Móveis para Home Office – A ergonomia em primeiro lugar

Muita gente pensa que trabalhar em casa, no conforto do lar, em estilo home office, é trabalhar o dia inteiro com o computador sobre as pernas, deitado (quase) confortavelmente na cama. Claro que quem pensa dessa forma faz parte do time dos desavisados, porque ter escritório em casa exige ainda mais responsabilidade e organização, justamente para não ter de fazer a cama, que é um lugar inapropriado, de local de trabalho.

É preciso ter em casa um lugar especificamente dedicado a se montar um escritório para que seja possível trabalhar com o mínimo de ergonomia, que é um conjunto de boas práticas para deixar a saúde da coluna, e consequentemente do corpo, sempre em dia. Ou seja: quem realmente quiser ter um escritório em casa deve investir muito em uma boa cadeira, mesa e armário para escritório, em modelos que sejam práticos e bem bolados, para que o conforto de se trabalhar no lar não vire um enorme problema para a saúde.

E a saúde é um dos primeiros fatores a serem levados em consideração quando a opção é trabalhar em casa, algo muito comum para alguns profissionais, principalmente aqueles que não necessitam, obrigatoriamente, do ambiente de trabalho para exercer suas funções. As dificuldades do deslocamento para o trabalho, a alimentação e o estresse são alguns dos motivos que levam as pessoas a optarem pelo home office, fazendo disso, um atividade muito mais saudável.

Ergonomia - Home Office
Ergonomia – Home Office

E a empreitada de montar um home office só vai dar certo se o empreendedor tiver a possibilidade de receber consultoria de alguém que entenda do assunto para apontar quais são os melhores produtos do mercado para manter a ergonomia em dia. O que será colocado nesse escritório, traduzido em todo e qualquer material, deve ser medido de acordo com a altura e o corpo da pessoa, para que não hajam problemas de dores nas costas ou mal jeito na coluna, por exemplo. Nesse caso, uma das melhores opções, em conjunto com um consultor especializado, é o investimento em móveis sob medida, pois muitas vezes, só eles darão a oportunidade de adequação às necessidades de um dia-a-dia de trabalho mais saudável.

Além disso, é indicado que os empreendedores que montam seu home office tenham, também, um cantinho do ócio para descansos momentâneos, o que pode ajudar a evitar – ou deixar para mais tarde – as famosas lesões por esforço repetitivo, típicas de quem trabalha muito tempo sentado, principalmente digitando no computador. Esse tipo de preocupação também faz parte dos ideais de uma ergonomia perfeita e devem ser seriamente levado em consideração na hora de montar um escritório em casa. Porém, todo cuidado é pouco para que esse ambiente não tire o foco do trabalho. É muito importante a organização do tempo para que essa folguinha durante o expediente dure, apenas, o essencial.

Investir na saúde e no bem estar durante as horas do trabalho é algo que deve ser levado a sério, mesmo porque, convenhamos: nesse modelo de trabalho não há atestado médico que possa nos salvar de um dia intenso de trabalho – nem mesmo quando a causa é justa, como em dias que a nossa coluna está irremediavelmente nos incomodando.

Deixe seu comentário