15 móveis para cozinhas pequenas: mais de 40 fotos para inspirar na decoração!

A maioria dos imóveis contemporâneos tem o espaço reduzido e a cozinha é um dos cômodos que sofre bastante com essa redução, principalmente para os cozinheiros de mão cheia.

Para não perder usabilidade e estilo no ano de 2022, algumas dicas de decoração associado aos móveis para cozinhas pequenas podem ser o suficiente.

Assim, você pode tornar desse cômodo como o local de reunião da família, e quem sabe, o seu cômodo preferido da casa.

Quando falamos de um apartamento pequeno, é preciso investir em uma decoração para otimizar espaço, seja junto com a sala de jantar, investindo em uma cozinha planejada no apartamento.

Além dos móveis planejados para deixar o ambiente de acordo com o que é melhor para você e seu gosto.

Veja aqui algumas dicas essenciais para conseguir deixar a sua cozinha compacta melhor do que imagina, além de usar melhor o espaço disponível dentro das necessidades dos moradores da casa.

Como montar uma cozinha em um espaço pequeno?

Os móveis para cozinhas pequenas geralmente já são planejados para lugares em que espaço é tudo o que mais falta. Sendo assim, será muito difícil incluir uma mesa redonda no meio do ambiente. Algumas adaptações são imprescindíveis.

Existem vários modelos de cozinha que você pode ver para se inspirar, seja em madeira, cores claras, cores escuras, abusada em cores ou em qualquer outro material que desejar, tudo para que os apartamentos pequenos também sejam sinônimo de uma sensação gostosa – independente do ambiente.

Aqui, você confere a lista completa de móveis para cozinha pequena e como harmonizá-los na decoração sem perder personalidade e nem gastar muito dinheiro!

Você também vai gostar de ler:

1. Bancada para cozinha pequena

As bancadas podem ser um “must have” da sua cozinha. Não importa o tamanho, uma bancada é sempre bem-vinda numa cozinha, num espaço reduzido, ela é essencial.

Esse móvel é muito importante como zona de apoio ou quando se precisa de uma área livre. Geralmente, uma bancada deve ter dimensões entre 85 cm e 93 cm de altura.

Também pode ser usada como mesa de refeições, acrescentando-se a ela algumas banquetas de altura regulável, o que fica muito charmoso e pode ser usado em várias das situações, desde café da manhã até para acompanhar quem faz uma refeição, por exemplo.

Outra vantagem da bancada é que você pode instalar armários fechados na parte inferior (com base de alvenaria ou suspensos a 10 ou 15 cm do piso), o que é muito prático para quem tem pouco espaço.

Também chamado de passa prato, esse dispositivo em sua cozinha dá sinal de amplitude e a deixa mais iluminada!

Isso sem falar que você pode investir na prateleira, seja para se livrar dos móveis de eletrodomésticos, além de incluir uma pequena mesa.

Banquetas na cozinha ajudam, principalmente se é pequena e planejada, dando um formato mais adaptável neste projeto pessoal. Tudo o que importa é a criatividade de quem está querendo reformar o ambiente e não sabe como.

bancada para cozinha pequena

As bancadas em granito preto estão em alta na decoração por combinarem com diferentes composições e serem extremamente resistentes e fáceis de limpar.

Com a bancada preta ou de outra cor neutra de sua preferência, você pode brincar com a decoração colocando adesivos que imitem pastilhas de cores e azulejos variados.

Isso sem contar que em alguns casos, vale muito a pena investir em um papel de parede nesta cozinha menor, basta que saiba decorar de acordo com o modelo ideal desejado no seu projeto de cozinha.

bancada cozinha pequena

A inspiração fica por conta da sua criatividade, já que você pode investir em um estilo contemporâneo com pastilhas de cores urbanas como diversos tons de cinza ou remeter ao estilo clássico com adesivos que lembrem azulejos de casas portuguesas antigas.

Desse modo, você pode fazer sua cozinha ter uma nova identidade com pouco investimento. O que importa é pensar com mais clareza no que você deseja em sua cozinha.

Além da pluralidade visual, uma boa bancada pode ser é um móvel multifuncional. Uma cozinha pequena não precisa necessariamente de uma mesa.

E se você tiver a bancada calculada corretamente, pode aproveitar o espaço dela para conseguir fazer refeições. Do jeito que uma cozinha americana planejada costuma ser feita, pequena e estilo único.

Esse tipo de móvel multifuncional ainda vale muito a pena para quem tem a área de serviço integrada com a cozinha.

Afinal, vai fazer com que tudo fique em um ambiente só. Se isso te causar algum problema, separe com uma porta de vidro, de preferência, de correr.

Invista em itens que podem dar a impressão de “aumentar” o ambiente, principalmente quando o assunto são cozinhas americanas com detalhes em exclusivo.

Bancada em cozinha integrada

O conceito de cozinha integrada – também conhecida por cozinha americana – é algo excelente para quem sofre com falta de espaço, além de ser um modelo que possui muitas adaptações e móveis específicos para quem quer renovar o espaço.

Afinal, o passa prato já resolve o problema de ter um canto para poder comer com conforto e ainda dá uma impressão de espaço mais ampla, algo muito adotado por quem quer deixar o espaço mais bonito do que ele é.

bancada pequena cozinha integrada

Contudo, algumas dicas são extremamente necessárias para não deixar estes ambientes dissonantes, tal como manter a mesma cor do solo e o mesmo estilo de decoração na sala e na cozinha.

Uma ótima dica para aproveitar bem a bancada é instalar nela, a pia, o forno e fogão e em alguns casos uma máquina de lavar louça, deixando espaço para o preparo de alimentos e a organização de alguns artigos que precisam ficar a mão.

2. Banquetas

As banquetas são charmosas e hoje são encontradas em diferentes modelos para agregar estilo a todos os tipos de cozinha, das quais podem ser inseridas em diferentes comodidades.

Elas podem ser brancas, coloridas (sendo pontos de destaque na decoração) ou podem ser de materiais diferenciados como metalizados, acrílicos entre outros.

A ideia de ter banquetas na casa pode não ser muito adequado para quem precisa de espaço, mas ao mesmo tempo, dá mais usabilidade para o ambiente.

O segredo para que não interfira na harmonização do ambiente é deixá-las devidamente iluminadas e todas devem ser da mesma cor!

Outra vantagem das banquetas é que elas podem ser utilizadas na sala de estar no caso de cozinhas integradas, tornando-se assim, um móvel multifuncional!

Em cozinhas pequenas podem ser colocadas em madeira, plástico ou qualquer outro material que queira, principalmente para sua cozinha americana.

3. Armário com porta de vidro

O armário com porta de vidro pode ser uma opção para quem tem muitos itens e utiliza sempre a cozinha. Desse modo, os artigos ficam a vista, protegidos e organizados dentro do armário.

Além disso, materiais como vidro e acrílico são sempre bem-vindos em espaços reduzidos, pois agregam sensação de amplitude ao ambiente.

Isso por ser usado tanto em um apartamento pequeno, seja para preencher os espaços, decorar uma sala em questão e até mesmo em uma cozinha pequena. O material fica muito bem combinado com tantos outros modelos de bancadas e móveis.

Para quem prefere um visual mais clássico, os armários de madeira clara são uma ótima solução, pois unem a aparência tradicional com o aconchego que toda cozinha merece.

Os armários brancos são a escolha da maioria das pessoas que procuram decorar a cozinha para ter amplitude. A cozinha pequena em questão, basta de sua criatividade para decorar a sua do seu gosto, é uma boa maneira de decorar cozinha sem gastar muito.

Os desorganizados, no entanto, ao fazer essa escolha deverão prestar o dobro de atenção em como deixam os armários por dentro. Afinal, a bagunça será BEM mais difícil de esconder em cozinhas pequenas decoradas…

Por isso, lembre-se de qual é o seu estilo de vida, se você é uma pessoa que possui mais foco em ser organizada, se gosta de ter mais clareza nos ambientes ou quais são seus desejos para sua cozinha.

4. Prateleiras criativas

As prateleiras brancas são ideais para quem adora investir em artigos mais coloridos que irão se destacar no ambiente da cozinha.

Revestir os nichos brancos, com papel contact colorido é outro modo de mudar a decoração de tempos em tempos gastando muito pouco. Além de deixar os móveis mais modernos, você estará protegendo a parte interna de cada um deles.

Inclusive, as prateleiras são úteis e práticas, deixando tudo ao alcance da mão, mesmo pra quem sofre com a pouca quantidade de gavetas e armários. É justamente nas prateleiras que devem ficar os objetos decorativos, esses não precisam de tons claros.

O seu assunto é economia? Então uma boa ideia é aproveitar caixas de frutas que não estejam sendo utilizadas para compor nichos personalizados. Basta colorir a seu modo e instalar na parede da sua cozinha uma caixa ou um conjunto, dependendo do espaço.

Essa modalidade é uma das que tem mais crescido quando o assunto se trata de design de interiores e arquitetura de interiores. Veja como fica bonito numa foto mais ampla de uma cozinha pequena:

5. Gavetões

Já parou para pensar quando do armário não fica inutilizado com as travas e dobraduras? Se você reduzi-los aos gavetões conseguirá um espaço muito maior para guardar artigos grandes como sanduicheiras, pratos diferenciados e aquela louça que você só usa em ocasiões especiais.

Outra vantagem, é que esse tipo de armário para cozinha pequena é mais fácil de limpar e organizar, dando mais praticidade para quem gosta de colocar a mão na massa.

Além disso, é sempre uma dica interessante de fazer uma bela limpeza no ambiente e assim, deixá-lo cada vez mais compacto e com as melhores impressões possíveis.

6. Mesa para cozinha pequena

Não há dúvidas de que a mesa para cozinha pequena é um móvel difícil de se encontrar. A verdade é que quem tem um ambiente pequeno não deve nem tentar colocar mesas com cadeira, pois perderá um espaço significativo do ambiente.

Sendo assim, a melhor opção para esses casos são as mesas dobráveis em duas abas.

Nas lojas de móveis há uma série de possibilidades. Em cozinhas planejadas, por exemplo, as mesas dobráveis costumam sair de dentro dos armários. Outras, de material mais leve, podem ser retiradas de dentro de gavetas e armários quando o uso for necessário.

As mesas redondas podem ser inclusas nesses ambientes, desde que cortadas pela metade. Assim, economiza espaço, e ainda fica com uma arquitetura de interiores muito bonito.

6. Pia e fogão embutidos

A pia e fogão são os móveis de cozinha mais importantes, e por isso, os mais complicados de serem substituídos. Por isso, a melhor forma de incluí-los em ambientes pequenos é de forma embutida nas bancadas, deixando a pia perto do fogão.

Dependendo de como é articulação do ambiente ainda é possível criar ilhas, deixando um pedaço de bancada para cozinhar, a pia e o fogão no mesmo lugar.

pia e fogão embutido

7. Fogão espelhado

Quem não consegue viver sem fogão deve saber que os móveis para cozinha pequena ficam muito bem espelhados, afinal, os espelhos são verdadeiros coringas na decoração e ainda servem como uma velha tática para ampliar o ambiente, deixando-os, também, mais modernos.

8. Armário para cozinha pequena

O armário para cozinha pequena planejadas deve ser, preferencialmente, na vertical, pois ocupam menos espaço.

Na hora de organizar os armários mais altos podem ser utilizados para guardar coisas que se usam com menos recorrência e os mais baixos para artigos de despesa e utensílios do dia a dia.

É claro que os armários de cozinha pequena na vertical funcionam somente para os ambientes altos. Caso contrário, em ambientes compridos, não há muito o que fazer… o negócio é focar nos armários na horizontal para acompanhar o restante do ambiente.

9. Iluminação

Os móveis para cozinha pequena devem ser destacados com uma boa iluminação. Afinal, ambientes com falta de espaço requerem ainda mais luzes, para garantir que os cantos não fiquem obscuros, dando um tom de amplitude.

Uma opção para quem tem bancadas é colocar luminárias criativas sobre a mesa, elas cumprem bem o papel das quais foram selecionadas, além de serem opções interessantes para espaços compactos.

Outro ponto chave para colocar iluminação é na parte da bancada destinada para cozinhar. Afinal, você não vai querer sofrer para ler uma receita no escuro, não é mesmo?

Quem dispõem de bastante prateleiras e ganchos ainda pode colocar lâmpadas de led menores aqui e ali para destacar os objetos e a decoração do ambiente, o que dá um toque diferenciado de graça no local e de muito capricho.

10. Exaustor

Se em toda cozinha o exaustor é um grande amigo, nas cozinhas pequenas são ainda mais importantes. Na hora de escolher, prefira as versões em inox, pois são mais discretos e fáceis de limpar (e não amarelam!).

No caso de cozinhas pequenas planejadas os móveis já devem ter um espaço propriamente destinado para colocá-lo. Caso contrário, é preciso no momento de planejamento do ambiente, manter um espaço para incluí-lo.

11. Escorredor de louça dobrável ou pendurável

Quem já tem uma bancada pequena para cozinhar deve odiar a ideia de gastar um monte de espaço com escorredor de louça.

A boa notícia é que isso tem solução: basta aproveitar as ofertas de escorredores dobráveis ou penduráveis. Assim, você economiza mais uma parte da bancada para colocar ingredientes e fazer todo tipo de receita.

Esse escorredor de louça dobrável economiza muito espaço quanto não está sendo utilizado. Já imaginou ter mais espaço ainda até mesmo em sua pia? Tudo isso é possível.

Esse modelo de armário de cozinha pequena já dispõem de ganchos justamente para essa função. Essa alternativa de cozinha planejada mostra as vantagens de investir nesse tipo de móvel:

Nesse modelo mais simples o escorredor fica pendurado acima da pia e economiza muito espaço da bancada, fazendo com que caiba ainda mais louça.

12. Azulejos ou pastilhas

Os azulejos e pastilhas são os artigos de decoração de cozinha pequena que mais ajudam na construção de personalidade e estilo do ambiente. Ou seja, isso quer dizer que seus gostos pessoais devem ser escutados.

Mais uma vez, as tonalidades claras são preferíveis. Contudo, o colorido não é indispensável – desde que usado com consciência. Aliás, essas versões combinam muito bem com móveis de madeira.

13. Fruteiras penduradas

Lugar para guardar frutas é algo que pode faltar na cozinha. E – acredite- nem todas elas devem ser guardadas na geladeira. Por isso, você pode aproveitar algum espaço na parede disponível para pendurar uma estante, desde que fique bem à mão.

Abaixo segue mais modelos de como pendurar as fruteiras:

14. Micro-ondas espelhado

Mais um móvel de cozinha que podem ser colocado com espelhos é o micro-ondas. Como esse costuma ficar mais acima ajuda a ampliar o ambiente e também a clareá-lo, tornando-se menos chamativo.

Perceba que na decoração abaixo ainda há uma porta para área de serviço, de forma muito discreta:

O micro ondas já faz parte do dia a dia das pessoas, principalmente para quem quer realizar refeições mais rápidas e otimizar o tempo, por isso, vale a pena investir em um modelo do qual seja condizente com a decoração da cozinha.

15. Cooktop e forno elétrico

Para quem não costuma cozinhar muito utilizando o forno, pode ser uma boa ideia trocar o modelo embutido por um fogão elétrico para pequenas receitas e mantendo somente um cooktop.

Assim, o espaço torna-se ainda mais otimizado, principalmente, porque grande parte dos fornos elétricos portáteis podem ser guardados dentro do armário.

No exemplo de cozinha decorada abaixo, o cooktop na bancada mostra a importância dos móveis multifuncionais. Afinal, a bancada serve não somente para o fogão, como também como um lugar para fazer a refeição.

No modelo abaixo mais uma opção de cooktop na bancada que economiza espaço:

O que fazer quando a cozinha é pequena?

Confira aqui outras “cositas mas” que podem te ajudar a deixar sua cozinha com impressão de mais ampla tudo com simples truques visuais:

  • Use e abuse de espelhos. Você pode optar entre faixas nas paredes ou superfícies de móveis espelhadas;
  • Armários vazados ou com portas de vidro, bem como prateleiras ou mesas em tampo de vidros translúcidos deixam o ambiente mais leve e amplo;
  • Revestimentos claros e de tons off-white criam o mesmo efeito de amplidão. Para contrapor ao tom clean da decoração, aposte em detalhes com pastilhas ou mosaicos de vidro;
  • Organização é tudo. Num espaço pequeno, é preciso que cada coisa tenha seu lugar. Por isso escolha bem o que é útil e descarte tudo o que for desnecessário;
  • Numa cozinha compacta, priorize os moveis embutidos, assim, oferecem melhor aproveitamento do espaço;
  • O espaço de circulação mínimo de uma cozinha deve ser de 60 cm. Essa medida é importante para não comprometer a abertura da porta dos eletrodomésticos e armários;
  • Menos é mais. Optar por ter menos móveis, mas com utilidades diversas é que definem a funcionalidade de uma cozinha pequena.

Como fazer uma cozinha planejada simples?

Dentro das dicas acima, você ainda pode aproveitar bem o espaço de sua cozinha pequena através de atitudes simples, como:

  • Faça divisórias dentro dos próprios armários e gavetas,
  • Evite uso de banquinhos e mesinhas,
  • Use potes padronizados para organizar seus itens,
  • Use o espaço em cima dos armários,
  • Faça uso de caixas e cestas organizadoras nas bancadas,
  • Pendure os utensílios.

Simples ações como esta podem ser interessantes para que você use e abuse cada vez mais desse ambiente, do qual costuma ser o mais querido não somente pelos moradores da casa, mas, principalmente pelas visitas.

Quanto custa uma cozinha planejada pequena simples?

O valor de uma cozinha planejada pode alterar de acordo com várias questões, principalmente os materiais que são usados, os acabamentos e demais detalhes.

Porém, o seu preço pode ser desde R$5 mil, R$15 mil até mesmo R$90 mil ou mais. Por isso, é interessante avaliar com mais bastante cuidado como ela será feita e desenvolvida.

Tudo isso depende de quais são os valores que a pessoa tem para orçar e quais são as quantias disponíveis para investir no ambiente, por isso, avalie muito bem antes de se comprometer com uma grande reforma.

Quanto custa o metro da cozinha planejada?

O valor de uma cozinha planejada muda de acordo com os materiais que são selecionados, conforme já citado anteriormente.

Porém, o preço médio do metro quadrado de uma cozinha planejada é de R$980, mudando de acordo com o tamanho, os recursos usados, os acabamentos e móveis selecionados.

Esperamos que tenha gostado e que algumas dessas ideias sirvam de inspiração para você planejar ou reformar sua cozinha. Não esqueça de deixar nos comentários quais são as técnicas que você usa para ganhar mais espaço em uma cozinha mais compacta.

E lembre-se: a organização e otimização de espaço fazem toda a diferença entre uma cozinha que é só pequena e uma cozinha pequena bem planejada.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.