Os TRUQUES para você lavar roupa à mão; evite estragos fazendo do MODO CERTO

Confira truques que lhe ajudarão a lavar roupa à mão, evitando estragos fazendo o processo de lavagem corretamente.

Há tecidos que são delicados e o fabricante da peça recomenda que sua lavagem seja feita na mão. Este é um detalhe importante, pois evita danos à peça, mantendo-a sempre bonita e sem danos.

Mas afinal, como lavar roupa à mão? Essa é uma tarefa mais simples do que muitos pensam. A seguir, damos dicas para realizá-la corretamente, evitando danos às peças. Acompanhe!

Leia a etiqueta da peça

Os TRUQUES para você lavar roupa à mão; evite estragos fazendo do MODO CERTO

Antes de iniciar o processo de lavagem, é essencial que verifique a etiqueta da peça. Dessa forma, encontrará informações se dá para deixar o item de molho e quais tipos de produtos podem ser utilizados. Assim, reduzirá a possibilidade de dano.

Separe tudo o que você irá precisar para lavar roupa à mão

como lavar roupa à mão

Seu próximo passo é separar tudo o que precisará ter na lavanderia. De maneira geral, a lavagem costuma ser feita somente com sabão em água.

Se o fabricante da peça liberar, é possível fazer um enxágue com amaciante. O uso de um balde também pode lhe ajudar, minimizando o consumo de água. Resumindo, separe os seguintes itens:

  • Balde;
  • Sabão em pó ou líquido. Dependendo do tipo de tecido é possível usar um sabão para roupas finas e delicadas;
  • Amaciante (somente se liberado pelo fabricante da peça. Verifique a etiqueta);
  • Água.

Não lave tudo junto

lavar roupas à mão

O ideal é separar roupas por cor branca, clara e escura, mesmo que vá lavar roupa à mão. O motivo disso é simples: peças com cor podem soltar pigmentos e provocar manchas ou alteração de tonalidade.

Por exemplo, quando se lava peças claras com roupas pretas, elas podem ficar levemente acinzentadas ou amarronzadas / escurecidas, comprometendo sua beleza. Para evitar esses problemas, separe as peças por cor.

Verifique se há manchas

pessoa lavando roupa à mão

Caso a peça tenha manchas, você pode fazer uma pré-lavagem. Neste caso, recomenda-se molhar a área, aplicar um pouco de sabão, preferencialmente o líquido, deixar agir por alguns minutos e esfregar.

Se o material permitir, dá para utilizar produtos tira manchas que são vendidos em quaisquer supermercados. Siga as recomendações de uso do fabricante para evitar danos às peças.

Faça o processo lavar roupa à mão

roupa de molho em balde

Em um balde, coloque água suficiente para cobrir a peça. Então, misture o sabão até que se dissolva completamente. Verifique o rótulo do produto para saber quanto de sabão utilizar de acordo com o volume de roupa a ser lavado.

Coloque as peças na água e deixe de molho por cerca de cinco a 10 minutos. Então, esfregue às peças uma a uma. Dê uma atenção maior para partes como golas, punhos e barra da calça, pois tendem a se sujar com maior facilidade.

Além esfregar, tire o excesso de água com sabão da peça, preferencialmente apertando o tecido. Não se recomenda torcer todas as peças, pois o movimento de torção pode danificar os tecidos irreversivelmente. Deixe para torcer somente itens mais robustos e não os delicados.

Enxague as roupas

enxaguar roupa

Despreze a água com sabão (se quiser, dá para aproveitá-la para limpeza de áreas externas da casa ou de seu banheiro, por exemplo) e prossiga para o enxágue.

Para isso, encha o balde com água limpa e passe as roupas nela até que remova totalmente o sabão. Repita esse processo quantas vezes for preciso, até que não reste mais nenhum resíduo de sabão no tecido.

Faça um enxágue com amaciante

lavar roupa à mão

Se o tipo de tecido permitir, dá para fazer mais um enxágue com amaciante. Neste caso, encha o balde, coloque um pouco do produto e dissolva bem.

Verifique a quantidade ideal de amaciante indicada pelo fabricante, para usar o produto corretamente. Dessa forma, reduzirá o risco de danos às peças, como manchas.

Coloque as peças na água com amaciante e deixe de molho por cinco minutos. Esprema as roupas sem torcer e coloque as peças para secar.

Faça a secagem corretamente

roupa em varal

Após lavar roupa à mão, pendure as peças na horizontal no varal. As roupas coloridas devem secar à sombra, para evitar desbotamentos. Caso não seja possível, seque essas peças do avesso. Já as roupas brancas podem ser penduradas diretamente no sol.

Em caso de dúvida sobre secagem à sombra ou diretamente no sol, verifique as indicações do fabricante da peça sobre como agir. Dessa forma, reduzirá a possibilidade de dano aos itens.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário