4 móveis essenciais em uma cozinha pequena

A maioria dos imóveis contemporâneos tem o espaço reduzido e a cozinha é um dos cômodos que sofre bastante com essa redução. Com toda a evolução dos produtos prontos e com a inserção da mulher no mercado de trabalho, cozinhar ficou um pouco fora de moda por um tempo.

No entanto, a arte culinária voltou com força total agora, com a necessidade de comer de forma saudável e de ter um momento de relaxamento para reunir a família e os amigos após um dia cansativo. Por isso, a cozinha passou de coadjuvante a personagem principal na história de muitas famílias. Afinal, várias pessoas dizem que a cozinha é a alma da casa. É onde ela pulsa, cheia de vida. Afinal, é nela que são preparadas as refeições da família e por isso ela é recheada de sabores e aromas.

Desde os tempos da vovó as cozinhas eram um local de reunião, com a família conversando ao som de colheres e panelas. Os tempos mudaram, mas a essência continua a mesma.

Desse modo, nos dias de hoje, com espaços reduzidos e a necessidade de se ter cada vez mais praticidade, as cozinhas precisam ser muito bem planejadas, porém mesmo assim, uma cozinha pequena é possível organizar os móveis, a fim de otimizar o tempo e deixar tudo mais bonito.

Afinal, a harmonização da cozinha é muito importante para o bem-estar no dia a dia. A seguir, você terá dicas de móveis essenciais na composição de uma cozinha pequena. Isso inclui a escolha dos móveis que, mais do que decorar precisam facilitar o nosso dia a dia. Preste atenção a cada uma delas. Você vai ver que uma cozinha compacta não precisa deixar de ser acolhedora.

1. Tenha uma bancada

O primeiro móvel pode ser considerado o coração da cozinha. Uma boa bancada é extremamente importante para uma cozinha prática e com o visual que você sempre sonhou. Se você tiver oportunidade, a melhor forma de aproveitar todos os espaços disponíveis é investir em uma cozinha planejada.

No entanto, há no mercado opções em conta de bancadas; basta ter as medidas de cada canto de sua cozinha no momento de pesquisar. Uma ótima dica para aproveitar bem a bancada é instalar nela, a pia, o forno e fogão e em alguns casos uma máquina de lavar louça, deixando espaço para o preparo de alimentos e a organização de alguns artigos que precisam ficar a mão.

As bancadas em granito preto estão em alta na decoração por combinarem com diferentes composições e serem extremamente resistentes e fáceis de limpar. Com a bancada preta ou de outra cor neutra de sua preferência, você pode brincar com a decoração colocando adesivos que imitem pastilhas de cores e azulejos variados.

A inspiração fica por conta da sua criatividade, já que você pode investir em um estilo contemporâneo com patilhas de cores urbanas como diversos tons de cinza ou remeter ao estilo clássico com adesivos que lembrem azulejos de casas portuguesas antigas. Desse modo, você pode fazer sua cozinha ter uma nova identidade com pouco investimento.

Além da pluralidade visual, uma boa bancada pode ser um móvel multifuncional. Uma cozinha pequena não precisa necessariamente de uma mesa. E se você tiver a bancada calculada corretamente, pode aproveitar o espaço dela para conseguir fazer refeições.

2. O segredo das banquetas

Isso nos leva a nossa segunda dica de móvel para cozinha pequena: as banquetas. As banquetas são charmosas e hoje são encontradas em diferentes modelos para agregar estilo a todos os tipos de cozinha. Elas podem ser brancas, coloridas (sendo pontos de destaque na decoração) ou podem ser de materiais diferenciados como metalizados, acrílicos entre outros. Há uma variedade de opções para montar um cantinho delicioso para refeições.

Falando em variedade, chegamos à terceira dica que são os armários indispensáveis para uma cozinha organizada, independente do tamanho. Novamente, se sua cozinha pequena puder ser planejada, você conseguirá otimizar melhor o espaço, mas há inúmeras opções de armários no mercado que podem caber como uma luva em sua cozinha. Mais uma vez, lembre-se de ter anotadas as medidas da sua cozinha no momento da pesquisa.

3. Armário com porta de vidro

O armário com porta de vidro pode ser uma opção para quem tem muitos itens e utiliza sempre a cozinha. Desse modo, os artigos ficam a vista, protegidos e organizados dentro do armário. Além disso, materiais como vidro e acrílico são sempre bem-vindos em espaços reduzidos, pois agregam sensação de amplitude ao ambiente.

Para quem prefere um visual mais clássico, os armários de madeira clara são uma ótima solução, pois unem a aparência tradicional com o aconchego que toda cozinha merece.E os armários brancos são a escolha da maioria das pessoas que procuram decorar a cozinha para ter amplitude.

Se sua cozinha não tem espaço para tantos armários ou você gosta de ter tudo sempre à mão na hora de cozinhar, nossa quarta dica se encaixa no seu perfil. Investir em prateleiras e nichos pode ser a solução ideal se sua cozinha precisa de mais funcionalidade.

Com esses móveis, você pode dispor os artigos do modo que for mais prático. Vale pesquisar kits de prateleiras e nichos ou comprar separadamente e montar em sua cozinha do modo que lhe convir. Esse tipo de decoração é uma tendência que veio para ficar e a composição pode variar de clássica a contemporânea ou uma mistura dos dois estilos. As prateleiras clássicas de madeira podem dialogar com uma cor forte, compondo uma cozinha cheia de identidade.

4. Prateleiras criativas

Os nichos rústicos dão charme especial a um ambiente predominantemente branco. E as prateleiras brancas são ideais para quem adora investir em artigos mais coloridos que irão se destacar no ambiente da cozinha. Revestir os nichos brancos, com papel contact colorido é outro modo de mudar a decoração de tempos em tempos gastando muito pouco. Além de deixar os móveis mais modernos, você estará protegendo a parte interna de cada um deles.

Inclusive, as prateleiras são úteis e práticas, deixando tudo ao alcance da mão. Por isso, facilitam muito o seu dia a dia. Mas, além disso, elas dão um toque alegre à decoração, de acordo com os utensílios que se coloca nelas. Outra vantagem é que quando você tira as portas dos armários e deixa tudo aparente, cria a sensação de um espaço maior.

O tamanho e a quantidade de prateleiras vai depender do espaço que você dispõe. Prateleiras em madeira natural dão um ar rústico ao ambiente. Mas você pode também pintá-las de acordo com o tom predominante em sua cozinha. Cozinhas muito pequenas pedem muito o branco pois eles dão a ilusão de que o ambiente é maior.

Você pode aproveitar caixas que não estejam sendo utilizadas para compor nichos personalizados. Basta colorir a seu modo e instalar na parede da sua cozinha uma caixa ou um conjunto, dependendo do espaço. Outra dica para aproveitar ainda mais o espaço é investir em ganchos para pendurar xícaras e outros utilitários que são os mais utilizados no dia a dia. De acordo com a preferência, as prateleiras e nichos podem ser instalados desde a parte mais baixa até a parte mais alta de sua parede.

Faça você mesmo à decoração ideal da sua cozinha com esses 4 móveis importantíssimo para a composição desse cômodo. É possível promover um diálogo entre bancada, banquetas, armários, prateleiras e nichos para formar a cozinha perfeita para o seu uso. Além de funcional, a sua cozinha pode ser bela e harmoniosa, traduzindo seu estilo pessoal.

5 – Gavetões

Quer praticidade numa cozinha? Invista num gavetão. Esses móveis, que geralmente são embutidos nas pias ou bancadas, são muito úteis no dia a dia de quem tem uma cozinha pequena. Isso porque, enquanto gavetas médias acomodam talheres e utensílios pequenos, os gavetões possuem mais espaço para guardar objetos mais volumosos como panelas, tampas e aparelhos, servindo inclusive para esconder aquela “baguncinha” que não precisa estar à vista. Prefira gavetões com divisórias, pois são mais fáceis de limpar e organizar.

6 – Mesa dobrável ou retrátil

Não há dúvidas de que a mesa é um móvel essencial numa cozinha, pois pode ter várias funções. Não apenas para a família se sentar e fazer suas refeições, como também servir de bancada de apoio para acomodar alimentos, aparelhos eletrônicos e utensílios. Numa cozinha pequena, no entanto, nem sempre existe espaço disponível para esse móvel.

Por isso, uma boa ideia é instalar uma mesa dobrável que, quando fechada uma das abas, faz as vezes de um aparador. Outra opção é uma mesa retrátil ou extensível que pode ser aberta quando há necessidade de se acomodar mais pessoas,permanecendo fechada no dia a dia, para economizar espaço.

4 – Bancada

As bancadas podem ser um , um “must have” da sua cozinha. Não importa o tamanho, uma bancada é sempre bem-vinda numa cozinha, num espaço reduzido, ela é essencial. Esse móvel é muito importante como zona de apoio ou quando precisamos de uma área livre. Geralmente, uma bancada deve ter dimensões entre 85 cm e 93 cm de altura.

Também pode ser usada como mesa de refeições, acrescentando-se a ela algumas banquetas de altura regulável. Outra vantagem da bancada é que você pode instalar armários fechados na parte inferior (com base de alvenaria ou suspensos a 10 ou 15 cm do piso), o que é muito prático para quem tem pouco espaço.  Também chamado de passa prato esse dispositivo em sua cozinha dá sinal de amplitude e a deixa mais iluminada!

Truques que ajudam a deixar sua cozinha “maior”:

Confira aqui outras “cositas mas” que podem te ajudar a deixar sua cozinha com impressão de mais ampla tudo com simples truques visuais:

  • Use e abuse de espelhos. Você pode optar entre faixas nas paredes ou superfícies de móveis espelhadas
  • Armários vazados ou com portas de vidro, bem como prateleiras ou mesas em tampo de vidros translúcidos deixam o ambiente mais leve e amplo.
  • Revestimentos claros e de tons off-white criam o mesmo efeito de amplidão. Para contrapor ao tom clean da decoração, aposte em detalhes com pastilhas ou mosaicos de vidro.
  • Organização é tudo. Num espaço pequeno, é preciso que cada coisa tenha seu lugar. Por isso escolha bem o que é útil e descarte tudo o que for desnecessário.
  • Numa cozinha compacta, priorize os moveis embutidos, pois oferecem melhor aproveitamento do espaço.
  • O espaço de circulação mínimo de uma cozinha deve ser de 60 cm. Essa medida é importante para não comprometer a abertura da porta dos eletrodomésticos e armários.
  • Menos é mais. Optar por ter menos móveis, mas com utilidades diversas é que definem a funcionalidade de uma cozinha pequena.

Esperamos que tenha gostado e que algumas dessas ideias sirvam de inspiração para você planejar ou reformar sua cozinha.E lembre-se: a organização e otimização de espaço fazem toda a diferença entre uma cozinha que é só pequena e uma cozinha pequena bem planejada.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...