Móveis para sala de estar em 2022 – tendências

Montar uma sala completa e com decoração incrível nem sempre é tarefa fácil. Mas, dá para descomplicá-la investindo em tendências para o ano.

As tendências funcionam como guia, simplificando a escolha de móveis. Aqui, você confere quais são as principais tendências em móveis para sala de estar em 2022.

Veja nossa lista, escolha suas tendências favoritas e aproveite para adotá-las na decoração de sua sala de estar!

tendencias de moveis para sala de estar

Natural

A tendência do natural é uma das principais em móveis para a sala de estar em 2022. Ela tem como foco o uso de móveis fabricados com materiais naturais, como a madeira.

Outra forma de investir nessa tendência é trabalhando com uma cartela de cores que remetem ao natural, como tons terrosos, bege e verde.

Madeira

A madeira também é uma forte tendência para decoração de sala de estar 2022. Para apostar nela é simples, basta escolher móveis feitos com esse material.

Procure selecionar móveis que tenham o mesmo tom de madeira, o que ajudará a ter uma unidade visual e muito mais harmonia na decoração, garantindo um resultado encantador.

Quer apostar numa forma um pouco mais avançada dessa tendência? Então, considere utilizar revestimentos de madeira em pisos e paredes, combinando-os com os móveis.

Móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são aqueles que exercem mais de uma função. É o caso do sofá cama, bem como do puff que também é um baú.

Esse tipo de móvel é perfeito para montar salas de estar completas, compactas e funcionais, garantindo tudo o que o ambiente precisa. Também é ideal para salas pequenas, possibilitando ter móveis essenciais no espaço.

Sofás confortáveis

Uma das principais tendências em decoração para a sala de estar é o conforto, que é expresso em sofás macios, que passam sensação de aconchego.

Antes de comprar o seu, tente fazer um teste do móvel pessoalmente na loja para saber se realmente é confortável e vale a pena o investimento.

Caso opte por comprar sofá pela internet, há algumas dicas para aumentar as chances de conseguir um modelo confortável! Uma delas é se atentar ao material do assento e encosto.

No assento, recomenda-se utilizar molas, percintas e espuma, o que ajudará a ter mais conforto, sem deixar de lado a durabilidade e resistência a deformações.

Tenha em mente que quanto maior a densidade da espuma do assento, mais dura ela será. O ideal é escolher uma densidade entre D28 e D33. Para o encosto, a espuma pode ter densidade menor, porque essa parte do móvel suporta uma quantidade menor de peso.

Metais

Os detalhes em metais são outras fortes tendências em decoração de sala de estar em 2022. Eles podem aparecer em puxadores ou nos acabamentos do móvel, por exemplo.

Mas, se preferir também dá para investir em móveis de metal, como armários, estantes, mesas e aparadores. Só tome o cuidado de escolher peças resistentes a oxidações, para evitar que os móveis enferrujem com o passar do tempo.

Móveis rústicos

Os móveis rústicos estão alinhados com a tendência do natural, surgindo como uma alternativa para quem gosta de uma decoração que passe maior sensação de aconchego e conforto.

Tais móveis são fabricados com madeira, principalmente. É comum que tenham um acabamento mais rústico e artesanal, garantindo um toque de exclusividade para a decoração da sala de estar.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente se intensificou nos últimos anos e chegou até a decoração de casas, inclusive na da sala de estar.

Mas, como funciona essa tendência da sustentabilidade? Ela aparece em vários detalhes da decoração. No que se refere aos móveis, especificamente, tem a ver com uso de materiais que causam o menor impacto possível no meio ambiente, seja na fabricação ou no descarte.

Por exemplo, dá-se preferência para móveis que utilizam madeira de demolição ou de reflorestamento. Também se tem o costume de reutilizar móveis, evitando seu descarte.

No caso da reutilização, basta transferir móveis que estão sem uso para a sala. Se estiverem um pouco danificados, dá para restaurá-los com pinturas, por exemplo.

Outra opção é comprar móveis usados ou utilizar alguma relíquia da família. Em ambos os casos, consegue-se um resultado especial na decoração, personalizando-a. É uma forma de fugir do óbvio e tornar a sala de estar criativa e original.

Deixe seu comentário