Modelos de mesas – Escolha a ideal para a sua casa

Quando se inicia a parte de mobília de uma casa, é possível perceber a quantidade de itens diferentes e inovadores que estão presentes no mercado. Isso vale para um móvel muito importante para qualquer lar: a mesa.

A mesa é aquele móvel essencial em uma sala de jantar, além de ser um coadjuvante para a sala de estar, para quartos e para outros ambientes. E os modelos são variados e prontos para atender a muitos gostos e estilos de decoração!

Modelos de mesa

Modelos de mesas

Para jantar ou trabalhar, dependendo da necessidade, existe um modelo de mesa certo para você e seu lar. As mesas são muito úteis por sua funcionalidade e significado conceitual, podendo ser um objeto decorativo fundamental para qualquer casa e a escolha de uma que atenda a seus gostos, necessidades e ao espaço disponível deve ser correta.

Pode-se dividir os modelos de mesa por suas funções ou formatos. Quando se fala em funções, sabe-se que a mesa pode servir para muitas tarefas, entre as quais:

  • Mesa de jantar, para as refeições em família ou com amigos;
  • Mesa de centro, geralmente presente nas salas de estar como apoio de objetos decorativos e outros para alcance para quem está no sofá;
  • Mesa de jardim, para espaços em ambientes exteriores;
  • Mesa de bar, utilizada para quem tem aquele espaço bacana para bebidas na sala de estar.

Além dessas, existem as mesas de reunião e mesas de estudos, por exemplo.

Modelos de mesa

Já de formatos, pode-se separar os modelos de mesas da seguinte maneira:

  • Mesas quadradas: para quem tem espaço reduzido, podendo-a deixar encostada na parede;
  • Mesas redondas: como não tem quinas, esse formato combina com ambientes quadrados e que tem espaço livre;
  • Mesas ovais: da mesma maneira que as redondas, são boas para ambientes de boa circulação, por não ter quinas;
  • Mesas retangulares: para espaços com grande circulação.

Se você ainda tem dúvidas sobre o melhor modelo de mesa para algum cômodo de sua casa, saiba que você pode encontrar alguns formatos bem inovadores deste móvel, porém você deve prestar atenção para as finalidades que essa mesa terá.

Modelos de mesa

Como utilizar os modelos de mesas nos ambientes?

Com toda a variedade de modelos de mesas, fica difícil saber qual é o melhor para determinado ambiente e como utilizá-la para deixar a casa ainda mais bela e confortável.

Veja só algumas orientações sobre os modelos de mesas de jantar:

  • Calcule o tamanho que você tem disponível para definir o melhor modelo para sua sala de jantar;
  • Escolha o formato que mais for de seu agrado (e que combine com o espaço que você tem livre), tais como os tradicionais, entre outros modelos existentes hoje que são modernos e bem diferentes:

As mesas retangulares, por exemplo, podem variar de 4 a 6 lugares. Algumas medidas de orientação são em relação à distância entre cadeiras (que ficaria entre 10 a 20 centímetros) e da parede (que seria 1 metro).

As mesas quadradas podem ficar encostadas na parede para poupar espaço, especialmente se você já tem problemas com a circulação de pessoas. Esse formato de mesa também pode suportar entre 4 a 6 lugares – observe como as medidas de sua mesa irão se relacionar com os outros móveis do cômodo.

As mesas ovais e redondas, por outro lado, costumam exigir 1 metro de distância entre elas e a parede, além de uma atenção sobre a circulação em todo o seu diâmetro (preste atenção para qualquer dificuldade de acesso a alguma das cadeiras).

  • Há certos modelos de mesa de jantar que são dobráveis – uma alternativa excelente para quem mora em apartamentos pequenos.

A mesa de centro, por toda sua funcionalidade, também conta com algumas dicas para ter a escolha certeira:

  • Respeite uma distância de 60 centímetros entre a mesa de centro e os outros móveis;
  • O formato da mesa de centro pode seguir o próprio formato do cômodo (da sala de estar): se a sala for quadrada, escolha uma mesa de centro quadrada, porém se quiser modernizar o espaço, opte por uma mesa oval.

Entretanto, se a sala for retangular, dê preferência ao mesmo formato para a mesa de centro. Se não for do seu gosto, a opção oval ainda pode ser escolhida por causa do efeito alongado que dará continuidade ao ambiente, reforçando essa característica do retângulo.

Modelos de mesa

Sobre os materiais para mesas, os dois mais comuns são a madeira e o vidro, pois há garantia de maior duração e versatilidade com a decoração do ambiente. É claro que você deve prezar pelo estilo de todo o espaço para decidir qual é o melhor modelo (e consequente material) para a mesa.

Algumas pessoas até adotam a sustentabilidade para a residência e utilizam a mesa de pallet. Ainda, há mesas muito modernas feitas de ferro, pedras (mármore ou granito, por exemplo) e alumínio.

Analise qual é o modelo que mais agradou a você e o restante da família, como ele combina com o restante da decoração do cômodo e renove seu espaço com essas sugestões!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply