Início » Plantando » Plantas » Lírios: Conheça sua Origem e Aprenda Como Cultivar

Lírios: Conheça sua Origem e Aprenda Como Cultivar

Já se sabe que a rosa é a flor mais conhecida no mundo inteiro. Mas qual você considera como a segunda mais popular? Exatamente: o lírio. Os lírios são encantadores e não é nem necessário que você seja conhecedor(a) de flores para admirar sua beleza.

Com uma grande diversidade de espécies, os lírios são muito apreciados pelos floristas e jardineiros. Conheça um pouco sobre a origem desta bela flor, além de dicas sobre como plantar corretamente, como cuidar e tudo mais que você precisa fazer para que ela dure o máximo de tempo possível.

Origem dos lírios

Lírios: Conheça sua Origem e Aprenda Como Cultivar

A fama dos lírios vem de uma época antes de Cristo, quando essa flor era oferecida aos deuses e utilizada como planta medicinal no Egito e na Grécia Antiga, pois acreditava-se que ela era capaz de cicatrizar mais rápido os ferimentos, queimaduras e úlceras.

Os lírios possuem uma origem variável, pois eles têm variações originárias de trópicos e regiões mais quentes. Essas flores foram encontradas pela primeira vez em especial na Europa e Ásia, mas é muito comum que digam que sua origem predominante a China e o Japão, justamente por ser nesses dois locais que há maior concentração de espécies.

Dessa maneira, os lírios podem ser originalmente encontrados na Ásia e Europa, mas também é normal dizer que suas origens abrangem a América do Norte. Independentemente disso, vale frisar que certas espécies de lírios são provenientes de cruzamentos, que favorecem a reprodução de novas variedades e cores – recebendo o nome de lírios híbridos.

Entre as várias espécies de lírios, destacam-se:

  • Lírios orientais: são os que possuem flores maiores e com mais perfume;
  • Lírios asiáticos: são os que têm flores menores e quase sem perfume, mas contam com cores fortes e diferenciadas,
  • Lírios Longuiflorum: são de flores grandes e de cor creme e branco.

Por fazer parte da história da humanidade há muitos séculos, os lírios são tidos como flores mágicas e misteriosas, sendo que seu principal significado está associado com a castidade, inocência e pureza (tanto é que o lírio é uma das principais opções em buquês de noivas).

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Na China, o lírio tem como significado a fartura e está relacionado com a chegada do verão.

Como cultivar e cuidar dos lírios?

Lírios: Conheça sua Origem e Aprenda Como Cultivar

Ao todo, a família dos lírios conta com cerca de 80 espécies. Você provavelmente conhece algumas delas, como o lírio-do-amazonas e o lírio-da-chuva.

Por ser uma flor bem ornamental, o lírio se torna simbólico para quem quer proteção contra pessoas ruins.

As flores se desenvolvem por meio de um bulbo – um tipo de “cebola” que permanece embaixo da terra e fornece os nutrientes necessário. Quando termina a floração, o bulbo ficará em estado de dormência por um determinado período de tempo e, posteriormente, começará a produzir bulbos menores (bulbilhos). Esses serão os responsáveis pelas flores e folhas que irão se desenvolver.

No território nacional, pode ser bem difícil de reproduzir o lírio de maneira natural, sendo que a maioria dos grandes produtores preferem importar os bulbos. Isso se deve pelas condições climáticas e por técnicas que demandam altos custos.

Porém, você pode aprender a ter sucesso no plantio dos seus lírios. Veja como é mais simples do que você imagina:

  1. Retire o bulbo da terra após o término da floração;
  2. Faça a lavagem do bulbo para retirar a terra acumulada e guarde-o (quando ele estiver limpo e seco), envolto em papel-toalha, na gaveta de verduras que você possui em sua geladeira;
  3. Quando estiver começando a primavera, prepare o vaso que receberá esse bulbo: uma camada de drenagem ao fundo (com pedras, isopor, argila expandida ou cacos de telha), misturando terra, areia e composto orgânico – tudo em partes equivalentes;
  4. Ajeite o bulbo nesse vaso e coloque mais uns dez centímetros dessa mistura por cima, comprimindo levemente.
Lírios: Conheça sua Origem e Aprenda Como Cultivar

É claro que se você for optar por um plantio em solo, é mais indicado um que possua elevada fertilidade, preparando-o também com a adição de areia grossa para que ele tenha melhor drenagem. Não esqueça do adubo orgânico para que os lírios tenham nutrientes suficientes.

No solo, o plantio deve ser feito a partir de um buraco com mais ou menos de 10 a 15 centímetros de profundidade. Além disso, mantenha uma distância similar entre os bulbos quando for plantar mais de uma flor.

Agora veja como você deve agir para que o lírio se desenvolva com saúde em um vaso. Saiba como cuidar desta flor:

  • Os lírios precisam de boa iluminação, mas de preferência evite a incidência direta do sol durante as primeiras semanas;
  • Mantenha a terra úmida, por isso a rega deve ser unicamente para esse propósito e não para encharcar os lírios;
  • Quando a folhagem iniciar seu crescimento, você poderá colocar o vaso no sol mais fraco – a recomendação é aproveitar a exposição das 7 horas às 9 horas e das 16 horas às 17 horas.

Quando a floração ocorrer, suspenda as regas para evitar que fungos sejam atraídos para a planta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário