Modelos de grade: quais os melhores, mais seguros e mais

As grades são peças fundamentais para aumentar a segurança em imóveis residenciais ou comerciais, já que elas impedem a invasão por terceiros, além de minimizar o risco de queda de crianças e animais.

Esses materiais são bastante versáteis e podem ser instalados em janelas e portas, assim como em varandas e sacadas, garantindo maior tranquilidade a todos no imóvel.

Embora a função primordial das grades seja proteger/reforçar a segurança, elas também podem contribuir com a decoração, tornando o ambiente interno e externo mais bonito.

Pensando em investir nesse material, mas sabe pouco sobre ele e como utilizá-lo como complemento da decoração? Então, confira aqui quais são os principais modelos de grade e como adotá-los para embelezar seu imóvel!

Principais modelos de grade

Grade de alumínio

Modelos de grade: quais os melhores, mais seguros e mais

As grades feitas com alumínio são as mais fáceis de serem encontradas e uma das mais utilizadas em imóveis residenciais. O motivo é simples: trata-se de uma versão com boa durabilidade e preço acessível.

Mas, nem tudo é perfeito quando se fala nesse modelo, já que ele é mais leve e suscetível a deformações, necessitando de uma manutenção mais frequente para assegurar que está em bom estado.

A grade de alumínio é perfeita para casas térreas, sobrados e apartamentos, especialmente para ser aplicado em janelas, ajudando a proteger moradores de invasões ou quedas/acidentes domésticos.

Grade de ferro

Modelos de grade: quais os melhores, mais seguros e mais

O ferro é uma das principais matérias-primas de grades, especialmente em residências mais antigas. Não é para menos, afinal, esse material tem elevada durabilidade e pode ser pintado, permitindo sua personalização.

Existem diversos tipos de grade de ferro, sendo possível encontrar versões com design que remete ao estilo colonial, bem como art déco e com formas geométricas, detalhes que ajudam a dar charme para a decoração.

Seu ponto negativo está no preço, já que a grade de ferro tende a ter valor mais elevado, justamente pela qualidade e ótima capacidade de resistência a danos desse tipo de material.

Grade de metalon

Modelos de grade: quais os melhores, mais seguros e mais

Metalon é um material confeccionado com ferro galvanizado e chumbado. Durante o processo de fabricação, ele é estruturado em forma de tubo, geralmente retangular ou quadrado.

E porque optar pela grade de metalon e não a de ferro? Simples: ela é mais barata, além de ser mais leve. Mas, ela não é tão versátil quanto a de ferro, geralmente os modelos são simples, sem design diferenciado, sendo uma opção para janelas e portas quando se quer uma decoração mais clássica e tradicional.

Madeira

Modelos de grade: quais os melhores, mais seguros e mais

As grades de madeira são as menos utilizadas atualmente e há razões para isso: o material tende a ser caro e pouco resistente a ações do tempo, como chuva e sol. No entanto, isso pode ser contornado investindo em versões feitas com madeira tratada, que é sutilmente mais cara.

O diferencial da madeira é que ela deixa um visual menos pesado no ambiente, tornando a área mais agradável e aconchegante. Por isso, é excelente opção para portas e janelas.

Utilizando a grade como complemento da decoração

Quer investir na grade na sua casa, mas não sabe como torná-la parte da decoração, contribuindo para que o ambiente fique mais bonito, seja interna ou externamente? A seguir, confira algumas dicas para isso:

Considere o estilo decorativo da casa

Sempre leve em consideração o estilo de decoração adotado na casa. Se for clássico, considere investir nas grades tubulares simples, que não há como errar. Caso seja rústico, aposte, sem medo, na versão confeccionada em madeira.

Outra aposta certeira é a escolha de grades com design diferenciado para casas com decoração moderna, como as que trazem formas geométricas, detalhes que são capazes de transformar o ambiente, dando-lhe originalidade.

Escolha a cor correta

A cor da grade também pode influenciar na decoração. Se quiser algo mais clássico e que não cause muito impacto, opte por grades com cores neutras, como o branco e cinza.

Não tem medo de cores e quer ousar na decoração? Então, considere utilizar grades coloridas. Neste caso, dê preferência para modelos com tonalidades que sejam semelhantes às usadas na decoração do imóvel, para garantir uniformidade visual.

Complemente com plantas

Estruturas verticais, como as grades, são elementos perfeitos para receber plantas ornamentais, o que dará um colorido extra para a decoração e elegância de sobra. Essa dica pode ser utilizada tanto em grades de portão como em janelas, varandas e sacadas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply