Preste atenção nessas dicas para escolher e usar móveis rústicos na decoração

Confira, aqui, dicas para escolher e usar móveis rústicos na decoração e conquiste um resultado incrível em seu lar!

Os móveis rústicos são aliados na decoração, ajudando a montar um ambiente aconchegante e confortável sem deixar a funcionalidade de lado.

Aqui você confere como usar essas peças na decoração de seu lar, com dicas preciosas para lhe ajudar a conquistar um resultado incrível sem ter muito trabalho. Acompanhe!

O que são móveis rústicos?

Preste atenção nessas dicas para escolher e usar móveis rústicos na decoração

A princípio, é importante saber o que são móveis rústicos, especificamente. Trata-se de um móvel confeccionado em madeira e sem acabamento perfeito. O foco é a valorização de características naturais do material.

Mas se engana quem pensa que o móvel rústico é grosseiro ou mal-acabado. Na realidade, eles são mais robustos e ajudam a criar um clima de acolhimento e aconchego. Por isso, são investimentos ideais para quem deseja montar uma decoração que passe a sensação gostosa de conforto.

móveis rústicossala de estar com decoração rústica na decoração

Os móveis rústicos normalmente são confeccionados com madeira maciça e estão disponíveis em ampla variedade de tons, desde os mais escuros até os mais claros.

Eles têm um charme que remonta à época antiga e decorações clássicas, mas existem alternativas superatuais e modernas com mescla de metal. Como são confeccionados com materiais duráveis, valem muito a pena o investimento!

Dicas para escolher e usar móveis rústicos na decoração

Quer usar essas peças na decoração, mas não sabe como? Então, confira nossas dicas e monte uma decoração encantadora com móveis rústicos, deixando o ambiente superconfortável e prático:

Dê preferência para os móveis de madeira maciça

Os melhores móveis rústicos são os confeccionados com madeira maciça. Este material é mais resistente a danos e representa uma das principais características do estilo decorativo rústico, a valorização do natural.

móveis rústicos de madeira maciça

Os móveis de madeira maciça duram mais tempo do que os confeccionados em MDF e MDP (versões mais baratas), por isso valem muito mais a pena a aquisição.

Há uma grande variedade de móveis rústicos de madeira maciça, como mesas, cadeiras, sofás, bancos, buffets, estantes, entre outros. Essas peças estão disponíveis em tons claros e escuros, possibilitando variar na decoração.

Saia do óbvio usando móveis de madeira e metal

Móveis rústicos confeccionados somente com madeira tendem a ser mais clássicos. Já os confeccionados com madeira e metal dão um ar moderno para a decoração, ajudando a atualizá-la rapidamente.

Quer apostar nessa ideia? Então, compre móveis com detalhes em metal, como pés, suportes e demais partes estruturais. O resultado é uma decoração encantadora e que foge do clássico, sem deixar o rústico de lado.

móveis rústicos na decoração

Coloque o móvel rústico como destaque na decoração

Possui um móvel rústico incrível, como um buffet, aparador, estante ou sofá? Uma dica para valorizá-lo ainda mais é deixá-lo como destaque na decoração. Para isso, basta manter o móvel em um local que todo mundo vê assim que entra no cômodo.

Outra forma é posicionar luzes sobre o móvel para dar destaque a ele ou colocá-lo em um canto estratégico, fazendo com que chame mais a atenção do que outras peças.

mesa de centro rústica

Cuidado com a tonalidade da madeira

Ao escolher e usar móveis rústicos, é importante ter um cuidado especial com a tonalidade da madeira. Tons claros ajudam a iluminar o ambiente, portanto, são dicas perfeitas principalmente para cômodos pequenos, contribuindo para que se tenha uma sensação de amplitude.

Já as madeiras escuras reforçam o clima de conforto e acolhimento, mas podem escurecer ainda mais o ambiente. A dica é escolher a tonalidade que faça sentido para o restante da decoração, garantindo um visual harmônico.

Combine o móvel com o restante da decoração

Uma das formas de acertar na decoração com móveis rústicos é combiná-los com o restante do ambiente. É possível trabalhar com cores semelhantes ou mesma tonalidade.

quarto rústico

Por exemplo, se escolher um móvel com tons claros, experimente usar cortinas e tapetes em tons de bege! Assim, o resultado será mais iluminado, sem deixar o conforto e aconchego de lado.

Também dá para trabalhar com contrastes! Suponha que escolha um móvel rústico de madeira escura como destaque da decoração. Neste caso, mantenha o restante do cômodo em tons claros, o que evidenciará ainda mais o móvel.

Atente-se às cores da decoração

sala com móveis rústicos

Móveis rústicos combinam com decoração em cores neutras e com tons semelhantes aos terrosos (bege, marrom, laranja, entre outros mais quentes).

Portanto, procure usar essas cores para garantir um resultado encantador na decoração.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário