-las, muitas vezes dispensando esse processo. Logo, tem-se muito mais praticidade.

lavanderia pequena

Use móveis para lavanderia

Os móveis para lavanderia são perfeitos para ter um espaço adequado para armazenamento de produtos de limpeza, tornando a área mais clean e organizada.

Dá para investir em estantes e armários, por exemplo, seja os confeccionados em madeira, metal ou plástico. Neles, também dá para guardar roupas limpas, tecidos de limpeza, tapetes e caixas organizadoras.

Se quiser aproveitar ao máximo o espaço disponível, uma dica infalível é comprar móveis feitos sob medida. Eles são personalizados para caber exatamente na área, aproveitando cada canto do cômodo. Por isso, valem a pena o investimento, contribuindo para se ter uma área organizada, funcional e melhor decorada.

Tire produtos de embalagens

Algumas embalagens são muito volumosas e mantê-las pode fazer com que os produtos ocupem uma área maior. A ideia é otimizar espaços, portanto, tire tudo o que puder de sua embalagem original, como esponjas, flanelas e demais produtos.

Considere comprar caixas específicas para armazená-los ou coloque tudo em móveis que estão na área, como armários, estantes e prateleiras, conseguindo aproveitar melhor o espaço e manter a organização.

lavanderia pequena organizada

Utilize o espaço vertical da lavanderia

Na hora de decorar, uma tendência é prestar mais atenção ao espaço horizontal e não no vertical. Mas se quiser aproveitar ao máximo a área disponível, o melhor é considerar, também, o espaço vertical, colocando itens na parede.

Dá para instalar prateleiras, nichos e armários, bem como ganchos que poderão ser utilizados para apoiar vassoura, rodo e mop. Inclusive, esses ganchos podem ficar atrás da porta da lavanderia.

Ao seguir essa dica é possível ganhar área para armazenamento, fazendo toda a diferença na organização da lavanderia, de modo a torná-la mais funcional.

Separe produtos por categorias

Ao organizar produtos de limpeza, tente separá-los e organizá-los por categoria, o que facilitará encontrá-los sempre que precisar. Caso tire todos da caixa original, tenha o costume de etiquetar as novas embalagens mencionando o nome do produto e sua validade.

Quando se toma esse cuidado é mais fácil evitar o uso de um produto de maneira equivocada. Esse detalhe faz a diferença principalmente na lavagem de roupas, minimizando o risco de danos como manchas.

lavanderia pequena decorada

Mantenha produtos de limpeza em locais de difícil acesso a crianças

Se tiver crianças ou animais de estimação em seu lar, o ideal é que mantenha produtos de limpeza em um local de difícil acesso. Dessa forma, reduz-se o risco de acidentes domésticos e também de ter uma área desorganizada pelas próprias crianças e bichos, que podem espalhar os produtos pela lavanderia.

Instale porta em lavanderia integrada à cozinha

Se sua cozinha for integrada à lavanderia, uma dica que ajuda na organização é instalar uma porta entre elas, funcionando como divisória de ambientes. Dessa forma, evita-se ter um visual com acúmulo de objetos, o que pode dar impressão de bagunça. Além disso, dá para impedir que roupas fiquem com odor de comida.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário