Luminárias de chão – Modelos e Dicas para combinar com sua Decoração!

A iluminação de um ambiente não precisa vir necessariamente do teto. Você sabia que a luminária de chão é uma forma prática e elegante? Chamada também de luminária de piso, a luminária de chão tem a vantagem de ser carregada para onde você quiser no local.

Descubra quais os tipos de luminárias de chão disponíveis para complementar a sua decoração e como escolher para combinar com seu estilo!

luminárias de chão branca e amarela

[VEJA TAMBÉM: COMO ESCOLHER LUMINÁRIAS PARA QUARTO?]

Modelos de luminárias de chão

A luminária de coluna é o tipo de luminária de chão mais tradicional para compor a decoração, afinal a peça é uma “escultura” que valoriza o ambiente.

Seu espaço fica acolhedor e aconchegante com o efeito da luz. Dentro do modelo de luminária de coluna para chão, você pode optar por:

Luminária de chão tradicional

É a luminária composta por um mastro como base e com cúpula na área de iluminação, podendo ser circular, cônica ou redonda.

luminária de chão tradicional

Luminária de chão curva

Moderna, esse tipo de luminária de chão tem como base de material um metal, como aço ou alumínio.

Sua curvatura permite um foco maior em determinado ponto do ambiente, por isso é bastante usada em cantos de leitura ou de estudo, por exemplo.

luminária de chão curva

Luminária de chão articulada

A base de seu material também é de metal, pois preza pela articulação da haste – ou seja, você tem a liberdade de movimentar o foco de luz para onde deseja.

luminária de chão articulada

Luminária de chão em tripé

É aquele tipo de luminária parecida com aqueles iluminadores que você encontra nos estúdios de fotografia. O modelo se destaca pela quantidade de pés e pelas inúmeras variedades de estilos.

luminária de chão em tripé

As luminárias de chão podem ser usadas em qualquer ambiente: em quartos, salas de estar e de jantar, escritórios, varandas e sacadas, etc.

Tudo vai depender de sua decoração atual e da sua personalidade, sem esquecer das necessidades do espaço.

[VEJA TAMBÉM: COMO ESCOLHER LUMINÁRIA INFANTIL?]

Dicas de como escolher a luminária de chão

A luminária de chão ideal para um cômodo deve corresponder ao espaço disponível, a sua funcionalidade e o próprio estilo decorativo presente. Veja algumas dicas para combinar a luminária de chão correta para seu ambiente:

luminária de chão em sala de estar

  • Luminárias de chão tradicionais e rebuscadas para decorações clássicas;
  • Ambientes contemporâneos pedem por modelos diferenciados de luminárias de chão;
  • Se o cômodo é neutro, que tal apostar em uma luminária de chão colorida e moderna? A ideia é trazer cor ao espaço, elegância e destaque à peça. Não tem limites para escolha, somente leve em conta o tamanho limitado ao objeto e pronto;
  • Decorações rústicas podem ser local para luminárias de chão artesanais, ou seja, que sejam feitas de madeira ou com cúpula de tecidos naturais;
  • Luminárias de chão de estilo retrô garantem um toque despojado a um espaço, principalmente se você não quer ousar demais.

[VEJA TAMBÉM: COMO ESCOLHER LUMINÁRIAS DE PAREDE?]

luminária de chão rústica

Lembre-se que a escolha do modelo apropriado para sua decoração é importante, mas mais ainda é a escolha da luz.

Você sabia que a cor da iluminação afeta diretamente a sensação do ambiente? Luminárias de chão voltadas para um espaço de estudo, de trabalho ou de leitura pendem por lâmpadas brancas.

Já quando você intenciona comprar uma luminária de chão que ofereça conforto e tranquilidade ao espaço, escolha lâmpadas amarelas.

Luminárias de chão com mais bocais podem harmonizar a luz amarela com a branca.

[VEJA TAMBÉM: COMO ESCOLHER LUMINÁRIAS DE MESA?]

luminária de chão com cinco bocais

Incremente a iluminação de sua casa com luminárias de chão. Gostou das dicas? Se tiver outras recomendações boas, compartilhe conosco abaixo!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply