Início » Dicas » Coloque a madeira em destaque na sua decoração e tenha um resultado INCRÍVEL

Coloque a madeira em destaque na sua decoração e tenha um resultado INCRÍVEL

Descubra dicas para colocar a madeira em destaque na decoração de seu lar e conquiste um resultado surpreendente!

A madeira é uma aliada na decoração, ajudando a compor ambientes aconchegantes e charmosos na medida certa. Trata-se de um material versátil, que funciona bem em diferentes áreas, como sala, quarto e cozinha, por exemplo.

Quer usar a madeira em destaque na decoração de seu lar, mas não sabe como fazer isso? Então, continue a leitura, descubra dicas de uso desse material e conquiste um resultado incrível!

Como usar a madeira em destaque na decoração?

Coloque a madeira em destaque na sua decoração e tenha um resultado INCRÍVEL

Existem três formas principais de usar a madeira em destaque na decoração do imóvel, não importa qual seja o cômodo! A seguir, você conhece quais são:

Móveis

O uso de móveis de madeira é a maneira mais simples de utilizar esse material na decoração. Há uma grande variedade de móveis de madeira, sendo possível usar um ou mais no ambiente.

sala de jantar com móveis de madeira madeira em móveis

Se optar por usar somente móveis de madeira, a decoração ganha um toque mais rústico, que esbanja conforto e aconchego. Caso queira modernizar um pouco a decoração, experimente utilizar móveis de madeira com detalhes de metal.

Revestimento de piso e parede

O revestimento de piso e de parede feito em madeira também é uma excelente alternativa para evidenciar esse material na decoração. No entanto, costuma ter preço sutilmente elevado, principalmente se utilizar madeira natural.

madeira como revestimento de parede revestimento de madeira no piso

A dica para economizar é investir em alternativas mais baratas, como o piso laminado de madeira ou o painel de parede feito em MDF. São opções com preço econômico, mas menor durabilidade. Sempre pese os prós e contras dessas alternativas para saber se vale a pena, considerando seu perfil e de moradores do lar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Objetos decorativos

Há uma grande variedade de objetos decorativos confeccionados em madeira, como adornos, esculturas, estatuetas, caixas e potes decorativos, miniaturas, entre outros.

O segredo é escolher peças com design criativo e autoral, posicionando-as em locais estratégicos da decoração ou em cima de móveis, estantes e prateleiras.

escultura em madeira objetos de decoração de madeira

O grande diferencial dessa alternativa é que os objetos de decoração possuem preços mais atrativos, portanto, é uma forma barata de inserir a madeira no ambiente. Além disso, dá para conferir um charme especial à decoração sem ter muito esforço.

MDF, MDP ou madeira natural?

Ao buscar por móveis e revestimentos de madeira é comum encontrar alternativas como o MDF, MDP e a madeira natural. Você sabe o que significa cada uma dessas siglas e qual a melhor opção de compra?

divisória de ambiente de madeira

MDF significa Medium Density Fiberboard, que pode ser traduzido como painel de fibra de densidade média. É um material composto de fibras de madeira e resina sintética, resultando em um painel uniforme.

Já o MDP significa Medium Density Particleboard, cuja tradução livre é painel de partícula de média densidade. Trata-se de uma chapa de partículas de madeira prensadas, sendo composta por três camadas (miolo que fica entre duas superfícies mais finas).

A madeira natural é aquela que não passou por um processamento em sua fabricação. Caracteriza-se por ter longa durabilidade e resistência a danos, bem como brilho e beleza. Normalmente recebe um tratamento para evitar infestações por pragas, mantendo sua integridade por mais tempo.

E qual é a melhor alternativa de madeira para uso na decoração? Na realidade, depende de seu orçamento. Se for reduzido, o MDF e o MDP são boas opções, mas é preciso ter em mente que podem apresentar uma durabilidade menor.

Caso dinheiro não seja um problema, a madeira natural é a melhor escolha, bem como a madeira maciça. Dê preferência para alternativas sustentáveis, pois sua produção causa um menor impacto na natureza.

Tons de madeira

Ao usar o material no ambiente, é importante escolher os tons de madeira que utilizará. Há alternativas claras, que contribuem para ter um ambiente mais iluminado, com sensação de amplitude.

madeira clara na decoração

Já tons escuros de madeira dão sofisticação, elegância e refinamento para a decoração. Além disso, conseguem reforçar ainda mais a sensação de conforto e aconchego no ambiente.

madeira escura na decoração

A escolha da tonalidade perfeita depende do efeito que deseja conferir à decoração, se mais luminosidade e amplitude (madeira clara) ou um ambiente mais elegante (madeira escura).

Cuidados essenciais com a madeira

prateleira de madeira

Decidiu utilizar a madeira na decoração de seu lar? Então, é fundamental adotar cuidados especiais para preservar o material. Um deles é evitar o contato prolongado com a água.

Se possível, também evite a exposição direta ao sol, pois pode danificar a madeira. Sempre que possível, faça uma limpeza do material utilizando produtos próprios para esse fim.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário