Início » Plantando » Lisianthus: Como Cultivar, cuidados e cores

Lisianthus: Como Cultivar, cuidados e cores

O lisianthus é uma espécie de flor com beleza singular. Bastante utilizada em decoração de festas, a planta se destaca sua delicadeza. Aqui conhecerá seus significados e como cultiva-la em seu jardim.

O grupo de flores ornamentais tem espécimes que tiram o fôlego dos apreciadores e cultivadores. Entre esses modelos está o lisianthus. Essa flor tem origem nos países da América do Norte. Os estados norte-americanos Texas e Arizona são os maiores produtores.

Lisianthus: Como Cultivar, cuidados e cores

Mesmo sendo lugares secos, isso não quer dizer que a flor gosta de ambientes sem água. Pelo contrário, o lisianthus é cultivado em margens de rio e em áreas úmidas.

Os cuidados são muitos, porém válidos. As pétalas da flor parecem ser desenhadas, e tem uma variação de cores belíssimas. Vamos conhecer mais sobre essa plantinha.

Principais tipos de Lisianthus

O lisianthus é conhecido nos EUA como Pradaria Genciana. E mesmo sendo amplamente cultivada nesse país, ela só foi propagada pelo mundo a partir da influência japonesa.

Os japoneses são os responsáveis por levar ao mundo a beleza dessas flores. Eles se tornaram importantes cultivadores, e criaram variações de lisianthus, entre elas estão:

  • As de pétalas roxas;
  • As de pétalas lilás;
  • As de pétalas branca;
  • As de pétalas azul;
  • As de pétalas cor de rosa.

São usadas muitas técnicas para conseguir essa variação de cores. Essa beleza descoberta pelos orientais ganhou muito espaço na Europa. Desde o início dos anos 80, essas espécies de lisianthus passou a se tornar a preferida entre os europeus.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

No Brasil a plantinha aportou nos anos 90, e aqui é batizada de Lisianto. Os principais cultivadores da flor no país são de origem asiática, esse é o fato de conseguirmos ter belíssimos espécimes disponíveis no mercado.

Quais são seus significados

Lisianthus: Como Cultivar, cuidados e cores

A palavra que nomeia a flor tem origem grega, remete a maciez, lisura. Daí já podemos imaginar que o principal significado lisianthus é a delicadeza. E isso é verdadeiro.

A flor também é associada a projetos decorativos que desejam empregar sofisticação e elegância ao ambiente. Por isso ela é bastante usada na decoração de casamentos, sendo até o buquê da noiva.

Presentar pessoas com essas flores é fazer referência a beleza e inteligência apurada. Para os apaixonados é uma forma de mostrar o quanto carinho sente pela amada, saindo do tradicional, que são as rosas, comumente utilizadas.

Como cultivar e cuidar da Lisianthus

Vimos que a flor lisianthus é sinônimo de delicadeza, e, portanto, seu cultivo pede alguns cuidados essenciais. Confira nosso passo a passo:

  1. A escolha das mudas: uma etapa importante, pois cada espécie de lisianto reage de forma diferente ao ambiente. Então escolher a muda mais adequada ao lugar que plantará é fundamental. Vale adquirir a mudinha de um cultivador experiente que repasse mais informações sobre cultivo;
  2. A preparação da terra: se for plantar em um jarro, é preciso verificar se ele tem os furinhos para que a água não se acumule. Essa flor precisa de uma terra com pH entre 6,5 e 7,0, é possível que precise colocar calcário para aumentar esse índice. Existem no mercado areias prontas para esse plantio. Centralize bem a muda no jarro;
  3. O ambiente: antes de florescer, a plantinha precisará do máximo de sol possível. E em dias nublados precisará montar uma pequena estufa que tenha luz que ajude no crescimento. Depois que as flores começarem a crescer, deve reduzir a exposição ao sol; se possível manter o lisianthus numa temperatura abaixo dos 30°C;
  4. Regar: elas precisam ser regadas todos os dias. Pelo menos 5 cm da espessura do substrato que ela está plantada precisa estar úmido. Uma dica é usar borrifador para mantê-la sempre úmida;
  5. Use NPK: utilizar frequentemente o NPK (Nitrogênio, Fosforo e Potássio) é uma boa forma de levar mais nutrientes ao solo em que está plantada sua lisianto. Siga as orientações do fabricante da marca de fertilizante que escolher;
  6. As pragas: se aparecer fungos ou outras pestes é preciso ser combatido de maneira rápida para que a planta não morra. Existem pesticidas específicos para flores, e que poderá passar de forma preventiva.

O período em que as flores de lisianthus surgem é de outubro a março. Fazer o manejo certo na hora do corte é essencial para não comprometer sua plantinha. Dessa forma poderá contar sempre com a beleza dessas flores em seu jardim.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário