Modelos de sofá – +25 imagens para te ajudar a comprar o sofá dos sonhos

O sofá é o principal móvel da sala, afinal, é ele que dará o aconchego para os moradores e visitas, podendo servir de cama, palco para longas conversas ou a diversão das crianças. O segredo, é saber escolher qual o melhor modelo de sofá para o ambiente que tem disponível.

Para te ajudar a conquistar o seu sofá dos sonhos, segue, aqui, um manual de como comprar o sofá perfeito para a sua casa. A escolha vai depender do tamanho e estilo da casa. Na lista de modelos de sofá, abaixo, identifique qual deles harmoniza melhor com a decoração que planejou.

Principais modelos de sofá

Existem milhares de modelos de sofá, conheça abaixo os mais comuns e especificidades de cada um deles. Lembre-se que é preciso levar em consideração não só o seu gosto pessoal, mas como também o ambiente onde o sofá será colocado.

Sofá tradicional

O sofá clássico de dois ou três lugares é um modelo fácil de ser encontrado e pode ser utilizado em sala de estar, jogos, de TV e quarto, por exemplo. Um dos diferenciais desse tipo é que ele é à prova de erros e pode ser inserido facilmente no ambiente.

O sofá branco tradicional, por exemplo, não tem erro no ambiente. Apesar de ter um tom mais romântico, ajuda a dar amplitude para locais pequenos. No entanto, famílias com criança não vão gostar nada da ideia de ter um tecido branco para ter a dor de cabeça de lavar por conta de comida derrubada ou manchas.

sofá tradicional brancoO corte tradicional com botões e arredondado, como no modelo marrom abaixo, também é ideal para quem gosta de simplicidade. A opção é ideal para quem não quer investir em objetos decorativos.

sofá tradicional

sofá pequeno de modelos clássicos

Trata-se de um modelo que está disponível em ampla cartela de cores, fabricado com diferentes tipos de tecido ou, até mesmo, couro, material que possui mais resistência e durabilidade.

sofá tradicional de couro

Sofá de três lugares em couro marrom

Os sofás de dois lugares são os mais adequados para os ambientes pequenos. Para não deixar a decoração muito simples, é possível utilizar cores diferentes ou manter uma cor neutra e abusar dos detalhes nas paredes, mesas e abusar da criatividade nas almofadas.

sofá tradicional para ambiente pequeno

sofás tradicionais criativos para ambientes pequenos

Os modelos de sofás tradicionais também funcionam bem para quem possui sala pequena principalmente o sofá quadrado, afinal, os cortes retos ajudam a alongar o ambiente – sem contar que são muito aconchegantes para as pequenas famílias.

 

 

modelo de sofa tradicional sala pequena

Sofá quadrado para sala pequena

O sofá tradicional de madeira, por sua vez, é uma opção que encaixa em casas com uma decoração mais rústica. Essas versões costumam ser mais baratas e simples.

Modelo de sofá tradicional de madeira

Sofá tradicional de madeira para ambientes internos

No entanto, os sofás tradicional de madeira ou palha também servem bem os espaços externos, pois podem molhar (desde que tenham acolchoado impermeável) e deixam o ambiente leve.

modelo de sofá tradicional externo

Modelo de sofá tradicional de madeira para ambientes externos

Sofá em L

O sofá de canto, que também é conhecido como sofá em L, é um modelo com tamanho de médio a grande, para ser instalado, como o próprio nome indica, no canto do cômodo.

Uma das grandes vantagens desse modelo é justamente o fato de ele possibilitar aproveitar o canto, que tende a se tornar um espaço morto na decoração, passando a utilizar a área da melhor maneira possível.

sofá em L

Exemplo de sofá em L para ambiente grande

Esse é um tipo de sofá bastante versátil, que pode ser instalado em espaços amplos ou reduzidos, garantindo um resultado encantador, além de possibilitar acomodar um número maior de pessoas.

modelo de sofá em L

O modelo de sofá em L também é perfeito para quem tem muito espaço vazio em casa ou que os ambientes não são bem delimitados, afinal, o formado em quadrado ajuda a definir onde é a sala e facilita o trabalho da decoração. Quem gosta das mesas de centro também vai gostar dessa opção de sofá.

sofa em l

Modelo de sofá de canto definindo o espaço do ambiente da sala

Sofá chaise

Modelos de sofá chaise têm um detalhe que faz  toda a diferença: um de seus assentos é alongado, o que possibilita melhor conforto na hora de assistir à TV, podendo esticar o corpo.

Justamente por ter essa parte mais alongada, o modelo de sofá chaise costuma ser mais indicado e utilizado para salas com tamanho médio a grande, porque ele ocupa mais espaço. Para cômodos pequenos, há outros modelos mais compactos e eficazes, como o sofá tradicional e o retrátil.

sofá com chaise

Sofá chaise em sala grande

Os modelos de sofá chaise também são os preferidos dos consultórios médicos, já que não ocupam muito espaço no ambiente e dão a possibilidade de acomodar várias pessoas o mesmo tempo.

sofa chaise

Modelo de sofá chaise para apartamento

Sofá retrátil

Trata-se de um modelo que possui assentos que podem ser estendidos, aumentando o tamanho do sofá, de forma a proporcionar mais conforto durante o uso, podendo deitar sobre o móvel.

O sofá retrátil é versátil e pode ser instalado desde salas grandes até as pequenas. O único cuidado a se ter ao investir nesse modelo é considerar a medida do móvel aberto, para saber se cabe perfeitamente no cômodo.

Sofá Retrátil

Modelo de sofá grande e retrátil para ambientes grandes

Além disso, o sofá retrátil economiza o espaço de quem, nem sempre, quer que o sofá ocupe metade da sala, mas que na hora de ver um filme com os amigos vai querer ter um pouco a mais de conforto.

Modelo de sofá retrátil enxuto para ambientes médios

Sofá cama

É um modelo clássico que se transforma em cama. Trata-se de um móvel multifuncional que possibilita aproveitar ao máximo o espaço, tendo um sofá para acomodar visitas ou uma cama para receber alguém próximo durante alguns dias. Eles costumam ser um pouco mais caros, mas valem muito a pena – principalmente para quem recebe visitas recorrentes ou possui famílias grandes.

Assim como o sofá retrátil, esse modelo demanda que se tenha um cuidado especial na hora da compra, que se considere o tamanho do cômodo e do móvel aberto, para assegurar que possa ser utilizado sem problemas.

sofá cama

Modelo de sofá cama para dois lugares, ideal para ambientes pequenos

Os modelos de sofá cama costumam ocupar bastante espaço, por isso, precisam de alguns detalhes extras para que o ambiente não fique muito “morto”. Devido o tamanho, também são preferíveis em cores mais básicas como o cinza, marrom, bege, branco ou preto.

sofa cama para sala

Sofá cama para sala grande

No entanto, se engana quem acha que modelos de sofá cama servem somente para a sala, afinal, eles são soluções excelentes para quartos, principalmente para quem gosta de receber visita. Na verdade, esse tipo de sofá pode transformar facilmente um quarto ou escritório numa sala.

sofa cama para quarto

Sofá cama para quarto ou escritório

Outro modelo de sofá cama muito utilizado para as casas com um tom mais rústico são os que possuem base de madeira. Esses possuem uma estrutura menor, mas são extremamente aconchegantes.

sofa cama

Sofá cama de madeira

Sofá de canto

Os modelos de sofás de canto servem para salas pequenas ou grandes que possuam duas paredes, aproveitando os cantos. Esse modelo de sofá otimiza o espaço e são ideais para famílias grandes.

sofa de canto

Sofá de canto em sala média

Além disso, os modelos de sofá de canto também ajudam a aproveitar melhor o espaço, sem precisar fazer remanejamento dos móveis. Outra possibilidade é para formar um corretor ou ajudar a definir o espaço da sala quando o ambiente não possui paredes ou delimitações.

modelo de sofá de canto

Sofá de canto ajudando a definir a divisão entre a sala de TV e a sala de jantar

O sofá azul turquesa, abaixo, também ajudou a separar os ambientes, mantendo a sala de TV à frente e a de jantar atrás. sofá de canto azul

Sofá de pallet

O sofá dos sonhos de muita gente  é o feito de pallet. Essas versões costumam ser mais baratas, mas não perdem em estilo. Pelo contrário: eles tem um tom mais rústico e garantem muita personalidade para qualquer ambiente.

modelo de sofá pallet

Sofá feito de pallet em sala grande

Em ambientes pequenos eles tornam tudo mais charmoso, principalmente quando fazem uso de cores vivas e almofadas criativas.

modelo de sofá pallet

Sofá de pallet azul turquesa para sala pequena

Essas opções também são boas alternativas para quem tem quartos pequenos, que também gostariam de usar para encontro entre amigos.

sofá pallet

Sofá de pallet em quarto feito com colchão

Como comprar o sofá dos sonhos

Escolha o modelo que melhor se adequar ao estilo de vida dos moradores da casa. Se não abrir mão da praticidade, o modelo tradicional ou de canto são as melhores opções.

  1. Caso queira máximo conforto, o sofá chaise e retrátil dão conta do recado. Se espaço for um problema e quiser ter um móvel a mais para receber visitas durante um período, o sofá cama é indicado.Considere as medidas do cômodo e do sofá. Esta dica é importante, porque somente assim será possível garantir uma peça que caiba no espaço, evitando complicações com trocas ou adaptações do móvel;
  2. Por isso, antes de sair à procura do sofá, meça o cômodo que pretende colocá-lo e tenha essas informações consigo no momento da compra, o que ajudará a adquirir a peça perfeita;
  3. Possui crianças ou animais na casa? Então, leve em consideração esse fator ao comprar o sofá e escolha versões feitas com materiais mais resistentes a danos, por exemplo, o couro;Outra sugestão é escolher uma versão impermeabilizada ou com cor escura. O motivo é simples: a peça será mais resistente aos líquidos e será possível camuflar eventuais manchas;
  4. Invista em um sofá de qualidade, feito com materiais resistente a danos e que tenham boa durabilidade. Assim, a peça permanecerá em ótimo estado por um longo tempo, fazendo valer o investimento.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply