Modelos de Portão – Inspirações para a sua casa

Fundamentalmente, o portão é responsável por proteger a entrada do imóvel, impedindo o acesso de terceiros. Mas, não é só isso: essa peça também ajuda a complementar a decoração externa da construção.

Justamente por isso, o ideal não é garantir qualquer modelo para sua casa. A melhor recomendação a ser seguida é optar por um portão que esteja em harmonia com o visual externo do imóvel.

No entanto, isso se torna extremamente difícil quando não se conhece os principais modelos de portão do mercado. Este é o seu caso? Sem problemas: preparamos uma lista com tipos de portões, trazendo informações para lhe ajudar a escolher a melhor versão. Confira!

Tipos de portão

De maneira geral, é possível encontrar dois tipos de portão para imóveis residenciais, comerciais e empresariais:

  1. Automático: é a versão mais recente. Como é automatizada, não exige que o motorista saia do veículo para abrir o portão, sendo mais prático no dia a dia. Além disso, permite que seja aberto à distância para moradores e visitas.

É uma excelente opção para todos tipos de imóveis, principalmente para sobrados e condomínios em que se faz necessário entrar na casa com mais rapidez e praticidade.

  1. Manual: é o tipo antigo, que demanda que a pessoa utilize chaves para abri-lo ou então saia do automóvel para poder liberar a entrada no imóvel. Em comparação ao portão automático, seu diferencial está no preço, que é mais baixo.

Ademais, o portão manual não exige uma manutenção frequente, como acontece com a versão automatizada. Portanto, é uma boa alternativa para quem busca um modelo simples, de baixo custo e eficaz na proteção da casa.

Principais modelos de portão

Dentro dos tipos automático e manual existem diferentes modelos de portão. Saiba, aqui, quais são os principais e dicas para escolher a melhor opção para seu imóvel:

  1. Portão de ferro vazado

O ferro é extremamente resistente, especialmente a versão galvanizada ou tratada contra umidade. Por isso, o portão confeccionado com esse material apresenta excelente custo-benefício, sobretudo em longo prazo, já que durará por mais tempo.

Portão de ferro

A versão vazada do portão é perfeita para quem deseja ter boa visibilidade da rua, o que ajuda a identificar movimento suspeito e evitar ser vítima de assaltos ao sair de casa.

  1. Chapas metálicas

Trata-se de um modelo confeccionado com chapa metálica inteira, sem aberturas. Esta é uma versão que proporciona maior privacidade para os moradores, já que impossibilita enxergar o que há dentro do imóvel.

Portão de chapa

  1. Gradil

O portão gradil é a versão mais tradicional disponível no mercado, feito em ferro e apresentando formato de grade. Este modelo, que é fácil de ser encontrado e está disponível tanto na versão manual quanto automática, costuma ter preço acessível e permite visualizar a movimentação na rua.

Portão gradil

  1. Madeira

O portão de madeira é uma versão pouco utilizada atualmente, possivelmente por seu preço um pouco elevado, mas esse modelo também é bastante funcional e bonito.

Portão de madeira

Se preferir investir no portão feito com madeira, o ideal é optar pela versão tratada, que é resistente à umidade e incidência direta da luz solar, permanecendo em bom estado por muito mais tempo.

  1. Design diferenciado

Além dos portões clássicos em gradil, também há versões feitas com design diferenciado, trazendo desde formas geométricas até arabescos, o que dá um toque especial para a decoração da área externa da casa.

Portão com design diferenciado

Esses portões são excelentes pedidas para quem deseja investir em algo especial para complementar a decoração da casa, fugindo do óbvio. Há versões para todos os gostos, desde as mais discretas até outras rebuscadas.

Dicas para combinar portão e decoração

  1. Escolha a cor adequada

É importante que a cor do portão esteja em sintonia com as que são utilizadas na decoração externa do imóvel, portanto, escolha um modelo numa tonalidade semelhante à que usada na parede ou piso.

Se estiver na dúvida sobre a cor e quiser reduzir a chance de erro, opte por tons neutros, como o branco, cinza, marrom e preto, que são clássicos e nunca geram problemas.

  1. Considere o estilo decorativo

Também é essencial levar em consideração o estilo decorativo da fachada da casa, procurando combiná-lo com o modelo do portão. Se for clássico, escolha um tipo nessa linha, e assim por diante.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply