Início » Para sua Casa » Maine Coon – Características da raça de gato, cuidados e origem

Maine Coon – Características da raça de gato, cuidados e origem

Entre os amantes de pets, o gato é um dos mais populares. Instituições americanas realizaram pesquisas que apontam os gatos como segundos animais de estimação mais populares do mundo, ficando só atrás dos peixes de aquário.

Os bichanos podem viver entre 15 e 20 anos, e hoje em dia são cerca de 250 raças de gatos. Entre elas, há diversas variações de porte, características e personalidade.

Pra quem está considerando adotar um gato, é fundamental pensar bem antes de fazer uma adoção, afinal, ter pet é uma grande responsabilidade. É uma vida que depende de você, então não se trata de uma decisão simples.

A seguir, você pode conhecer um pouco mais sobre o Maine Coon, também conhecido como o gigante gentil.

Maine Coon Raça de Gato

Origem do Maine Coon

Além de ser uma das maiores raças de gatos domésticos, a Maine Coon também é considerada mais antiga raça americana de pelo longo. Apesar do nome sugestivo, a sua origem é desconhecida. A raça ficou conhecida assim porque foi no estado norte-americano do Maine que ela ganhou fama por sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos.

Acredita-se que a raça chegou ao país através de marinheiros que navegaram até a Nova Inglaterra, e que ela tenha se originado a partir de cruzamentos de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto.

Características físicas

Além de grande, este é um gato musculoso e com estrutura óssea forte. Seu corpo é comprido, retangular e sua cauda pode chegar a um comprimento de 36 cm. Isso pode fazer com que ele pareça ser maior que realmente é.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Os machos são maiores que as fêmeas e pesam de 6 a 11 kg, enquanto elas variam de 4,5 a 6,8 kg. Quando adulto, sua altura pode variar entre 25 e 41 cm e atingir um comprimento de até 100 cm, incluindo a cauda – ou seja, 1 metro de gato. Mas seu tamanho total só costuma ser alcançado entre os três e cinco anos de idade.

A caixa torácica é larga e as pernas são espessas. É um gato de pelagem densa e sedosa, e alguns têm uma juba de leão em torno do pescoço e a textura pode variar de acordo com a cor. Por conta do seu tamanho e histórico de caçador, ele tem garras maiores que as outras raças.

De modo geral, são animais musculosos e saudáveis. A maioria dos problemas de saúde da raça são justamente por conta do seu tamanho. Um incômodo que pode surgir é no quadril, o que é comum em pets de grande porte. Além disso, a atrofia muscular espinhal é um problema genético que também é comum no Maine Coon.

É um gato de cabeça grande com orelhas altas, e olhos grandes e expressivos de cor verde, azul ou dourada.

Maine Coon Gato Gigante

Temperamento

Este é um gato bastante dócil, meigo, amigável e companheiro. É tido como sociável porque se dá bem com outros gatos, crianças e até mesmo outros pets, como o cão. Só evitam contato com estranhos, e são considerados uma das cinco raças mais carinhosas.

São animais muito apegados aos seus humanos e que gostam de demonstrar afeto. Apesar de serem carentes de cuidados e gostarem de ser o centro das atenções, também apresentam um comportamento independente. Se adaptam a novos lugares com facilidade, desde tenham um bom espaço para se exercitar.

https://www.youtube.com/watch?v=TxPUr1czFrM

Cuidados

O primeiro cuidado a se ter com o Maine Coon é em relação à consulta ao veterinário. Se não surgirem problemas, duas consultas por ano devem ser suficientes.

É um gato grande que precisa se exercitar adequadamente. Além de um espaço bacana para poder correr, árvores e poleiros para gatos são bem vindos. Também adora jogos interativos, e brinca com todos os membros da família.

Por sua pelagem densa e longa, tem que ter bastante atenção ao pelo do Maine Coon. Recomenda-se escovar todos os dias para impedir o acúmulo de nós. Além de evitar que o pêlo emaranhe, a escovação diária também deve suavizar a pelagem.

Maine Coon características

Alimentação

O Maine Coon deve ter uma nutrição cuidadosamente controlada, pois tem tendência de ficar acima do peso se não houver o devido acompanhamento.

Por conta da propensão à obesidade, é necessário impor um limite na sua ingestão de alimento. E a ração precisa ser de qualidade, evitando as excessivamente gordurosas.

Como já dito, é um gato que cresce lentamente, por isso é preciso acompanhar o desenvolvimento do animal. No caso dos machos, se ele ultrapassar 11 kg deve ser levado ao veterinário quanto antes, pois o seu estado de saúde pode correr sérios perigos.

Curiosidades

Este é um gato que adora água, então banho para ele não é um problema. Brincadeiras com água, aliás, é uma ótima forma de entretenimento para o Maine Coon.

Além do estado do Maine, o nome da raça também tem uma referência na sua segunda parte. “Coon” vem de “racoon”, que significa guaxinim em inglês. Por conta da semelhança da raça com os guaxinins, nos séculos passados havia uma lenda de que este gato era resultado de um cruzamento entre as duas espécies.

E o miado do Maine Coon é um dos mais curiosos entre todas as raças, por ser semelhante a um grilo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário