Modelos de sala: ideias, dicas e inspiração

A sala de estar é comumente associada ao período de relaxamento após um longo e exaustivo dia de trabalho, assim como um possível local de encontro entre amigos, parceiros, etc. Por conta disso, é um dos cômodos com maior preocupação quando o assunto é decoração.

O planejamento para que a decoração da sala seja do agrado dos moradores vai desde a medição do tamanho do ambiente até a colocação final dos móveis. No meio disso tudo, está a escolha do estilo/modelo de sala que mais cai bem com a casa como um todo e com a personalidade da família.

Modelos de sala

Modelos de sala: ideias, dicas e inspiração

Um estilo mais rústico, com uso de móveis em madeira e muito verde? Ou peças com design diferenciado para dar aquele toque de sofisticação ao ambiente? O modelo que você escolhe para sua sala determina como os móveis serão dispostos e como se dará a decoração de forma geral.

Aliás, deve-se pensar também em como você irá utilizar esse espaço: se ele será só para relaxar, se será usado por muitas visitas ou para fazer maratonas de filmes e séries. Tudo isso influencia no momento de decorar a sala, não esqueça disso.

Para ajudar, você pode seguir algumas recomendações e sugestões sobre os melhores e mais populares modelos de sala abaixo:

Estilo contemporâneo

Modelos de sala: ideias, dicas e inspiração

Para quem busca uma sala simples, com muita organização e evitando a poluição visual, sem deixar de lado o toque artístico, o modelo contemporâneo é a solução.

Em geral, os ambientes são compostos por itens neutros e formas básicas. Porém, para dar aquele destaque, você adotar tons de cores de um extremo a outro. Não é regra, mas as cores mais comuns para esse tipo são o creme, marrom e branco – deixe o colorido para os detalhes.

Estilo moderno

Modelos de sala: ideias, dicas e inspiração

Conforto e descontração são as palavras das salas modernas, pois estão voltadas para a personalidade de quem mora naquela casa.

O que se nota de básico sobre esse modelo de sala é o uso de móveis de alta qualidade (bons materiais) e que se alinhem perfeitamente com o restante do espaço. Nas cores, não há regras, mas é bem comum o uso de cores neutras e a aplicação de tons fortes nos detalhes.

O que se distingue do contemporâneo é a utilização de quadros, tapetes e estruturas curiosas.

Estilo minimalista

Modelos de sala: ideias, dicas e inspiração

Menos é mais – essa é a tendência deste modelo de sala.

Quanto menos móveis e objetos, maior é a sensação de amplitude e, como consequência, de iluminação do local. Essa é uma boa sugestão para salas pequenas, pois fornece a ilusão de um espaço maior do que realmente é, além de facilitar a limpeza.

O segredo para que esse modelo de sala dê certo em sua casa é usar o necessário, mas sem deixar que sua personalidade seja expressada!

Estilo rústico

Modelos de sala: ideias, dicas e inspiração

A temática rústica envolve peças de madeira, como os móveis ou pequenos detalhes decorativos em sua sala.

Em geral, tudo que é natural se refere ao rústico – paredes sem reboco ou com revestimento em pedras naturais, peças de fibra, couro ou sisal, móveis de materiais reciclados são exemplos bem claros.

O que pode dar ainda mais charme a sala é o uso de plantas para melhorar a oxigenação do ambiente e proporcionar bem-estar.

Dicas na decoração de sua sala de estar

A decoração da sala pode mudar completamente através do posicionamento dos móveis, pois afeta o conforto, o espaço e a funcionalidade do ambiente. Nessas horas, você precisa ser criativo e ter de usar seu bom senso para garantir que sua sala tenha organização!

Veja algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

  • Meça o ambiente antes de começar a decoração para que a escolha dos móveis seja a correta;
  • Para não errar na decoração e na adoção de sua personalidade na sala, é recomendável que você utilize uma base neutra para o espaço e deixando sua personalidade à mostra em pontos determinados, como em objetos decorativos, por exemplo;
  • Tenha um sofá ideal para o tipo de sala que você deseja: conforto, elegância e aconchego são fatores a serem levados em conta;
  • Cuidado com o tapete: você pode destruir toda a decoração com uma escolha errada;
  • As cortinas destacam e valorizam a sala, dando um charme extra. Coloque de forma certa para não “diminuir” a sala ou mesmo para não a fazer ficar mais escura e quente.

Para isso, leve em consideração a altura de sua sala e a luminosidade que nela entra.

  • Garanta que a sala tenha boa ventilação e luz natural em quantidade suficiente;
  • Não exagere na quantidade de objetos decorativos, de plantas ou de obras de arte – poluição visual também pode “diminuir” a sala e afetar o seu bem-estar.

Caso não tenha coragem de decorar sua sala por conta própria, procure um design de interior e peça orientações!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply