Modelos de telhados: dicas, modelos e inspiração

O telhado é um detalhe que muitos deixam passar batido durante a etapa de desenvolvimento do projeto de construção, escolhendo qualquer opção que pareça mais simples de ser executada.

É justamente aí que está o erro: o telhado faz a diferença na decoração externa do imóvel e o correto é escolher um que tenha a ver com o projeto construtivo, garantindo um resultado mais harmônico.

Curiosamente, existem diversos modelos de telhado, o que pode dificultar um pouco a escolha da melhor opção a ser adotada. Conheça, a seguir, os principais modelos e dicas para escolhê-los.

Principais modelos de telhado

Telhado aparente

Modelos de telhados: dicas, modelos e inspiração

É o tipo de telhado tradicional, bastante utilizado em casas térreas e sobrados no Brasil. O motivo de tamanha popularidade é simples: trata-se de um modelo mais simples e fácil de ser executado.

Entre suas principais vantagens está o fato de ter beiras largas, que protegem a casa contra incidência solar direta e chuva, além de possuir ótimo desempenho termoacústico.

O telhado aparente é bastante versátil e pode ser utilizado em construções residenciais e comerciais, combinando melhor com arquiteturas clássicas e atemporais.

Telhado embutido

Modelos de telhados: dicas, modelos e inspiração

É o modelo perfeito para construções contemporâneas. Nele, o telhado fica escondido, o que traz grandes benefícios estéticos e econômicos para o projeto e obra.

No que se refere ao quesito estético, o imóvel se torna mais moderno, valorizando o trabalho arquitetônico da construção, suas linhas e volumes. Já no tema obra, o telhado embutido permite utilizar estruturas mais baratas sem que haja prejuízo estético, afinal, ele ficará escondido.

Embora seja extremamente eficaz e bonito, o telhado embutido apresenta a desvantagem de deixar a fachada do imóvel exposta ao sol e chuva, portanto, pode ser que haja uma maior necessidade de manutenção e novas pinturas.

Telhado verde

Modelos de telhados: dicas, modelos e inspiração

Trata-se de um modelo de telhado ecologicamente correto e sustentável, com revestimento de plantas, oferecendo diversos benefícios para a construção e seus moradores.

Um dos principais é a valorização do imóvel, que se torna mais bonito e com decoração externa diferenciada. Além disso, esse tipo de telhado melhora a capacidade de isolamento acústico da construção e o conforto térmico dentro dela.

Na prática, isso significa que sons externos não são escutados com grande intensidade dentro do imóvel e que a temperatura nele é mais agradável, principalmente nos dias mais quentes.

Por ser um projeto bastante diferente e complexo, o telhado verde deve ser executado por um especialista, já que demanda uma estrutura diferenciada para evitar infiltrações e demais problemas construtivos.

Telhado de vidro

Modelos de telhados: dicas, modelos e inspiração

Há quem ache estranho utilizar vidro no telhado, mas, acredite: o resultado é incrível. Este modelo é ideal para construções modernas e sofisticadas, ajudando a diferenciar e valorizar o imóvel.

O telhado de vidro permite aproveitar melhor a iluminação solar, o que ajuda a reduzir os gastos com energia elétrica, além de possibilitar o acesso a uma vista bonita do céu.

Esse é um tipo versátil, que pode ser instalado em todo o telhado ou somente em um cômodo. Outra opção é mesclar o telhado tradicional com o de vidro.

Ao utilizar esse modelo, é essencial investir em telhas de vidro adequadas ao projeto, para assegurar a qualidade do telhado e minimizar o risco de quebras.

Telhado campestre

Modelos de telhados: dicas, modelos e inspiração

O telhado campestre chama a atenção por sua simplicidade e toque rústico, principalmente pelos materiais utilizados de forma predominante no projeto, a madeira e telhas de cerâmica.

Justamente por utilizar a madeira como um dos itens primordiais, esse modelo de telhado proporciona excelente isolamento acústico e conforto térmico, tornando o ambiente interno agradável em qualquer época do ano.

Interessado no telhado campestre? Então, saiba que seu preço costuma ser relativamente mais alto do que o modelo tradicional, porque é recomendado utilizar madeira de alta qualidade, tratada contra umidade e infestação por insetos, versão que costuma ter preço mais elevado.

Além disso, vale ressaltar que esse modelo combina mais com construções residenciais, especialmente as localizadas em áreas verdes, destacando as características de simplicidade e rústica.

Telhado salt

Modelos de telhados: dicas, modelos e inspiração

O telhado salt é o utilizado em imóveis norte-americanos, sendo composto por dois lados, mas um deles é mais alongado, criando uma assimetria bonita, original e moderna.

Esse modelo combina com sobrados, tipos de construção que são mais altos e possibilitam criar um projeto arquitetônico que evidencie ainda mais essa assimetria do telhado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply