Início » Decoração » Os detalhes FUNDAMENTAIS na hora de escolher a luminária de parede (pode confiar)

Os detalhes FUNDAMENTAIS na hora de escolher a luminária de parede (pode confiar)

Confira quais detalhes importantes considerar na escolha da luminária de parede e acerte na aquisição da peça!

A luminária de parede é um acessório funcional que ajuda a deixar o ambiente iluminado de maneira pontual. Além disso, possibilita complementar a decoração, tornando-a mais charmosa.

Quer investir nessa peça, mas não sabe como escolhê-la? A seguir, apresentamos detalhes fundamentais que você precisa conhecer na hora de escolher a luminária de parede! Confira quais são e acerte nessa aquisição!

Onde usar a luminária de parede?

Os detalhes FUNDAMENTAIS na hora de escolher a luminária de parede (pode confiar)A princípio, é importante saber onde usar a luminária de parede. Trata-se de um item versátil, portanto, pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa, mas normalmente é usado na sala, quarto e home office.

Luz amarela ou branca: qual utilizar?

luminária de parede articulada

Quer investir na luminária de parede, mas não sabe se usa lâmpada de luz amarela ou branca? Na realidade, depende do ambiente em que instalará essa peça.

Em ambientes de descanso, como na sala e no quarto, recomenda-se o uso com lâmpadas quentes, portanto, com luz amarelada. Essa tonalidade dá uma sensação de aconchego ao ambiente e contribui para o relaxamento.

luminária de parede em quarto

Caso use a luminária em ambientes de trabalho e estudo, a dica é optar pela luz branca, que é mais forte e estimulante. Assim, conseguirá manter o foco por mais tempo no que está fazendo.

Optou por instalar a peça no quarto infantil? Neste caso, indica-se o uso de lâmpadas que não esquentam, principalmente se a luminária estiver ao alcance das mãos. Dessa forma, é possível evitar acidentes.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Dicas para escolher a luminária de parede perfeita

Agora que você já sabe mais sobre a luminária de parede, chegou o momento de conhecer dicas para escolher o modelo perfeito. Confira quais são:

Saiba as medidas da luminária e da área de instalação

Antes de iniciar sua busca pela luminária ideal, é importante medir a área em que pretende instalá-la. Então, compare essa informação com as medidas da luminária.

Dessa forma, conseguirá saber se o modelo é perfeito para a área e se não atrapalhará a circulação (detalhe importante para instalação em corredores).

luminária de parede na sala

Considere o estilo decorativo do ambiente

Utilizou um estilo decorativo na decoração do ambiente de instalação da luminária? Então, a dica é optar por uma peça que esteja alinhada com esse estilo.

Além de limitar suas opções de compra, considerar o estilo ajuda a montar uma decoração harmônica, com unidade visual. Por isso, é muito mais bonita e encantadora.

Atente-se à cor da luminária

A cor da peça também é um fator importante, pois pode interferir na decoração. Se quiser algo à prova de erros, o ideal é apostar em luminárias de parede de tom neutro, como o branco, bege, preto e cinza.

Essas cores neutras são mais fáceis de serem coordenadas com outras tonalidades, o que simplifica a decoração. Além disso, elas são atemporais, portanto, nunca saem de moda.

luminária de parede no quarto

Se preferir usar uma luminária de parede colorida, recomenda-se trabalhar com contrastes ou com cores semelhantes. A opção do contraste funciona se sua decoração tiver uma cor predominante.

Por exemplo, suponha que a decoração de sua sala seja predominantemente branca. Neste caso, dá para escolher uma luminária vermelha ou amarela, por exemplo, tornando a peça o grande destaque do ambiente.

luminária de parede colorida

Já no caso da cor semelhante funciona da seguinte forma: basta escolher uma luminária numa tonalidade que já apareça na decoração do ambiente. Suponha que o cômodo tenha rosa em sua decoração. Dá tanto para escolher uma luminária num subtom de rosa como numa cor com o mesmo matiz, como o vermelho.

Escolha o material da luminária de parede

Definir o material da luminária é importante porque ele pode dar características pontuais para a decoração. Os modelos confeccionados com alumínio, por exemplo, são resistentes a danos, não enferrujam e ainda dão leveza para a decoração.

Já as luminárias de ferro são sofisticadas e perfeitas para decorações clássicas, seja em ambiente interno ou externo. Há, ainda, as luminárias confeccionadas em plástico, como o acrílico.

luminária de parede de ferro

O grande diferencial dos modelos de plástico é o preço, pois se trata de um material mais barato. Além disso, essa alternativa entrega um toque mais irreverente e divertido para a decoração.

Ao investir em uma luminária de plástico, é importante saber que sua durabilidade não costuma ser tão longa. Outro ponto importante é que se deve utilizar uma lâmpada que não esquente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário