Luminárias de Parede – Tipos e Dicas para escolher a Ideal!

A iluminação dos ambientes faz parte do projeto de decoração, mas deixar para pensar nisso como uma etapa final é errado! O planejamento da iluminação precisa andar em harmonia com a arquitetura e decoração do espaço, garantindo funcionalidade e beleza.

As luminárias de parede, por exemplo, são opções para ambientes internos e externos que podem proporcionar uma luz difusa e de apoio. Entenda mais!

luminária de parede

[VEJA TAMBÉM: TIPOS E DICAS DE LUMINÁRIAS DE MESA]

Luminárias de parede: quais os tipos?

A tarefa de iluminar as paredes da casa pode fazer a diferença no visual e na praticidade de um espaço. As luzes podem ser fundamentais para preencher espaços, destacar certas texturas, criar desenhos, orientar a visão das pessoas para uma determinada paisagem, definir as paredes, além de outras finalidades.

Para as luminárias de parede, você irá encontrar as arandelas!

luminárias de parede em sala de estar

As arandelas são fixadas à parede em uma altura mediana com o intuito de ressaltar ou proporcionar um aspecto mais interessante ao ambiente. Esse tipo de luminária de parede se classifica conforme a forma com que ela joga a luz no ambiente. Por exemplo, são exemplos:

  • Arandela tartaruga;
  • Arandela opaca;
  • Arandela com cúpula;
  • Arandela com efeito uplight;
  • Arandela com efeito downlight.

luminária de parede uplight

[VEJA TAMBÉM: TIPOS E DICAS DE LUMINÁRIAS PENDENTES]

Você ainda encontra outras arandelas com efeitos decorativos diversos. Existe outra alternativa que pode ser posicionada ou fixada próxima ao rodapé, chamada de balizador.

Os balizadores são geralmente utilizadas para orientar passagens, mas podem favorecer o charme do ambiente.

Como escolher a luminária de parede?

luminária de parede decorativa

Veja as dicas para escolher a melhor luminária de parede para seu ambiente:

As arandelas do tipo tartaruga são aquelas transparentes (geralmente de vidro) que jogam a luz de forma direta. São bastante usadas nas áreas externas.

Se quer alguma luminária de parede que proporcione suavidade e conforto, escolha uma arandela opaca, do tipo translúcida, pois ela faz o fechamento da luminária.

Dependendo do estilo do ambiente, as arandelas com cúpula são excelentes: semelhantes a abajures, elas podem dar um ar charmoso a espaços retrô ou até mais formais, como os escritórios.

Se você quer iluminar fachadas ou criar uma iluminação indireta para espaços internos, as arandelas uplight são a escolha certeira, pois a luz é rebatida para o alto (ou no teto, se for instalada dentro de casa).

O oposto acontece com as arandelas downlight, sendo uma iluminação criativa e decorativa, jogando a luz para baixo.

luminárias de parede externa

Além de tudo isso, caso você procure uma luminária de parede mais ousada, as arandelas de duplo efeito (que emitem luz para baixo e para cima ao mesmo tempo) são tendência!

As luminárias de paredes, como no caso da downlight pode até ser articulada, possibilitando o movimento da haste e controlando o facho de luz.

luminária de parede articulada

Em banheiros, por exemplo, as arandelas não só auxiliam na iluminação funcional, mas também criam efeitos decorativos.

Nos quartos, a luminária de parede pode ficar nas cabeceiras das camas, sobre os criados-mudos, o que elimina o uso de abajures.

luminária de parede em quarto

Na realidade, a utilização perfeita das luminárias de parede são para ambientes pequenos, diminuindo a quantidade de itens existentes em mesas e aparadores.

Deixe o ambiente mais limpo e organizado com a ajuda de luminárias de parede. É claro que para ambientes amplos, a função dessas luminárias é a possibilidade de destacar pontos visuais específicos!

[VEJA TAMBÉM: MAIS DICAS PARA USAR LUMINÁRIAS NA DECORAÇÃO!]

Consulte um profissional para ter certeza do planejamento de seu ambiente e da utilização das luminárias de parede corretas!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply