Modelos de Escadas – Conheça e Saiba como Escolher a Escada Ideal

Construções com mais de um pavimento, como os sobrados, devem ter escadas para facilitar o acesso aos diferentes pisos. Mas, essa obrigatoriedade não quer dizer que a escada precisa ser sem graça: existem modelos que unem funcionalidade e beleza, complementando a decoração da casa.

Não sabe quais são eles? Neste caso, confira quais os principais modelos de escada, bem como dicas para escolher um que seja adequado a cada ambiente e seus moradores. Veja os principais modelos de escada:

Escada reta

escada reta

É o modelo mais tradicional, com forma em linha reta, sem alteração em sua direção. Justamente por isso, ele ocupa menos espaço, sendo indicado para áreas pequenas e com formato retangular.

Escada em L

escada L

Trata-se de um modelo cujo formato lembra a letra L, fazendo uma virada de 90 graus na altura. Curiosamente, esse é um tipo de escada que ocupa menos espaço, sendo perfeito para áreas reduzidas.

Escada em U

escada u

Modelo de escada que se assemelha à letra U, o que pode ser observado ao visualizá-la de cima. Este tipo muda sua direção em 180 graus e é um dos que mais ocupam espaço no imóvel, sendo indicada para casas grandes.

Ainda que ocupe muito espaço, a escada em U conta com o diferencial de possibilitar a utilização do vão localizado abaixo dela, podendo instalar móveis para organizar objetos, passando a ter mais um canto para armazenar itens.

Escada circular

escada circular

Este é um modelo que possui estrutura em curva. Assim como a escada em U, a circular ocupa muito espaço e é recomendada para imóveis grandes, garantindo um ambiente imponente e sofisticado.

O vão formado logo abaixo da escada costuma ser grande, portanto, pode ser utilizado para outros fins, como a instalação de móveis ou ainda de um jardim de inverno, passando a ter um espaço verde e diferenciado no imóvel.

Escada caracol

escadas caracol

Como o próprio nome indica, trata-se de uma escada com formato que lembra um caracol, ou seja, é espiral / helicoidal, dando voltas em si mesma e tendo um ângulo mais fechado.

Essa estrutura diferenciada faz com que a escada caracol ocupe menos espaço e seja indicada para imóveis com tamanho reduzido, garantindo um resultado funcional e bonito ao mesmo tempo.

Escada flutuante

escada suspensa flutuante

O projeto decorativo e construtivo do imóvel preza pela leveza? Então, a escada flutuante é o melhor modelo para sua casa! Nesta opção, os degraus ficam presos na parede, sem corrimão, dando a impressão que os degraus estão flutuando no ar.

É importante ressaltar que esse modelo é bonito e moderno, mas pouco seguro para imóveis que tenham crianças, animais de estimação e moradores com mobilidade reduzida.

Escada suspensa

escada suspensa

A escada suspensa é aquela que tem corrimão e estrutura de apoio substituída por cabos de aço, que precisam, necessariamente, estar presos a uma laje, que é uma estrutura reforçada.

Este é um modelo ideal para quem gosta de decorações modernas, com um toque industrial, que está em alta e ajuda a construir ambientes originais, práticos e belos.

Escada cascata

escada cascata

Modelo que tem a lateral em ziguezague nos degraus, forma que assegura a sustentação da escada. Como possui estrutura diferenciada, esse tipo de escada deve ser confeccionado por especialistas, para garantir um resultado bonito e também seguro.

Às vezes você  pode gostar de um modelo de escada e ele pode não ser o ideal para o ambiente onde você quer colocar. Veja como escolher o modelo de escada para sua casa

Considere o estilo da decoração do imóvel

É importante que o estilo decorativo utilizado no imóvel tenha a ver com o da escada. Por exemplo, para decorações clássicas, as escadas retas, em L, U, circular e caracol são perfeitas.

Para ambientes com decoração moderna, as escadas flutuante, suspensa e em cascata são adequadas, porque possuem estrutura original e complementam o ambiente com mais estilo.

Escolha de acordo com o espaço disponível

O espaço disponível no imóvel é um detalhe essencial a ser considerado, para que o resultado construtivo seja o melhor possível. Portanto, escolha uma escada mais compacta para ambientes com área reduzida ou um modelo maior para recintos grandes.

Opte pelo modelo adequado aos moradores

Lembre-se que a escada também precisa ser funcional, o que só é garantido quando se considera os moradores da casa e sua capacidade de locomoção. Portanto, se tiver animais de estimação e crianças, opte por escadas com laterais fechadas.

Caso tenha idosos ou pessoas com capacidade de locomoção reduzida, opte por escadas com corrimão, confeccionadas com materiais antiderrapantes, trazendo menor risco aos moradores.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply