Luminária Pendente: como escolher para sua decoração?

A luminária pendente é um daqueles itens decorativos que podem fazer a diferença em um ambiente, sendo perfeita tanto para espaços pequenos quanto para maiores.

Entre inúmeros modelos, formatos e acabamentos, é importante que você decida o tipo de luminária pendente conforme o seu gosto e estilo da casa.

Tire suas dúvidas sobre como escolher uma luminária pendente e veja quais são as dicas para arrasar na decoração com esse elemento!

Tipos de luminária pendente

A luminária pendente pode ser utilizada em qualquer ambiente, principalmente pela existência da variedade de cúpulas que determinarão qual é o seu objetivo de iluminação para aquele espaço.

De todo modo, a luminária pendente pode ser um jeito muito mais barato e criativo para proporcionar cores ou texturas ao ambiente.

Veja só como selecionar sua luminária pendente conforme a sua intenção:

Iluminação geral do ambiente

Procure por luminárias pendentes com cúpulas translúcidas, pois assim elas emitirão luzes difusas.

luminária pendente em sala

[VEJA TAMBÉM: USANDO LUMINÁRIA NA DECORAÇÃO]

Para os quartos, esse tipo de luz se faz presente com bastaste popularidade – ainda mais quando a luminária pendente é instalada ao lado da cama.

Cúpulas de tecido são ótimas opções para quem quer proporcionar aconchego e suavidade, especialmente nas salas de jantar e de estar.

Iluminação de tarefa

Quando você deseja iluminação de um espaço para realizar tarefas específicas, tais como leitura, a cúpula da luminária pendente deve ser de vidro ou de acrílico.

luminária pendente em sala de estar

Por transmitir uma luz mais incisiva, esse tipo de pendente é indicado para a cabeceira da cama ou para bancadas de cozinha.

[VEJA TAMBÉM: COMO ESCOLHER O LUSTRE IDEAL PARA SALA]

Iluminação de destaque

Para chamar a atenção para algum determinado objeto ou mesmo pequenas áreas do ambiente, a luminária pendente mais recomendada é a de luz focada.

Esse modelo é aquele que possui uma cúpula totalmente fechada na parte superior, além de ser feita de um material que não permita a passagem de luz (como, por exemplo, o metal).

luminária pendente sobre mesa de jantar

Dessa forma, a luz emitida pela luminária pendente será focada para baixo. O efeito que esse item promove favorece, de maneira interessante, a mesa de jantar ou mesmo a área ao lado do sofá da sala de estar.

Já decidiu qual é o seu modelo de luminária pendente? Agora veja as dicas para combinar na decoração!

Dicas para usar luminária pendente

Mesmo se o seu ambiente possuir forro ou sanca de gesso, a luminária pendente se mantém como uma boa ideia para decorações clean, afinal o próprio gesso auxilia na iluminação de pontos específicos, sendo uma iluminação indireta.

Claro que se você ainda quer manter o estilo clean do seu espaço, mas deseja inovar na luminária pendente, nada lhe impede de escolher um item que contraste totalmente com a decoração.

Se o seu ambiente não possui forro, um visual atual e moderno com as luminárias pendentes pode ser excelente, principalmente se você criar uma “trilha” de iluminação que lembre o estilo industrial.

luminária pendente sobre bancada de cozinha

Já em bancadas, balcões ou mesas que são bastante compridas, prefira espalhar luminárias pendentes menores e do mesmo modelo.

Em casos mais ousados, a ideia é instalar uma luminária pendente de tamanho desproporcional em relação aos outros móveis presentes naquele ambiente!

luminária pendente desproporcional

A luminária pendente irá oferecer charme na decoração e a grande vantagem é a quantidade de modelos para compor vários estilos para seus ambientes.

Gostou das ideias? Qual é o seu tipo favorito de luminária pendente?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply