Início » Decoração » Dicas SIMPLES (separadas com carinho) para te ajudar com a mesa de 6 lugares

Dicas SIMPLES (separadas com carinho) para te ajudar com a mesa de 6 lugares

A sala de jantar exige atenção – é nela onde recebemos convidados para partilhar refeições, fazemos comemorações e muito mais, e escolher uma mesa não é uma tarefa fácil, já que existem diversos tamanhos.

A mesa de 6 lugares pode ser uma ótima opção, mas é necessário saber algumas coisas antes de escolher a sua!

sala de jantar

Escolher a mesa pode ser complicado devido a grande variedade que o mercado traz, em diferentes formatos e com suas peculiaridades. É importante saber exatamente o tamanho do seu cômodo e qual o tamanho do espaço que está disponível para a mesa.

Mesa de 6 lugares

As dicas para você escolher a mesa de 6 lugares ideal para a sua sala de jantar são essenciais. A mesa de jantar deve estar em harmonia com o estilo da casa, ser confortável e não atrapalhar a circulação, portanto:

Formato da mesa

A mesa pode receber diferentes formatos, portanto, saiba qual é o melhor e suas particularidades!

Os formatos redondos e retangular são super clássicos, são os mais comuns na hora de escolher a mesa, mas também existem os formatos quadrados

  • Retangular

O formato retangular permite um alto número de pessoas, e é uma ótima opção como mesa de 6 lugares já que acomoda a todos de maneira super confortável. Esse formato de mesa também se adapta melhor em cômodos que seguem o padrão comprido e estreito.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

mesa de jantar retangular
  • Redondo

Já o formato redondo é um ótimo modelo para ambientes menores com formato quadrado, ele também pode ser uma mesa de 6 lugares e até acomodar mais pessoas. 

mesa de 6 lugares redonda
  • Quadrado 

Ela combina com ambientes maiores, sendo a alternativa ideal para aproximar aqueles que estiverem sentados à mesa. 

mesa de jantar quadrada
  • Oval

A mesa oval ocupa menos espaço no cômodo e consegue ser uma mesa de 6 lugares tranquilamente, deixando as refeições próximas e sendo boa para socializar com as demais pessoas.

mesa de 6 lugares oval

Circulação da mesa de jantar 

Como citado anteriormente, saber o espaço e tamanho do seu cômodo é mais que essencial, pois assim você saberá qual o espaço ideal da peça necessária para ocupá-lo e que não atrapalhe a circulação do ambiente. 

É possível dizer que a medida ideal entre a mesa e demais móveis ou parede é de 100 cm, sendo possível puxar as cadeiras e evitar que se esbarre nas peças da sua sala de jantar. 

Tamanho ideal da mesa de jantar 6 lugares

Existem diversos tamanhos de mesa de jantar no mercado, mas para ter uma ideia do tamanho ideal da mesa de jantar 6 lugares em cada formato, seria:

  • Quadrada: 140 cm x 140 cm;
  • Retangular: 160 cm x 75 cm;
  • Oval: 198 cm x 122 cm;
  • Redonda: 120 cm de circunferência.

Material ideal para a mesa de 6 lugares

Escolhido o tamanho e formato ideal, o próximo passo é escolher o material da mesa, existem vários materiais diferentes, e é possível escolher o que melhor se encaixe na sua necessidade, combine com o seu design ou fique harmonioso na sua sala de jantar. 

  • Vidro 

Um material super clássico e neutro, ele combina com diferentes estilos de decoração. O vidro é uma ótima opção para cômodos menores – sua transparência traz a sensação de amplitude. 

mesa de jantar vidro

O vidro pode ter diversos acabamentos como jateado, colorido, esmaltado, entre outros!

  • Madeira

A mesa de madeira é uma das opções mais escolhidas, a madeira é extremamente resistente, além de combinar com diferentes estilos. 

mesa de jantar madeira

Ela pode ter seu acabamento como natural ou madeira de demolição, que trazem toques rústicos ao ambiente, laqueado – que traz algo mais moderno ou madeira em MDF.

  • Pedra

A principal característica da mesa de pedra é sua alta resistência e grande durabilidade. Esse material traz muita elegância ao ambiente!

mesa de jantar pedra

Cadeiras para a mesa de jantar

Comumente é escolhida uma mesa que já venha com as cadeiras, o design costuma se encaixar e combinar perfeitamente. 

Porém, há a opção de comprar as cadeiras separadas da mesa. Para isso, você precisará pensar no espaço disponível e no conforto da peça. 

cadeiras para mesa de 6 lugares

Em geral, as cadeiras estofadas são as mais indicadas devido ao seu conforto, mas você pode escolher por outros modelos, o importante é você gostar e fazer uma composição harmoniosa no ambiente. 

Inspire-se!

Escolher os móveis de algum local da casa não é fácil, por isso, determine uma paleta de cores para o ambiente, crie uma pasta com imagens para você se inspirar e pense em alguns itens para decoração – a sala de jantar pode receber diferentes estilos e elementos, e misturar pode deixá-la ainda mais charmosa e linda!

Faça uma sala de jantar que combine com o seu estilo e personalidade! E para complementar na decoração, você pode colocar um vaso de flor no meio da mesa, trazendo um toque natural e vida ao ambiente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Deixe seu comentário